Um dos produtos menos utilizado (ou mau utilizado) do Google Adsense certamente é o Adsense para pesquisas. Nesse artigo vou falar um pouco sobre o que o Google tem anunciado recentemente de novidades para esse produto e como ganhar dinheiro com ele em seu blog.

Para os que ainda não conhecem o Adsense para pesquisas lhe ajuda a criar uma caixa de pesquisas para seu blog. Quando alguém faz uma pesquisa em seu blog utilizando essa caixa de pesquisas o resultado será mostrado em uma página semelhante a do Google e com anúncios em volta. Se o seu visitante clicar nesses anúncios os ganhos são contabilizados para sua conta do Google Adsense.

Colocar uma caixa de pesquisas em um blog/site é obrigatório. Se o visitante, por algum motivo, chega a seu blog e não encontra o que procura, uma caixa de pesquisas pode incentivá-lo a procurar mais um pouco no seu conteúdo. Confira no artigo abaixo como gerar um formulário de pesquisas personalizado do Google para seu blog.

 Quais as mudanças que o Google tem feito no Adsense para pesquisas?

ebook, gratis, google adsense

Nos últimos meses reparei que os ganhos com o Adsense para pesquisas estava aumentando, principalmente no CTR e no eCPM. E depois a equipe do Google Adsense postou um artigo no Por dentro do Adsense (em inglês) que esclareceu o que estava acontecendo. No artigo eles explicam que várias funcionalidades estão sendo incorporadas ao produto e que os ganhos iriam mesmo subir. Eles ainda esclarecem que não é necessário nenhuma otimização ou criação de um novo mecanismo de pesquisa para quem já utiliza o programa.

Agora se você ainda não utiliza o Adsense para pesquisas minha dica é simples, leia o artigo que já citei acima, criei seu formulário de pesquisas e comece a ganhar dinheiro no seu blog com as pesquisas de seus visitantes. Outra dica que dou é que leia o meu e-book gratuito “Como ganhar dinheiro com o Google Adsense: 6 dicas testadas e aprovadas“.

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

16 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. muito bom sua dica ja estou usando meu blogs fazer poster falando sobre empresas Ad Exchange não estou conseguindo ativa no meu Google analístico ou como pessoas pode ganha dinheiro com ela tambem

  2. Já vi relatos de pessoas que dizem ter bom lucro com o AdSense para pesquisas, não sei por que mas não tenho conseguido, os meus lucros do Google Adsense vem essencialmente dos blocos de anúncios.

  3. Eu também nunca havia utilizado o Adsense para pesquisas em meu blog mas após ver seu artigo comecei a pensar em colocá-lo e fazer alguns testes. Obrigado pelas dicas úteis.

  4. Mestre Gustavo.
    Eu uso o adense para pesquisas faz bastante tempo.
    Lendo o regulamento tem um detalhe, que a gente pode acompanhar no faturamento do dia.
    O valor pago pelos cliques é proporcional ( inversamente proporcional ) ao uso do mecanismo de pesquisa, ou seja se os usuários do blog fizeram 10 pesquisas e deram 10 cliques o pagamento é muito bom, mas se no decorrer do dia acontecerem mais umas 50 pesquisas e mais nenhum clique, o rendimento despenca. Ou seja a gente paga pelo uso do mecanismo de pesquisa, mas como diz no manual , não se preocupe você nunca ficará nos devendo

    Tenho nos meus sites e blogs diversas pesquisas pré configuradas, uma é http://www.vascoeletronica.com.br/poa.htm nessa página você, digamos, procura por cinemas em Porto Alegre, basta clicar em cinemas, que vem o resultado de uma pesquisa sobre cinemas em Porto Alegre
    Na página sobre microondas tenho configurado a pesquisa sobre receitas para microondas, dicas de uso entre outras pesquisas http://www.vascoeletronica.com.br/consertosdemicroondas.htm

    Um abraço

    1. João Batista, acho que você entendeu errado. O que vai cair é o eCPM, que é uma estimativa de quanto você está ganhando pro cada mil impressões do anúncio. Você pode obter mais detalhes nesse link https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=32733&topic=8526&sourceid=aso&subid=ww-ww-et-asui&medium=link.
      Interessante o que fez com as pesquisas, só aconselho a mudar as cores dos resultados, está difícil enxergar (testei o de museus)…
      abraço.

  5. Gustavo,

    Gostaria de participar mais não sei mexer com este tipo de transferências de arquivos etc.

    Tem como me ajudar,?

    João Bosco
    jotabemafra.blogspot.com

  6. Gustavo, nunca entendi bem como funcionava o adsense para pesquisas. Seu post foi providencial. Vou ler com calma e se tiver alguma dívida, venho aqui “perturbar” um pouco. Abraço e boa semana para você.