Você já passou por essa situação? Recorre ao Google procurando informações que precisa muito e não encontra nada relevante? Muitos resultados e a maioria fora do contexto? Será que o Google está deixando a desejar ou você não está sabendo informar o que realmente precisa? Com certeza a segunda opção é a correta.
Vamos então otimizar os resultados obtidos no Google.
- O Google não diferencia minúsculas, maiúsculas ou acentuação. Então pare de se preocupar com isso.
- A busca pode ser feita com quantas palavras quiser (mas você verá que se souber o que procura não precisará digitar muitas palavras), mas quando elas estão separadas por espaço ele procura por uma e também pela outra (não importando se estão juntas no texto). Ex.: Ronaldo Fenômeno trará todos os resultados que contiverem essas duas palavras no texto. Veja na figura abaixo, retornou 1.080.000.
- Se quiser achar a palavra do jeito que está escrita, coloque entre aspas (“”). Ex.: “Ronaldo Fenômeno” trará apenas os resultados em que as duas palavras estiverem juntas e nessa ordem no texto. Agora retornou “apenas” 827.000.
- Se quiser excluir resultados que contenham palavras específicas coloque um sinal de menos (-) na frente da palavra à excluir. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”-travesti trará todos os resultados da pesquisa do item 3, menos os que contém a palavra travesti. Agora retornou “apenas” 271.000.
- Se quiser incluir uma palavra é só usar o mais (+) antes da palavra que deseja incluir. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”+travesti trará todos os resultados que contenham Ronaldo Fenômeno e travesti.
- Se quiser procurar em uma data específica. Ex.: “Ronaldo Fenômeno”+travesti+2008.
Num próximo post estarei dando algumas dicas avançadas para obter melhores resultados ainda no Google.
E você conhece alguma dica interessante com o Google?
Conteúdo
ocultar