Web 2.0: Relação de sites para uso educativo

Esse artigo foi publicado, originalmente, em 26 de dezembro de 2010.

Como relatado no artigo  “Livro grátis, Educação e Tecnologia: Trilhando caminhos” estou trabalhando em minha monografia do curso de pós graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. No artigo relatei que minha proposta ainda não havia sido aprovada.

Ela foi aprovada e estou na fase final de produção da monografia (tenho que entregá-la até o dia 8 de janeiro de 2011), o tema é Utilização da Web 2.0 para revolucionar o processo de construção do profissional colaborativo no Ensino Superior.

Dentro desse contexto estou no momento pesquisando sites e softwares considerados educativos (ou educacionais, dependendo do autor) e resolvi criar esse artigo para compartilhar com vocês alguns sites interessantes que tenho encontrado na internet.

Estamos no período de férias e é sempre interessante encontrar atividades que possam divertir e também ajudar no processo de ensino-aprendizagem das nossas crianças e adolescentes.

Relação de sites para uso educativo

  • Smart Kids – Nesse site você encontra atividades para todas as disciplinas dos anos iniciais e vários jogos educativos como cruzadinhas, desenhos para colorir, caça-palavras e muito mais.
  • Atividades Educativas – O site possui várias atividades educativas para crianças e adolescentes. Aproxima-se de uma enciclopédia interativa, abordando assuntos para diferentes idades, inclusive temas relacionados à educação especial. Crianças a partir de 9 anos podem utilizar o site.
  • Cocoricó – O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara, o que o torna ideal para crianças entre 5 e 8 anos.
  • Só Matemática – São mais de 3.000 páginas de conteúdo, onde você irá aprender Matemática de maneira descontraída, tanto na teoria como na prática. Tem materiais para ensino fundamental, médio e superior, provas online, softwares matemáticos, jogos, curiosidades, histórias efóruns de discussão.
  • Só Geografia – Site exclusivo sobre Geografia do Brasil, com mapas para colorir, curiosidades, jogos, bandeiras, hinos, exercícios, provas online e diversas outras atividades relacionadas a disciplina.
  • Portal Positivo – Neste site há inúmeras atividades em todas as disciplinas. Há um conteúdo multimídia na qual o aluno pode fazer pesquisa on line e testes e moldes e exemplos de atividades tanto para a Educação Infantil quanto para os anos iniciais.
  • Brainly – É um portal de social learning (totalmente gratuito) que apresenta uma abordagem inovadora à educação e aprendizagem graças à qual os alunos brasileiros do ensino fundamental e médio podem ver que a escola, trabalhos de casa e estudo podem dar prazer e satisfação pessoal.

Claro que pesquisei vários outros sites para uso educativo, mas no momento deixo esses que achei muito úteis para pais, professores e, claro, as crianças e adolescentes que estão de férias e podem utilizar esses sites para aprender se divertindo.

Se você é professor, saiba que a tendência é que eu publique ainda outros artigos nesse sentido aqui no GF Soluções, por conta de minhas pesquisas para a monografia, e num futuro próximo gostaria de criar um blog exclusivo para o tema de sites educativos e utilização de tecnologia da informação e comunicação na Educação. Vamos ver o que acontece a respeito em 2011. Se você conhece algum outro site brasileiro nesse contexto, colabore, deixe o link nos comentários!

Atualização em 31 de dezembro de 2010

Através dos comentários o “Era uma vez” do site Era Uma Vez Ebooks indicou um site para uso educativo de Portugal, o Júnior (http://www.junior.te.pt). Acessei o site e achei a proposta muito interessante, pelo que também o recomendo.

Atualização em 29 de março de 2011

Mais dois sites para uso educativo bem interessantes, com desenhos para colorir.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    7 Comentários

    Deixe uma resposta