Pular para o conteúdo

Realidade Online: um blog com cara de revista

João Magalhães acaba de lançar a Realidade online, um blog com cara de revista. Com sua experiência como editor ele se propôs a mais esse desafio. Só o tempo dirá se o ROL irá conquistar o espaço merecido na blogosfera, mas independente disso já estou participando do projeto como autor. No mínimo já ganho experiência em trabalhar com um editor profissional, já que pretendo escrever um livro baseado em minha monografia no final do ano que vem!

Para fazer essa matéria entramos em contato por e-mail com o João e ele se mostrou muito prestativo nas respostas e esclarecimentos, segue abaixo a entrevista na íntegra.

Blog do Gustavo: O que é a Realidade Online?

João: A Realidade Online (ROL) é um blog que pretende ser a revista dos internautas brasileiros. A receita editorial é a de uma revista semanal de assuntos gerais, a exemplo da Veja. Só que a ROL é diária.

Blog do Gustavo: Como surgiu a ideia de criar uma Revista online?

João: A idéia surgiu desde que coloquei no ar o Repórter Net, blog que pretendia ser porta-voz de tudo o que acontecia no mundo e que ia parar na Web. Como revisteiro que fui – diretor de revistas da Editora da Globo – achei que poderia pôr online o que muitas vezes fiz no papel impresso. Fui criador de revistas de sucesso como Destino, Querida e Crescer. Dei à diretoria da Globo,quando lá trabalhei, de 1980 a 1996, a idéia de lançar uma semanal, que viria a ser a Época. Mas, quando essa revista foi lançada eu já não estava mais na empresa.

Ganhar dinheiro com blog

Blog do Gustavo: Qual o público da ROL?

João: O público da Realidade Online (ROL) é todo e qualquer internauta que gosta de ler e quer encontrar coisas diferentes, que não estão em outros sites ou, se estão, foi na base do copie e cole. A ROL quer ser também uma publicação opinativa e não apenas noticiosa. A linguagem é informal – ela fala diretamente com o leitor, não fica distante dele. Ou seja, a ROL jamais tratará seu público no plural, mas, sim, no singular. Não dirá, se for o caso, vocês, caros leitores, mas, sim, você, caro leitor, porque o leitor é único, é especial.

Blog do Gustavo: Cite uma grande diferença entre uma revista impressa e uma online.

João: A grande diferença é que um revista online pode ser folheada a qualquer momento por milhões de pessoas em todo o mundo, enquanto uma revista impressa está lá, nas bancas, esperando que alguém a compre – alguém do país onde ela foi publicada, se sua circulação for nacional. Outro fator que diferencia bastante as duas mídias é que a revista online pode ser diária e atualizada em questão de minutos, ao passo que a revista impressa pode, no máximo, ser semanal.

Desse modo, os artigos que ela contém devem ter gás suciente para sobreviveram ao período em questão. Tem ainda o fator custo. Fica muito caro fazer uma revista impressa. Se não houver receita de publicidade e de banca que dêem uma margem de lucro de pelo menos 35 %, ela acaba morrendo. Já a revista online tem custo financeiro mínimo. Um jornalista experiente pode fazê-la sozinho, embora a tarefa exija tempo e boa saúde tanto física quanto mental. Some-se a isso o fato de que ela, em geral, é grátis.

Blog do Gustavo: Como se tornar um autor na ROL.?

João: Para se tornar um autor da ROL basta ser especialista em algum assunto, digamos, cinema, tecnologia, ciência etc. e escrever bem. No caso,escrever bem é sinônimo de raciocínio lógico e de fazer bom uso do célebre quarteto da informação: onde, como, quando e por quê.

Blog do Gustavo: E o Repórter Net, terminou?

João: O Repórter Net, infelizmente, não irá mais ao ar. Um vândalo invejoso invadiu o blog ( ele estava chegando a 10.000 visitas únicas/dia) , desfigurou-o, apagou vários arquivos e, como eu cometi o desatino de não ter feito backup, não houve como reconstruí-lo. Fica a marca, que, por sinal, acho muito boa.

Blog do Gustavo: Use esse espaço para dizer algo para os leitores.

João: O que dizer ao leitor? Bem, você, prezado leitor, terá um produto versátil e de boa qualidade, graciosamente, e do qual e pode participar se quiser. As portas da (vamos chamar de revista em vez de blog?) Realidade Online estão abertas a todos os que quiserem dar sua colaboração, desde que respeitem a receita editorial e as normas de redação e de ética profissional.

João S Magalhães
Jornalista
Ex-diretor de revistas da Editora Globo, e editor de tecnologia (licenciado) do Portal do Estadão
Membro da Anistia Internacional
Membro do Repórteres Sem Fronteiras
http://www.reporternet.com.br

3 comentários em “Realidade Online: um blog com cara de revista”

  1. Parabéns pela entrevista com o eminente jornalista João Magalhães. Senti apenas não ter postado nenhum dado sobre ele ou contato, posto que o blog ROL citado está suspenso.
    Na expectativa de um retorno e possível contato do João Magalhães fico desde ja grata.
    Elaine Blach

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.