Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Provocando a discussão: Facebook x Orkut, qual a melhor rede social para divulgar seu blog?

Tenho certeza que esse artigo irá mexer com as emoções dos blogueiros que visitam o GF Soluções, e o objetivo é esse mesmo, levantar uma discussão em torno das duas maiores redes sociais operando no Brasil (Facebook e Orkut). Não inclui aqui o Twitter pois não o considero concorrente direto pelo público de Facebook e Orkut. Creio que ele complementa e é complementado pelas duas redes sociais, especialmente o Facebook.

Peço que antes de dar sua opinião, leia o artigo com calma para entender onde quero chegar com esse artigo. No final espero que todos possamos ganhar em experiência com essas duas redes sociais para utilizá-las da melhor maneira possível para conseguir mais visitas de qualidade para nossos blogs.


O Orkut é a maior rede social do Brasil

Um fato tem que ser esclarecido logo no início, o Orkut ainda é, disparado, a maior rede social no Brasil. Ele possui 50 milhões de usuários no Brasil (87 milhões no mundo) contra 13 milhões de usuários do Facebook (500 milhões no mundo) segundo reportagem da Revista Veja publicada em 03 de março de 2011. O Gabriel Meissner publicou um artigo recentemente aqui no GF Soluções, falando justamente sobre o tamanho do Orkut (98% de penetração entre usuários de São Paulo e Rio de Janeiro, contra apenas 13% do Facebook).

Orkut-versus-Facebook

Esses números do Orkut não podem ser desprezados. Se a grande maioria do público está no Orkut, o conteúdo de nosso blog também precisa chegar lá. Mas como conseguir visitas com qualidade de uma rede social tão fragmentada como o Orkut? Estive pensando nisso por esses dias e hoje amadureci uma ideia que já estou colocando em prática.

Crie uma comunidade que reúna usuários do seu nicho

Uma das melhores ferramentas do Orkut para divulgação de um blog são as comunidades. Mas vejo muitos blogueiros utilizando essa ferramenta de maneira equivocada. Para ter sucesso em qualquer rede social você precisa pensar como um usuário comum dessa rede social.

Vou ser sincero, nunca utilizei muito o Orkut nem como rede social nem como um espaço para divulgar meus blogs. Geralmente apenas clico no botão “Promova” e envio os artigos sem nenhum critério para meus amigos no Orkut. Sempre fiquei um “pouco distante” dessa rede social. Mas recentemente redigindo minha monografia da pós graduação, que envolve web 2.0 e educação, pesquisei a utilização do Orkut, Facebook, Twitter, blogs e outras ferramentas da web 2.0 na educação, principalmente no nível superior e acabei entendendo o que os usuários que podem se interessar por meus blogs estão procurando, ou acabam encontrando, no Orkut.

Sem sombra de dúvidas as comunidades são o grande destaque do Orkut. Então o que podemos fazer é criar uma comunidade para que as pessoas interessadas no nicho do blog possam formar um público cativo e conhecedor de seu blog e de seu conhecimento naquele nicho. Dessa maneira pessoas que não o encontrariam pelo Google ou outro mecanismo, podem conhecer seu blog através do Orkut.

Dentro dessa estratégia criei a comunidade Novas tecnologias da web 2.0. Essa comunidade tem três funções básicas, a primeira é divulgar os artigos sobre novas tecnologias da web 2.0 que publico aqui no GF Soluções (artigos que não tenham relação com essa temática não serão divulgados nessa comunidade), a segunda reunir pessoas em torno do assunto, que estejam interessadas em conhecer mais sobre essas novas tecnologias, e em terceiro, conseguir indicações de novas ferramentas descobertas pelos participantes da comunidade. A comunidade foi criada enquanto escrevia esse artigo, então ainda não posso dizer se vai trazer o retorno esperado, esse é um investimento a longo prazo.

Um dos pontos negativos do Orkut (que concorrem diretamente com a divulgação de nossos blogs) são os aplicativos de jogos, como a Fazendinha Feliz, e a “cultura” de scraps, que prende o usuário no site por tempo demasiado.

O Facebook é a maior rede social do mundo

Se o Orkut ainda domina o público brasileiro, no restante do mundo o Facebook reina tranquilo, sendo seis vezes maior que o rival. E com uma taxa de crescimento muito maior, o que pode indicar que em poucos meses essa história pode mudar e o Facebook assumir a liderança por aqui também.

Outro fator muito interessante com o Facebook em relação aos blogs (e tudo que gira em torno da web 2.0) é a integração, sendo utilizado facilmente em blogs (reparem no espaço do Facebook para comentários no final do artigo) e a grande gama de sites que utilizam o usuário do Facebook para permitir o login sem a necessidade de criação de uma conta. Isso faz muita diferença, economiza tempo e atrai o usuário para o serviço.

Várias ferramentas para auxilar na divulgação de seu blog

Se o Orkut possui o recurso de comunidades, o Facebook disponibiliza um leque muito maior de possibilidades nesse sentido. Você pode criar um Grupo, como fiz apenas com blogueiros, e convidar pessoas com o mesmo interesse para participar dele. Tudo que for publicado no grupo será também enviado para o e-mail dos participantes.

  • Venha participar do Grupo de Blogueiros no Facebook

Você pode também utilizar o aplicativo NetworkedBlogs e divulgar os artigos de seu blog entre seus amigos, através dos feeds. A Clau do Mundo Blogger escreveu um excelente artigo sobre o assunto.

A maneira mais conhecida de se divulgar um blog no Facebook (pelo menos a mais utilizada e difundida) é através de uma página de fãs (curtir). Se você ainda não criou uma para seu blog, sugiro que o faça o mais rápido possível.

Uma desvantagem que vejo no Facebook é a atração que ele tem sobre os blogueiros, que muitas vezes ficam mais tempo nessa rede social do que em seus blogs, cuidando em produzir e divulgar conteúdo de qualidade.

Conclusão

Claro que existem vários outros fatores a serem comparados entre Facebook e Orkut do ponto de vista de gerar tráfego para um blog. Coloquei apenas alguns tópicos e sugestões, pois espero que possam me ajudar a construir esse artigo, relatando nos comentários as experiências que cada um tem com as duas redes sociais em seus projetos. Quais estratégias utilizam e como elas impactam nas suas visitas? Qual rede social dá mais resultado pra você? Qual traz visitas de melhor qualidade para seu nicho? Comente!

*Crédito da imagem: Revista Veja online

Gustavo Freitas
dicas blog

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.