Você se corrige pelo Dicionário do Word?

Esse artigo é um Guest Post escrito por Laurentino Mello. Ele possui o Blog Laurentino Mello, onde você encontra informação sobre Tecnologia com muito informação, dicas e tutoriais. Se gostar do conteúdo analise assinar os feeds do Blog Laurentino Mello.

O Microsoft Office Word é o editor de texto mais usado do mundo e com certeza você o conhece. Neste post, irei abordar uma prática usada erroneamente por muitos usuários, que é a de se corrigir pelo dicionário desse editor, como também cuidados que devem ser tomados e alguns links que podem ser úteis no seu dia-a-dia.

Inspiração deste artigo

Despertei o interesse neste assunto, depois de outro dia, quando estava no escritório de um amigo, conversando com ele e o mesmo me pediu um instante para digitar uma determinada palavra no Word e verificar se a mesma estaria correta.

Por que não se corrigir pelo Dicionário do Word?

Simplesmente pelo fato de quando ele sublinha uma palavra de vermelho, necessariamente não quer dizer que ela está errada, apenas está informando que a mesma não se encontra cadastrada em seu dicionário. O Word não é um dicionário de significados e sim um editor de textos que tenta auxiliar o usuário, e em momento algum devemos confiar literalmente nele, pois, existem diversos casos que não conseguem ser identificados, como é o caso de gravata e Gravatá, onde a primeira se refere ao acessório masculino e a segunda trata-se de uma planta e também uma cidade no Agreste do Estado de Pernambuco.

Isso acontece somente com o corretor ortográfico do Word?

Não, citei o Word, porque como disse no início do post, ele é o editor de texto com maior presença nos computadores pelo o mundo a fora, mas esse tipo de situação é presente em vários aplicativos que possuem corretores ortográficos, como Open Office e Firefox.

Nova ortografia

Outro fator que devemos ficar totalmente atentos é sobre as mudanças acontecidas em nossa ortografia desde janeiro, nem todos os dicionários dos softwares estão atualizados com as novas regras.

Links Úteis

Um Português.com – Um site que verifica se houve mudança ortográfica na(s) palavra(s) digitada(s).

Personalizando o Dicionário do Word – Procedimentos para você que deseja alterar, criar e importar o seu dicionário personalizado do Word.

Corretor Ortográfico para Firefox – Dicionário do BR Office para verificação ortográfica integrada para os entusiastas do navegador da raposa.

Gostaria de agradecer ao Gustavo, por conceder este espaço, foi com imenso prazer, escrever este Guest Post para o GF Soluções.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Laurentino adorei seu post aqui no GF soluções, apesar de essa ser minha primeira visita a esse blog. Vi a indicação do seu guest pra esse blog, o assunto me despertou interesse e resolvir visitá-lo. O GF soluções está de parabéns e quanto ao post eu, graças a Deus, ainda recorro ao Aurélio (online dessa vez) quando tenho dúvidas em algumas palavras. Nunca fui de corrigir posts em editores de textos. Prefiro sempre exercitar minha forma de escrever da maneira mais autêntica, escrevendo como der na telha e depois vendo as palavras que tenho dificuldade no dic. Abraços Laurentino e a você Gustavo também. Prazer em conhecer seu blog!

      Jôice Borges Escreveu um post sobre… Currículo, como preparar o seu?

    Deixe uma resposta