Esse artigo é um Guest Post escrito por Ana Karenina. Ela é servidora pública federal, especialista em Administração Pública e possui o blog Escritos Ideológicos. Se você ainda não conhece o blog Escritos Ideológicos aconselho que acesse e assine os feeds do blog, você não se arrependerá. Ela já escreveu também o artigo Como criar e fortalecer uma identidade na Blogosfera.

A informação é o principal elemento do seu blog e é sobre ela que vamos falar hoje.

O QUE É INFORMAÇÃO?

Antes de falarmos sobre o tema precisamos situar o leitor acerca do que é informação e quais os seus tipos.

Muitas pessoas acreditam que informação é só texto colocando-a assim como um produto da linguagem escrita, quando na verdade o texto escrito é apenas uma de suas formas de registro, vamos ampliar o debate e defini-la melhor:

“Ato ou efeito de informar, transmissão de notícias, comunicação, instrução, ensinamento.” (TÁLAMO, 1997)

“A informação é um conhecimento inscrito (gravado) sob a forma escrita (impressa ou numérica), oral ou audiovisual.” (LE CODIAC, 1996)

Com isso, para  informar o autor pode se valer tanto de registros audiovisuais (fotos, vídeos e músicas) quanto de registros escritos para transmitir as notícias e conhecimentos que dispõe. No caso de blogs, estes registros estão dispostos em meio virtual, ampliando assim o alcance deles para um maior número de pessoas.

Ao publicar artigos é importante considerar alguns elementos informacionais importantes:

 

  • Contexto cronológico: Data que foi produzido aquele conteúdo. Exemplo: 23/03/2011
  • Assunto: Tema do conteúdo apresentado. É importante usar marcadores que servem de indexadores para identificar o assunto principal do texto. Exemplo: A informação é o principal elemento do seu blog e é sobre ela que vamos falar hoje. (Marcadores: Informação, Blogs, informação na web)
  • Motivação: Para quem você está escrevendo? Para que serve? Baseando-se em quê? Exemplo: Muitas pessoas acreditam que informação é só texto colocando-a assim como um produto da linguagem escrita, quando na verdade o texto escrito é apenas uma de suas formas de registro…
  • Autoria: Quem produziu o conteúdo, experiência, formação, conhecimento na área ou campo de atuação. Exemplo: Ana Karenina, especialista em administração pública, funcionária pública federal, blogueira desde 2008 do blog Escritos Ideológicos (seu blog pessoal) e colaboradora desde 2010 do blog Blogosfera Legalizada (um blog sobre direitos autorais, plágio e segurança digital para blogueiros).
  • Forma de apresentação do conteúdo: Se for escrito que esteja numa linguagem adequada, se for imagem que seja nítida, se for som que seja limpo e sem ruídos e demais qualidades técnicas.

Quando se tem estes cuidados você contextualiza a informação que está disponibilizando para o seu leitor, existem lacunas informacionais que precisam ser preenchidas: o quê ou quem? Como? Quando? e Por quê? Isto fará com que o leitor entenda melhor  o conteúdo, com isso estará bem informado e satisfeito, leitores satisfeitos serão fidelizados com maior facilidade e poderão ser os futuros clientes dos produtos e serviços que você blogueiro quer vender no seu blog.

Fontes de pesquisa:

  • LE CODIAC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília : Briquet de Lemos, 1996.
  • TÁLAMO, Maria de Fátima G. M. Informação: organização e comunicação. Anais do I Seminário de Estudos de Informação da Universidade Federal Fluminense. Niterói : Eduff, 1997.

Crédito da imagem: Métodos Linguísticos

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

Sem comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Não sei se estou no caminho certo! Tenho um simples blog pessoal.
    Gostaria que ele fosse incrustado em todos saite de busca.

    abraços e obrigado pela dedicação das informações!