Como inserir códigos no seu template wordpress – parte II

Continuando o artigo agora vamos inserir nosso primeiro código no template. Para isso irei utilizar o Dreamweaver, mas como disse no artigo anterior o processo é o mesmo para qualquer outro editor de php como o Notepad++ e até mesmo o bloco de notas do windows. Você também pode utilizar um editor de php online como o PHP Editor Online.


Aumentar o número de leitores de seu blog é um processo contínuo e que rende ótimos artigos pela blogosfera, como o do Paulo Faustino. Outra técnica interessante para nós blogueiros é o aumento de pageviews, ou seja, da quantidade de páginas que são visualizadas por cada leitor. Eu já escrevi aqui no GF Soluções como promover seus artigos em formato de slide e algumas outras dicas interessantes, mas hoje vou disponibilizar um código php, para os que utilizam WordPress como CMS, que o ajudará a aumentar o número de pageviews.

O principal objetivo desse código é colocar no topo do artigo, acima do título uma orientação para o leitor. Ele mostrará na tela o artigo anterior ao que ele está lendo, a home e o próximo artigo. Esse código é interessante principalmente para os blogs que possuem artigos antigos que tem muita visitação.

Para colocar o código é necessário editar o arquivo single.php de seu template. Eu vou utilizar o Filezilla e o Dreamweaver para esse procedimento. Com o Filezilla acesse seu host e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo single.php de seu template. Escolha Visualizar/Editar. Agora no seu editor de php procure pelo código abaixo:

<?php if (have_posts()) : while (have_posts()) : the_post(); ?>

Logo abaixo desse código coloque o código abaixo:

<p><?php previous_post_link(‘&laquo; %link  |’) ?>  <a href=”<?php bloginfo(‘url’); ?>”>Home</a>  <?php next_post_link(‘|  %link &raquo;’) ?></p>

Agora salve as modificações e volte ao Filezilla. Ele vai dar uma informação dizendo que o arquivo foi modificado. Clique em sim para permitir que o arquivo seja modificado em seu host. Agora acesse o blog e veja o resultado. Uma dica importante. Sempre que copiar comandos html/php e eles não funcionarem apague todas as aspas do código e digite novamente. Até a próxima.

Como inserir códigos no seu template wordpress – parte II
Rate this post

0 thoughts on “Como inserir códigos no seu template wordpress – parte II”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.