Uma das causas mais recorrentes de contas desativadas no Google Adsense é pela prática de cliques inválidos.

Blogueiros novatos, e outros nem tanto, costumam ter a conta desativada por clicarem em seus anúncios no blog ou por outras ocorrências que acabam por recair também nesse tópico do regulamento do Google Adsense.

Se você está começando agora a utilizar o Google Adsense o até mesmo a blogar, preste bastante atenção nesse artigo. Ele poderá lhe ajudar a não ter sua conta do Google Adsense desativada.

Mas, na verdade, o que são cliques inválidos? Veja o que o Google diz a respeito

A atividade de cliques inválidos consiste em todos os cliques e impressões que possam aumentar artificialmente os custos para um anunciante ou os ganhos de um editor. Essa atividade não será cobrada do anunciante. Isso inclui, entre outros, as impressões ou os cliques gerados pelo clique de um editor em seus próprios anúncios, por um editor que incentive cliques em seus próprios anúncios, por ferramentas de cliques ou origens de tráfego automatizadas, robôs ou outro software que gere cliques ou impressões inválidos. Fonte

Como evitar cliques inválidos

Para evitar cliques inválidos aconselho a tomar algumas precauções.

  1. Não clique em seus anúncios, mesmo se quiser realmente comprar o produto que está sendo anunciado
  2. Não coloque blocos de anúncio do adsense muito próximos a imagens (fotos, gráficos, outros), isso pode levar seu visitante a clicar por “acidente” no anúncio, quando ele perceber isso, voltará imediatamente para sua página ou fechará o navegador. Isso será considerado um clique inválido
  3. Não coloque blocos de anúncio do adsense em blogs com poucos visitantes. Cliques inválidos acontecem o tempo todo e quanto mais visitas você tiver, menor será o “percentual” de cliques inválidos, o que pode contar a seu favor no momento de uma punição. Aconselho só colocar o bloco adsense em blogs com mais de 500 visualizações por dia, mas claro que isso vai depender muito do nicho de seu blog
  4. Não alardeie para amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho que você ganha dinheiro com os cliques nos anúncios. Eles podem se sentir tentados a lhe “ajudar” clicando em seus anúncios e isso pode ser prejudicial a você
  5. Leia com atenção o regulamento do Google Adsense para iniciantes

Como saberei se infringir o regulamento?

Se você infringir o regulamento receberá um e-mail do Google. Esse e-mail pode ser lhe dando um prazo para acertar o problema ou lhe dizendo logo que sua conta foi desativada. No caso de cliques inválidos o e-mail apenas informa que a conta foi desativada.

Ganhar dinheiro com blog

Nesse caso você pode solicitar uma nova verificação através do formulário abaixo.

Você só terá uma chance, então pense muito antes de preencher esse formulário.

Email recebido por um amigo que teve sua conta desativada

Detalhe, o blog dele tinha em torno de 10 visualizações por dia e ele me garantiu que nunca clicou nos anúncios, mas que comentou com amigos e familiares como pretendia ganhar dinheiro com blogs.

Olá,
Depois de analisarmos nossos registros, determinamos que sua conta do Google AdSense representa um risco de geração de atividade inválida.
Devido à nossa responsabilidade em proteger nossos anunciantes do Google AdWords contra custos inflacionados decorrentes de atividades inválidas, consideramos ser necessário desativar sua conta do Google AdSense. Seu saldo pendente e a participação do Google na receita serão totalmente
reembolsados para os anunciantes afetados.
Precisamos tomar essas providências para manter a eficiência do sistema de publicidade do Google, principalmente a relação entre anunciantes e editores. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos antecipadamente sua compreensão e cooperação.
Se você tiver dúvidas sobre as medidas adotadas, sobre como apelar dessa decisão ou sobre atividades inválidas em geral, poderá encontrar mais informações acessando
http://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=57153.
Atenciosamente,
Equipe do Google AdSense

Resposta que ele teve do Google Adsense

Olá,
Agradecemos sua apelação. Agradecemos as informações adicionais fornecidas, bem como o constante interesse no programa do Google AdSense. No entanto, depois de analisar novamente todos os dados de sua conta e considerar sua opinião, nossos especialistas confirmaram que não é possível reativar sua conta do Google AdSense.

Conclusão

O Google Adsense é o melhor programa de afiliados para o Brasil. Já escrevi sobre o assunto aqui no GF Soluções.

Ter sua conta desativada pode ser, então, um prejuízo irreversível para suas expectativas de ganhar dinheiro com um blog, então tome cuidado, leia muito sobre o assunto e só utilize esse e qualquer outro programa de afiliados em seu blog quando conhecer todas as regras e regulamentos.

Sugiro também que leia meu ebook gratuito Como ganhar dinheiro com o Google Adsense e acompanhe também a minha FAQ sobre o Google Adsense.

