Utilize o portfo.li para organizar o grande fluxo de informação ao qual tem acesso diariamente

Hoje escrevo para 6 blogs, presto consultoria para vários blogueiros (tanto em ganhar dinheiro com blogs como na construção e desenvolvimento de sites e blogs) e procuro sempre ficar por dentro das novidades em aplicativos web 2.0, redes sociais e tudo que envolve a blogosfera. Acompanhar todas as novidades que eu gostaria é uma tarefa humanamente impossível.

Para tentar ficar por dentro da maioria das informações que surgem diariamente sobre os nichos que escrevo uma das estratégias que utilizava é assinar os feeds por e-mail de vários blogs e sites pela internet. Mas isso não ajuda muito, já que é muita informação “espalhada” pela minha caixa de e-mail, que já é movimentada que chega. Então fui atrás de outro solução. Pensei em utilizar um agregador de feeds, como o Google Reader, mas já o havia utilizado tempos atrás e não solucionou meu problema.

Recentemente falei aqui sobre o portfo.li no artigo O que é e como criar um portfo.li e divulgar os feeds de seu blog. Como falei naquele artigo estava procurando entender o funcionamento da aplicação e qual a melhor forma de utilizá-la. O grande diferencial dos aplicativos da web 2.0 é justamente esse, encontrar a melhor utilidade do aplicativo para sua utilização pessoal. Foi assim com o Twitter e com tantas outras aplicações que surgem todos os dias.

portfo.li, feeds, web 2.0

Depois de alguns dias utilizando o portfo.li acredito que encontrei a utilização ideal para mim e vou compartilhar com vocês. Hoje utilizo o aplicativo para organizar meus feeds por assunto (ou nicho se preferir). Um exemplo, criei o meu perfil http://portfo.li/gustavofreitas e cadastrei os feeds de todos os meus blogs (ou quase todos) e depois descobri que era possível criar outros portfólios dentro desse. Ai comecei a criar os portfólios por assunto (ou nicho). E dentro desses novos portfólios vou adicionando os feeds dos blogs / sites que gostaria de acompanhar. Sempre que acontece uma atualização num desses blogs eu recebo um e-mail me avisando, em vez de vários como recebia antes. E o melhor, em ordem de publicação, o que facilita muito meu trabalho. Veja como está um de meus portfólios na imagem acima.

Conclusão

Trabalhar com internet, principalmente gerenciando vários blogs torna o trabalho altamente cansativo e frustrante (do ponto de vista do volume de informação que é gerada por dia e da nossa incapacidade de absorver e publicar sobre tudo), e o portfo.li pode lhe ajudar a organizar um pouco as informações que você está procurando e necessitando naquele momento.

Eu já encontrei a minha maneira de utilizar a aplicação, agora você precisa encontrar a sua. E se essa aplicação não atender as suas necessidades não perca tempo, vá em busca de outra que possa lhe auxiliar. Deixe sua impressão nos comentários e comente sobre que tipo de aplicação você utiliza para organizar o grande volume de informações ao qual você tem acesso todos os dias.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Rodrigo Lago

      Olá Gustavo. Quando li o seu primeiro artigo sobre o PORTFOLI fiquei sem saber se era o que eu precisava, mas após este segundo post sobre o mesmo assunto tive a certeza de que era o que eu estava procurando. Comecei a usar-lo, mas logo percebi alguns problemas dos quais gostaria de descrever para você: O primeiro é que o site não está mostrando os feeds de todos os sites que cadastrei apesar de eu ter feito tudo corretamente. Já o segundo é que ele não mostra todos os posts feitos por determinado site ou blog cadastrado. Por exemplo, alguns posts do seu site não aparecem para mim. Não sei se é questão de configuração ou até mesmo se já aconteceu contigo, mas deixo esta dúvida para compartilharmos com os demais leitores do blog.

      • Rodrigo,
        o portfo.li só vai mostrar os artigos que forem publicados depois que você inseriu o site, os anteriores ele não mostra. verifique se é isso que está acontecendo.
        abraço e obrigado pelo feedback.

    2. Boas,

      Quando vim ler este post pensei que se trata-se de um post sobre algum serviço ligado a portefólios, visto que estava precisar de algo assim decidi vir ler. Visto que o artigo não foi o que esperava, gostava de saber se você conhece algum serviço que o ajude a gerir um portefólios, uma espécie de administração, imagine um blog tem a sua administração, gostava de saber se existe algum serviço que tenha uma administração para adicionar, remover, etc trabalhos do Portefólio.

      Sem outro assunto os meus cumprimentos.

      • Rodrigo,
        no wordpress existem templates específicos para portfólio, você deve encontrar fácil no Google,
        abraço e boa sorte.

    Deixe uma resposta