Nesse artigo vou mostar como é possível acessar o e-mail de um parente falecido.
Recentemente me perguntaram, via formulário de contato do blog, como seria possível acessar o Gmail de uma pessoa que já havia falecido, para deixar um aviso as pessoas e depois de um certo tempo excluir a conta do Gmail.
Como essa é uma situação que pode interessar a outras pessoa, ao invés de apenas responder a pessoa que me perguntou, resolvi escrever esse artigo ensinando como fazer o procedimento com o Gmail. Se não é isso que estava procurando, talvez um dos link abaixo possa lhe ajudar.
- Não consigo anexar arquivos no e-mail
- Como alterar a senha do Gmail
- Outros artigos sobre o Gmail
- Como criar um e-mail grátis no Outlook.com
Como posso acessar o e-mail de um parente que faleceu
O procedimento que vou descrever abaixo é baseado na solução apresentada pela própria equipe do Gmail no artigo “Como acessar o e-mail de uma pessoa falecida”.
Segundo o artigo mencionado acima,
“Caso você precise acessar o conteúdo dos e-mails de uma pessoa já falecida, em casos raros podemos fornecer o conteúdo da conta do Gmail a um representante autorizado do usuário falecido. Lamentamos o ocorrido e agradecemos sua paciência e compreensão durante este processo.”
O processo é demorado e tem duas etapas.
Etapa 1
Você precisa enviar as seguintes informações para o Google:
- Seu nome completo
- Seu endereço completo com CEP
- Seu endereço de e-mail
- Uma cópia de um documento de identidade emitido pelo governo ou da sua carteira de habilitação
- O endereço do Gmail do usuário falecido
- A certidão de óbito do usuário falecido. Se o documento não estiver em inglês, forneça uma tradução juramentada em inglês realizada por um tradutor juramentado competente
- As seguintes informações provenientes de uma mensagem de e-mail recebida em seu endereço de e-mail enviada a partir do endereço do Gmail em questão:
- O cabeçalho completo da mensagem de e-mail. Veja estas instruções sobre como localizar cabeçalhos no Gmail e em outros provedores de webmail. Copie todas as informações de “Delivered-To:” até a linha “References:”
- Todo o conteúdo da mensagem
Envie essas informações por correio ou fax para:
Google Inc.
Gmail User Support – Decedents’ Accounts
c/o Google Custodian of Records
1600 Amphitheatre Parkway
Mountain View, CA 94043
Fax: +1-650-644-0358
Etapa 2
Ao receber essas informações, o Google analisará seu pedido e avisará por e-mail se poderá prosseguir para as próximas etapas do processo. Ainda segundo o artigo mencionado acima, o Google diz.
“Se pudermos dar sequência com base em nossa análise preliminar, enviaremos mais instruções descrevendo a Parte 2. Na Parte 2, será necessário entrar com um processo legal adicional, incluindo uma petição judicial de um tribunal dos E.U.A. e/ou envio de mais documentação. O envio dessa documentação não garante que poderemos fornecer o conteúdo da conta Gmail. Dessa forma, recomendamos não prosseguir com a Parte 2 até que você tenha obtido resposta em relação à Parte 1. Como nos preocupamos com a privacidade dos usuários, se decidirmos não fornecer o conteúdo da conta do Gmail, não será possível compartilharmos mais detalhes sobre a conta ou discutirmos nossa decisão.”
Conclusão
Como você já deve ter percebido não será uma tarefa fácil. O ideal é que você pense agora no seu futuro e, se for importante acessar sua conta do Gmail ou outro provedor/rede social, informe a algum parente de confiança ou até mesmo deixe essa informação em um documento oficial, como um testamento.
Funciona pra yahoo ?
Não sei informar.
Cara só tenho a agradecer muito bom seu post!
muito legal! ótimo tema.
Olá Gustavo,
Vai ajudar muito pois, quem já não teve um parente que faleceu, as vezes tem informações importantes no Email, até como você disse enviar para as pessoas a informação. Da bastante trabalho mais fica a dica né. Abraço e Sucesso!
Cleiton,
dá trabalho mesmo, mas é muito importante pensar nisso agora, principalmente nós que temos negócios online.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Por acaso já tinha pensado nisto, no entanto não sabia deste procedimento, que é um procedimento que dá muito trabalho, mas que de facto pode ser necessário.
Acho que vou criar um testamento para a minha conta, se bem que ainda sou muito novo, mas certamente quem fica-se com ele em testamento ia ficar contente, apesar do meu falecimento. xD
Não deixe de ser um plano de emergência, obrigado por compartilhar.
Abraço.