E você, o que tem feito para evitar os cliques inválidos em seus anúncios do Google Adsense? Deixe sua experiência nos comentários e vamos enriquecer o debate sobre o assunto.

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

19 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Google Adsense é um tipo de relação comercial que não é monitorado pelas autoridades. Eles fazem o que querem, não pagam direitos trabalhistas e te desvinculam do programa a qualquer hora, fora que para ganhar um dinheiro vc tem que dedicar muitas horas como se efetivamente trabalhasse, mas no final das contas o que se ganha não compensa, pois é um programa instável que de uma hora para a outra

  2. Pior é a minha situação gente… Há anos q os meus amigos m dizem q eu deveria abrir um Blog mais sempre pensei q eu ñ fosse dar conta, q ñ ia ter assuntos interessantes… enfim. Desesperada p descolar uma grana unindo o útil ao agradável decidi embarcar nessa d Blog e quando finalmente estava animada e feliz da vida por ter feito tudo sozinha e criado as minhas primeiras postagens, decidi inscrever o meu Blog no Google Adsense. Hoje entrei no meu Blog e cliquei em “Ganhos” p ver se m deram alguma resposta, mais d cara dizia “Inscrição Reprovada” e “Conta do Google AdSense desativada por atividade inválida”, confesso q ñ entendi nada! Eu nem tinha sido aceita pelo Adsense ainda! Não entendi mesmo e depois disso desanimei geral! O que posso dizer no momento, é q o Google m decepcionou bastante e essa atitude da parte d uma empresa q eu pensei q realmente fosse séria é “LAMENTÁVEL”, deu-me a impressão q estão querendo curtir mesmo com a cara da gente e isso ñ é certo! Pior q estão fazendo isso com muitas e muitas pessoas e a desculpa deles ñ é nenhum pouco convincente, a gente q sempre leva a pior! Pq simplismente ñ temos como argumentar com eles, ñ existe “Direito” para os editores, administradores e donos d sites e blogs. É isso, o Google Adsense realmente m decepcionou, só faxada! Grande abraço à todos!

  3. Depois de uma conta desativada eu posso criar uma nova conta com um outro email e vincular ao meu site? ou o meu site acaba sendo punido com essa conta desativada ?

    Se eu vincular o meu site em qualquer conta do adsense ele ira bloquear a conta?

    valew

    1. Andre,
      se você tiver uma conta desativada, não existe como criar uma nova conta em seu nome, pois ela é vinculada a seu cpf.
      Se você conseguir criar outra conta, com o cpf de um familiar, por exemplo, antes de vincular a seu site procure detectar o que levou a conta a ser desativada, para que não aconteça o mesmo.
      abraço.

  4. Olá Gustavo, muito bom o artigo!
    Sou novata e gostaria de saber se o fato de precisar abrir várias vezes ao dia a página principal do meu blog para fazer o login na conta e mexer no layout e ver as estatísticas, é tido como “impressões inválidas” ou cliques inválidos, mesmo que eu nem toque na página em si?
    Agradeceria se pudesse me ajudar!!
    Obrigada,
    Silvia

  5. meu pc
    senha para internet
    senha para abrir a aria de trabalho
    senha em todo lugar
    so uso para editar meu site e blog
    não clico em meus anucios
    e ainda sim fui bloqueado por clique invalido
    nao intendi real mente o adsense e muito melhor mais tem muita frescura to certo o errado eu axo que o adsense
    nao tinha outro argumento para bloquear minha conta tenho um outro site vo or para ver oqui dar e estarei postando aqui
    se vai correr tudo serto o se ele ta pegando os [[[[[[[novato e retirando por conta de muita gente no programa essa e a minha conclusão]]]]]]

  6. Olá Gustavo,

    Eu também tive minha conta do Adsense desativada por cliques inválidos e até hoje não sei porque, mas talvez tenha sido algum mal intencionado, eu tinha essa conta que recebia cliques de dois blogs e fiquei muito chateado e desanimado com isso, porém não existe só Google Adsense e parti pra outras alternativas.

    Abraços

  7. Ótimo artigo. Nunca mais comento com ninguém que pretendo ganhar dinheiro com blogs. Acredito que foi algum ‘amigo’ que fez isso comigo.

    Este e-mail enviado foi o meu.

      1. Com certeza.

        Agradeço por toda as suas ajudas nesses tempos e, com os vídeos de hoje, pude conhecer mais o AdSense e sua regras.

        Obrigado mais uma vez! Abraços.

  8. Acho essa política do Google em relação aos cliques inválidos errada. Já ouvi relatos de muita gente que teve a conta desativada por cliques inválidos gerados por outras pessoas mal intencionadas. Mas também existem os casos das pessoas que querem dar uma de esperto, e tentam burlar o sistema.