Você já ouviu falar em monaronadona?

Uma simples busca pelo Google com a palavra “monaronadona” retornou hoje 39.500 páginas. Você sabe o que significa monaronadona? É um vírus, até ai nenhuma novidade, todos os dias surgem milhares, mas esse vírus tem uma particularidade interessante: assim que instalado ele faz questão de anunciar ao usuário que o computador está infectado, dando inclusive seu nome. Veja a imagem abaixo:

A revista PC World de Abril/2008 na sua página 14 afirma que o intuito do criador do vírus é apostar no hábito das pessoas procurarem nos buscadores a solução para seus problemas, ou seja, ao digitarem o nome completo do vírus, surge uma listagem grande de antivírus que prometem excluir o vírus, entre eles chama a atenção um chamado “Unigray Antivirus”, oferecido por US$39,90 (trinta e nove dólares e noventa centavos), que promete proteger o PC de outras 200 pragas, mas na verdade só desinstala o monaronadona e nada mais, ou seja, é um falso antivírus criado pelos criadores do monaronadona.

No blog da Trend Micro, em inglês, pode-se obter mais informações a respeito desse vírus e da certeza de que a ferramenta antivírus oferecida é uma fraude. A Trend Micro afirma que sua ferramenta antivírus PC- Cillin remove o monaronadona, mas aconselho a pesquisar e verificar se seu próprio antivírus o elimina. Se quiser experimentar uma varredura gratuita e online, basta clicar aqui.

O VirusList.com também comenta sobre o vírus e seu antivírus fajuto, inclusive mostrando a tela de um site temporário para venda do antivírus, e revela que a Kaspersky detectou muitas similaridades no código do vírus e do antivírus, o que reforça que foram os mesmos os desenvolvedores dos dois sistemas, e que os bandidos estão utilizando uma clara ação de Engenharia Social.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net