Artigo 1: Faça uma análise de seu blog

Esse é o primeiro artigo de uma série que irá comemorar o 1º aniversário do GF Soluções. Para saber maiores detalhes sobre essa série de artigos e os prêmios que serão sorteados durante ela acesse o artigo 1º aniversário do GF Soluções, como ganhar prêmios. O objetivo dessa série de artigos é auxiliar você, que tanto tem auxiliado o crescimento desse projeto, no crescimento do seu projeto web.


.
Creative Commons License photo credit: Juliana Coutinho

O que é análise?

Conforme o Dicionário Prieram da Língua Portuguesa análise é um,

Exame minucioso de uma coisa em cada uma das suas partes.

O mesmo dicionário online ainda determina que analisar é “Fazer a análise de,” ou “Examinar com atenção”, ou ainda “criticar”. Então é isso que lhe aconselho a fazer nesse dia. Faça uma análise de seu blog. Mas faça com atenção, com um olhar crítico. Pense como o leitor de seu blog. O que você, como leitor, gostaria que fosse alterado no seu projeto? Você está disposto a fazer essas mudanças? Mas por onde começar?

Nome do blog

Comece analisando o nome de seu blog. Geralmente nosso primeiro projeto é movido pela emoção e pela inexperiência e colocamos um nome que o tempo nos revela que não é o apropriado para nosso público alvo. Eu mesmo comecei esse blog com o nome de Blog do Gustavo, mas chegou um momento em que fiz a análise do blog e de meus objetivos com ele e mudei o nome para GF Soluções, conheça a história aqui. Leia outras experiências de blogueiros que resolveram mudar o nome do blog e depois analise se é chegado o seu momento, ou se o nome está de acordo com seus objetivos.

Template de seu blog

Na análise de seu template leve em consideração como ele está abrindo em outros browsers além do que você sempre utiliza. Para isso utilize o browsershots. Verifique também se as cores estão agradáveis para a leitura. Evite cores muito escuras, pois elas cansam a visão durante um período longo de leitura e isso pode afastar alguns leitores de seu blog, mesmo que eles avaliem o seu conteúdo como bom.

Certifique-se de que as informações necessários para uma boa navegação em seu blog estão no template, como uma caixa de pesquisa, uma relação com os últimos artigos escritos e os artigos mais populares. Verifique se seu template não está muito poluído visualmente, ou seja, se não existem muitos banners e outros widgets tirando a atenção do leitor do que ele está interessado, o seu conteúdo. Pense bem nisso!

Conteúdo de seus artigos

Se você fosse leitor desse blog, estaria satisfeito com o conteúdo que está sendo escrito? Seja sincero, seja crítico, pois os leitores o serão. Se tiver que mudar tudo, mude. Comece reeditando alguns artigos que você tem certeza que não foram bem escritos ou que estão desatualizados. Reescreva o que for preciso, começando pelo título.

Se for preciso leia mais a respeito do assunto do artigo. Procure outros blogs que tenham falado sobre o assunto, procure escrever sobre o que entende, valorize o que seus leitores dizem nos comentários. Mesmo as críticas (na verdade elas são mais úteis que os outros comentários) devem ser levadas em consideração ao analisar um artigo já escrito.

Pergunte a opinião de seus leitores

É muito importante também saber a opinião de seus leitores. Você pode criar uma enquete ou, melhor ainda, criar um artigo mostrando o resultado de sua análise do blog. Abra espaço no final para que os leitores possam opinar, criticar, elogiar. Eles se sentirão importantes para seu projeto, e isso será bom para você. A partir desse artigo você verá que seu projeto não será mais somente seu, será também de seus leitores.

Conclusão

É claro que existem vários outros aspectos do blog a analisar, mas acho que já passei a idéia, agora é com você. Existem possibilidades, como a velocidade que seu blog está abrindo. Existem sites que fazem essa medição. O Pigdom e o Website Speed Test são alguns exemplos. Pense que nem todos os seus leitores possuem banda larga.

Espero que tenham gostado do primeiro artigo da série. No próximo artigo abordarei outro assunto para auxiliar você a melhorar seu blog e sua experiência na blogosfera. Até lá! Não se esqueça de participar da promoção e concorrer aos prêmios, para isso basta deixar um comentário nesse artigo, veja a relação de prêmios aqui. Boa sorte!

Confira aqui todos os artigos de comemoração do 1º aniversário do GF Soluções


Artigo 1: Faça uma análise de seu blog
Rate this post

0 thoughts on “Artigo 1: Faça uma análise de seu blog”

Deixe uma resposta