Tutorial: Como redirecionar um blog do WordPress.com

Hoje entrou no ar o blog O Gestor, do amigo Luis Marcos Leite. Esse blog foi desenvolvido pela minha empresa, a GF Soluções, e me trouxe um desafio novo, pelo qual ainda não tinha passado na prática, mas tinha o conhecimento teórico para executar. O Gestor já existia, na plataforma WordPress.com e surgiu a necessidade de redirecionar os visitantes e a indexação dos artigos nos mecanismos de busca para o novo blog, que está na plataforma WordPress.org.

Nesse artigo vou mostrar como fiz o procedimento, para que se você tiver uma necessidade parecida, possa fazer também com toda tranquilidade necessária numa migração de conteúdo entre blogs. Antes apresento a vocês o novo O Gestor. O Luis Marcos Leite fez um artigo de apresentação e o convido a ler e, para os que ainda não conhecem, conhecer essa pessoa maravilhosa e competente que é o Luis http://ogestor.eti.br/o-gestor-top-100-melhores-blogs-de-tecnologia-do-brasil/.

 

Siga os passos abaixo para redirecionar seu blog do WordPress.com para qualquer url que quiser:

1- Acesse a área administrativa do wordpress.com

2- Clique no menu vertical Melhorias e depois em Melhorias, como na imagem abaixo.

 

3- Na página que se abriu clique em Buy Now na opção Site Redirect, como na imagem abaixo. Como pode ver, você terá que pagar o valor de 12 dólares anuais para manter esse redirecionamento, que garante todo o trabalho de SEO que já tenho feito em seu blog, como também os links que já recebe de outros blogs.

Tutorial: Como redirecionar um blog do WordPress.com

 

4- Na próxima tela coloque a url para onde deseja que os visitantes do wordpress.com sejam redirecionados (não coloque o http://, pois será preenchido automaticamente) e clique em Redirect to this URL.

 

5- Na próxima tela, se tudo estiver correto, clique em Yes, redirect it! se quiser acertar a URL clique em No, return to previous screen e acerte a URL.

 

6- Agora irá abrir a tela abaixo, informando o serviço que está adquirindo e solicitando a forma de pagamento. Escolha a que melhor se adequa a sua situação e efetue o pagamento.

 

7- Escolhi efetuar o pagamento via Paypal, então selecionei essa opção e fui redirecionado para o site do Paypal. Lá efetuei o pagamento e fui redirecionado para o wordpress.com novamente e recebi a tela abaixo. Clique em Sim – Completar minha compra via PayPal.

 

8- Pronto, seu blog no WordPress.com já estará sendo redirecionado, é automático, no mesmo instante, pelo menos foi pagando com o PayPal.

Seguindo esses passos você conseguirá redirecionar seu blog antigo para o novo, tranquilamente. Esse é um serviço novo, que o WordPress.com anunciou há poucos meses e do qual já havia falado supercialmente no artigo Como redirecionar um blog do WordPress.com para o WordPress.org.

E você, o que achou dessa funcionalidade do WordPress.com? Já conhecia? Seria interessante que o Blogspot tivesse algo parecido não é mesmo? Até a próxima!

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    11 Comentários

    1. olá Gustavo,

      Esse procedimento também caberia se fosse uma migração de WordPress.org para WordPress.com? Digo isso porque tenho um blog no WP.org, mas tenho interesse em migrar para o Blogger. Então pensei em fazer uma migração para WordPress.com primeiro, fazer a configuração de DNS do domínio atual devido algumas recomendações que encontrei em pesquisas e posteriormente migrar para o Blogger redirecionando para um novo domínio. Esse procedimento caberia neste caso ou é preciso um procedimento mais especial devido a mudança de domínio?

      Desde já agradeço, no aguardo.
      Rafaela

      • Rafaela,
        eu te aconselho a mudar diretamente para o Blogger, principalmente se for continuar com o mesmo domínio. Mas será inevitável você perder posições nos mecanismos de pesquisa, já que a estrutura de artigos do blogger é muito diferente do WordPress. Você terá que criar uma boa página de erro 404 e explicar muito para os novos visitantes por que estão encontrando aquela página de erro e como encontrar o que realmente estão procurando.
        Abraço.

    2. Olá Gustavo!

      Mas antes de redirecionar é necessário exportar e instalar o blog (banco de dados, imagens,etc) para o novo servidor próprio, correto?

      Abraços

    3. Marcos

      Olá Gustavo!
      Com esse procedimento tenho domínio próprio e hospedagem própria no WordPress.org?
      Posso inserir anúncios no blog depois desta mudança?
      Um abraço!

    4. Poxa… Eles cobram 12 Dollars para fazer um redirect?
      Quer dizer, não cobram nada para alojar o blog, mas se sair e quiser um redirect (que é apenas uma linha num ficheiro de congiguração) tem de pagar?

    5. Luis Marcos Leite

      Gustavo,

      Estou muito feliz pois estou realizando o sonho de finalmente profissionalizar o blog O Gestor. Quero agradecê-lo pelas palavras e incentivar a todos que querem profissionalizar seus blogs que, assim como eu, busquem a competente consultoria do Gustavo. Conto com a visita, participação e divulgação do meu blog por parte de todos vocês, amigos do Gustavo e leitores do GF Soluções. Abs.

      • Luis,
        que bom que participei da realização desse sonho, e espero que ele se realize, no que depender de mim vamos trabalhar muito juntos para realizá-lo.
        obrigado pela indicação,
        abraço.

    Deixe uma resposta