Ar condicionado: dicas para ele gastar menos energia!

Comprou um ar condicionado mas não quer sofrer com a conta? Veja nossas dicas para seu aparelho gastar menos energia.

O ar condicionado é um conforto essencial devido às elevadas temperaturas que enfrentamos hoje no Brasil.Foi-se o tempo em que ele era visto apenas como um luxo de pessoas ricas. Com a queda nos preços e a facilidade nos parcelamentos, ficou muito fácil hoje ter um aparelho em casa. Mas o grande problema é que se por um lago ele ficou barato, o gasto gerado por ele na conta de energia, pode ser bem doloroso para o bolso. Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas bem legais de como fazer seu ar condicionado gastar menos energia. Quer economizar? Tem como fazer isso e a gente ensina! Confira!

Fazendo o Ar condicionado gastar menos energia

Acompanhe essas dicas e veja como economizar de verdade:

Atenção ao selo procel

É importante que antes de fazer a compra do seu ar condicionado, você se certifique de que o aparelho possui o Selo Procel. Ele indica ao consumidor, se o equipamento apresenta boas condições energéticas dentro de sua categoria. Embora muita gente ache que o ar portátil é o que gasta menos, o aparelho considerado mais econômico de verdade, é aquele que está na categoria A de energia. Basta verificar na etiqueta do produto

Mantenha o ambiente isolado

Se você liga o seu ar condicionado e deixa a porta e as janelas do espaço aberta, o tempo que ele levará para resfriar o ambiente, caso consiga fazer isso mesmo, é bem maior. É importante manter o espaço isolado sempre. A entrada de ar do ambiente externo faz o seu ar condicionado trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais energia.

O ar deve ficar distante de fontes de calor

Esse detalhe costuma passar despercebido mas também faz o aparelho de ar condicionado trabalhar mais, gastando mais energia. Pensando nisso, instale o ar condicionado num ambiente livre de equipamentos que geram calor, como fornos, eletrônicos e mais. Se isso não for possível, desligue os equipamentos durante o funcionamento do ar.

Não use o aparelho no máximo

Engana-se quem pensa que o ideal para o uso é colocar o aparelho no máximo, isso pode fazer ele gastar muito mais energia, mas não garante que ele vá gelar melhor o ambiente. Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente. Manter os ambientes numa temperatura entre 22ºC e 24ºC é o mais adequado. Uma dica é manter as portas e janelas bem fechadas, para assim evitar a entrada de ar do ambiente externo, assim como é importante evitar a entrada do calor do sol no ambiente, fechando as cortinas, por conta de que assim o ambiente ficará na temperatura desejada de forma mais rápida.

Atenção a limpeza do aparelho

Se você deixa o seu aparelho sujo, não faz aquela manutenção periódica nos filtros, a circulação do ar é comprometida e o gasto de energia também aumenta. Nem precisa chamar um profissional, existem vários vídeos no youtube, mostrando como é fácil retirar o filtro e limpar. O ideal é que pelo menos uma vez por mês você faça uma vistoria no ar condicionado e realize esses pequenos reparos.

Gostou? Espero que agora você consiga reduzir a conta de energia em sua casa, sem abrir mão do conforto.

Dúvidas e sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários!

Rate this post

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: https://gfsolucoes.net

    Deixe uma resposta