Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Como criar um relatório para acompanhar os ganhos do Google Adsense

Se você chegou diretamente a esse artigo, saiba que existem outros artigos dessa série, peço que leia-os primeiro, para um maior entendimento do assunto e melhor aproveitamento das dicas aqui passadas. Segue a relação de artigos que já foram escritos sobre o assunto nessa série:


Dica 3 – Na duas primeiras dicas falei sobre critérios, e nessa dica vou falar sobre critério pela última vez. Como não ficou claro como controlar os resultados de seus critérios, vou explicar como criar um relatório por critério, para que possa acompanhar e analisar cada bloco de anúncio inserido em seu blog.

adsense, ganhar dinheiro, blog
Como ganhar dinheiro com o Google Adsense

Creative Commons License photo credit: iChaz

Para que não seja necessário entrar na área administrativa do Google Adsense sempre que quiser acompanhar seus critérios, o correto é programar o relatório para receber por e-mail. Vamos aos passos então:

  1. Acesse a área administrativa do Google Adsense
  2. Clique em Relatórios avançados
  3. Em Escolher produto selecione “Adsense para conteúdo”
  4. Em Escolher período selecione “este mês”
  5. Em Exibir dados por selecione “Página”
  6. Em Exibir selecione “Dados dos critérios” e selecione os critérios que deseja acompanhar nesse relatório
  7. Em Agrupar como selecione “Ambos”
  8. Clique em “Exibir relatório”
  9. Se gostou do resultado final do relatório, dê um nome pra ele e clique em salvar. Dê um nome sugestivo
  10. Clique agora em “Gerenciador de relatórios” e procure nos “Modelos de relatórios salvos” o relatório que acabou de criar
  11. Em frequência coloque “Semanal”, em endereço de e-mail, coloque seu e-mail e em formato selecione CSV – Excel
  12. Clique em “Salvar configurações”
  13. Pronto, você configurou seu relatório. Aconselho que crie um relatório para cada critério, assim seu trabalho de comparação será facilitado
  14. Acompanhe os resultados por 2 semanas e troque o bloco de anúncios, repita os passos até encontrar o bloco que melhor se adequa a cada área de seu blog

Aqui cabe uma ressalva. Se o seu blog tem poucas visitas, dificilmente os resultados serão satisfatórios. Aconselho que só comece a monetizar seu blog com qualquer programa de afiliados quando tiver pelo menos 50 artigos publicados e umas 500 visitas por dia, em média. Menos que isso os resultados serão desanimadores e poderão lhe fazer desistir do blog ou do programa de afiliados.

Conclusão

Nessa dica expliquei como criar um relatório para acompanhar os ganhos de seus critérios. Faça alguns testes e em breve retorno com a dica 4. Lembre-se que o que funciona no meu nicho, pode não funcionar no seu, mas não desanime, se você tiver um número de visitas relevante, bons artigos escritos e dedicação, os resultados irão acontecer pra você, assim como tem acontecido pra mim. Até a próxima dica!

Leia o próximo artigo da série:

Gustavo Freitas
ganhar dinheiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.