Descubra com o Google Analytics qual o melhor horário para publicar conteúdo em seu blog

Ontem estava me lembrando de um fato curioso em meu primeiro ano como blogueiro (2008), eu sempre publicava meus artigos até as 7 horas da manhã. E pensei seriamente em voltar com esse tipo de atitude, escrever o artigo e deixá-lo programado para publicação pela manhã. Mas não tinha qualquer métrica que pudesse mostrar que essa atitude iria melhorar as visitas do blog, então resolvi criar um relatório personalizado no Google Analytics para analisar os horários em que o blog recebe mais visitas. Para minha surpresa os melhores horários são entre 14 e 16 horas (20% da audiência).

Então vou procurar escrever meus artigos para que nesse horário já estejam publicados e divulgados nas redes sociais. Isso é planejamento, primeiro você analisa os dados que possui de seu blog e depois vem a ação. A ação não pode vir primeiro, no desconhecimento do que está fazendo ou do resultado que irá obter, falo sobre isso no E-book Blog Profissional.


google analytics, relatorio personalizado

O Google Analytics é a ferramenta perfeita para conseguir as métricas necessárias para planejar ações dentro de seu blog, e o melhor, é gratuito e desenvolvido pelo Google. Vou ensinar a criar um relatório como o que mencionei acima, nele você poderá saber qual o melhor horário para publicar conteúdo em seu blog. O relatório é apenas um dos milhares que podem ser feitos com a ferramenta Relatórios personalizados.

Antes de mostrar como criar um relatório personalizado no Google Analytics é necessário explicar o que são Dimensões e Métricas e como são utilizadas nos relatórios ou você não conseguirá entender o funcionamento dos relatórios personalizados do Google Analytics.

A explicação abaixo foi compilada da Ajuda do Google Analytics

Dimensões

Dimensões são as categorias em que estão os dados de seus relatórios. Você pode selecionar no máximo cinco dimensões – uma para o segmento de tabela de nível superior e até quatro dimensões para detalhamento.

Métricas

Diferentemente de dimensões, você pode criar um relatório usando apenas métricas. Isso significa que não há restrições para as métricas que podem ser usadas – desde que você não crie pares com dimensões. Se ambas forem usadas, as métricas estarão sujeitas às definições que as dimensões estabelecerem para os pares. Se você desejar criar um relatório usando métricas e dimensões, consulte antes este quadro para ver quais combinações são permitidas. Você pode arrastar e soltar até 10 métricas como colunas de relatórios personalizados.

No entanto, quando são colocadas em pares com dimensões, elas estão sujeitas às definições das dimensões para as combinações dimensão-métrica.

O vídeo abaixo irá lhe ajudar a entender o funcionamento dos relatórios personalizados

Como criar um relatório personalizado no Google Analytics

  1. Acesse o Google Analytics
  2. Clique em Relatórios personalizados e depois em Gerenciar relatórios personalizados
  3. No canto superior direito clique em Criar novo relatório personalizado
  4. Clique sobre o título e dê um título para o relatório, no nosso caso coloque Relatório de visitas por horário e clique em Aplicar
  5. Agora no menu lateral esquerdo selecione, na Guia Métricas, Visualizações de página (basta clicar com o mouse, segurar e arrastar até a guia métrica no relatório)
  6. Agora na Guia Dimensões clique em Visitantes, clique sobre Hora e arraste até a Dimensão
  7. Clique em Visualizar relatório para ter certeza que os dados estão aparecendo
  8. Agora basta clicar em Criar relatório

Aperfeiçoando o relatório

Você pode aperfeiçoar ainda mais seu relatório, por exemplo, na Guia Métricas você pode acrescentar Páginas/visita e Taxa de rejeições. Na Guia Dimensão acrescente uma sub Dimensão Titulo da página.

Clique em visualizar o relatório e depois sobre um dos horários e você terá uma relação com os artigos mais visualizados naquele horário.

Conclusão

Esse artigo foi apenas uma pequena demonstração dos relatórios personalizados do Google Analytics. As combinações são inúmeras e você não pode deixar de utilizar esses relatórios para melhorar o planejamento de ações dentro do seu blog. Pense nisso!

E você, já conhecia os relatórios personalizados do Google Analytics? Se sim, já utiliza algum? Deixe sua opinião nos comentários.

Crédito da imagem: Comunicação e Tendências

Descubra com o Google Analytics qual o melhor horário para publicar conteúdo em seu blog
Rate this post

26 thoughts on “Descubra com o Google Analytics qual o melhor horário para publicar conteúdo em seu blog”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.