Se você não viveu os primeiros anos da internet e gostaria de saber como seria navegar por sites conhecidos como Yahoo!, Microsoft, Google, UOL e outros nos primórdios, o site Wayback Machine irá lhe ajudar nessa tarefa nostálgica.
Esse artigo foi publicado originalmente em 18 de novembro de 2011 e atualizado em 12 de março de 2018.
O Wayback Machine é um site que funciona como uma máquina do tempo da internet. No site você encontra mais de 150 bilhões de páginas web arquivadas, desde 1996.
Mas o projeto vai muito mais além de apenas manter registros das páginas da internet. O projeto Coleções da Web mantém registros de vários acontecimentos, como por exemplo o registro histórico da devastação causada pelo furacão Katrina, com mais de 25 milhões de página únicas em mais de 1.500 sites.
Existe também uma sobre o 11 de setembro e sobre os pioneiros da web e vários outros.
Como utilizar o Wayback Machine para visitar páginas do passado
Você quer saber como era uma página da internet no passado? É muito simples, vamos fazer o teste com o site da UOL.
- Acesse http://www.archive.org/web/web.php
- Em The wayback machine digite http://www.uol.com.br e clique em Take Me Back
- Pela imagem abaixo vemos que o primeiro registro foi em 23 de dezembro de 1.996
- Para ver a página nessa data, clique na data mostrada, ou então no quadro 1.996. Se quiser ver em outro ano, basta clicar sobre ele ou no calendário abaixo.
- Confira como era a página da UOL em dezembro de 1.996.
Você pode ir passando para outras datas, utilizando o menu superior. Você fazer esse procedimento com qualquer site que quiser na internet.
Teste por exemplo com o GF Soluções. Clique aqui e veja como fomos evoluindo nosso template e artigos ao longos dos anos. A primeira aparição foi em 31 de janeiro de 2008, quando ainda era um site e não um blog, como conhecemos hoje. Outro detalhe é que nessa época ele era construído com o CMS Joomla e não com WordPress.
E você, o que achou do Wayback Machine?
Que demais! Será muito útil com toda certeza.
Incrível, e eu não sabia que existia um serviço assim, podendo ser de grande valia para estudantes que procuram informações na internet sobre determinado assunto que aconteceu no passado. Fantástica dica.
Marques,
obrigado pelo comentário.
Abraço.