Você sabia que existe, no Brasil, um Museu do Computador?

Você sabia que existe, no Brasil, um Museu do Computador? O Museu do Computador conta a história do computador e da informática.

Sobre o museu do computador

O Museu do Computador foi idealizado pelo curador José Carlos Valle que tem ampla experiência com a informática desde da década de 60. Valle como é conhecido começou a se interessar por calculadoras mecânicas na década de 60 e trabalhou na manutenção de várias marcas de calculadoras na mesma década. Na década de 70 trabalhou na Philips e Ecodata com diversos computadores. Na década de 80 em 1982 abriu a primeira empresa especializada na manutenção de computadores no Brasil a Dataroad. Seguiu até os anos 90 quando a Dataroad fechou com o “boom” dos pc’s no Brasil.

Já na década de 90 abriu a primeira empresa de manutenção de notebooks em 1992 a 3Tech que funcionou até 1997 e a partir dai o Museu do Computador começa a nascer. Quando estava na feira de computadores Comdex de 1998 percebeu que a memória estava sendo perdida, tudo que ele havia vivenciado no passado não estava sendo preservado foi então que teve a ideia de montar o Museu do Computador. (Site museu do computador).

museu do computador e informatica

Para quem ainda não conhece, o Museu do Computador, retrata a história do computador, telefone e tudo mais que esteja envolvido em tecnologia, desde a criação, com aparelhos antigos para conhecer mais da história dessa reviravolta da humanidade.

O museu possui uma sede física (mas no momento não está aberto a visitação), mas tudo pode ser visto também pela internet. Ele também faz exposições itinerantes.

O museu ainda recebe doações de equipamentos antigos, que podemos considerar como lixo eletrônico, mas que no museu será muito útil e valioso. No link abaixo você fica sabendo como fazer sua doação.

E você, já conhecia o Museu do Computador? Deixe seu comentário.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    5 Comentários

    1. Olá Gustavo Freitas,

      Muito interessante o artigo, pois é muito bom a preservação da história assim como o José Carlos Valle fez. Apesar de ter aberto algumas lojas de manutenção e não ter dado certo, ele decidiu montar um museu e assim ajudar as pessoas a conhecerem.

      • Cleiton,
        que bom que gostou do artigo e do projeto. Espero que possa ajudar também a divulgar.
        abraço.

    2. Nossa, vocês divulgam algo que não está em funcionamento, veja site do museu em “Visitação”, o recado que aparece:
      “O Museu do Computador não está mais localizado na Santa Ifigênia, estamos procurando outro local para expor nossas peças, em breve mais informações. Caso queira levar o Museu do Computador para sua cidade favor entrar em contato sobre eventos itinerantes. Contato: curador@museudocomputador.com.br

      • Silvia,
        eu fico impressionado como as pessoas não leem as informações de maneira correta, veja o que escrevi.
        “O museu possui uma sede física (mas no momento não está aberto a visitação), mas tudo pode ser visto também pela internet. Ele também faz exposições itinerantes.”

        Abraço.

    Deixe uma resposta