WordPress 2.8: instalando em seu computador

Já ensinei aqui no blog como instalar o wordpress no computador, mas foi na versão 2.6. Com o anúncio da liberação do download da versão beta do WordPress 2.8, e a curiosidade que esse tipo de atualização costuma trazer, resolvi fazer a instalação dessa nova versão no computador.

→ Vídeo aula – Como instalar o WordPress numa hospedagem grátis


Dessa forma não corro riscos instalando em um ambiente de produção e ainda posso tê-lo em qualquer situação, mesmo quando a internet não estiver disponível no notebook.

WordPress at DrupalCamp
Creative Commons License photo credit: Risager

O primeiro passo é fazer o download dos programas necessários para rodar o WordPress no Windows.

download Easyphp

download WordPress

Após fazer o download vamos instalar o Easyphp. Dê dois cliques no executável EasyPHP-3.0-setup.exe. O restante da instalação do Easyphp é apenas ir avançando, sem nenhuma configuração necessária. Após a instalação o programa já estará rodando o servidor apache o servidor MySQL que serão necessários para rodar o WordPress localmente.

Agora é necessário criar um banco de dados no MySQL para que o WordPress possa ser instalado. Abra o browser e digite http://localhost/home/mysql. O phpMyadmin será aberto. Se o aplicativo não abrir dê dois cliques sobre o ícone do Easyphp ao lado do relógio (a letra “e” em preto e vermelho) e verifique se o Apache e o MySQL estão funcionando, se não estiver clique sobre o botão do aplicativo que não está funcinando e em iniciar. Se você estiver utillizando o Skype, será necessário fechá-lo enquanto estiver rodando o Easyphp.

No phpMyadmin no campo “criar novo banco de dados” coloque wordpress_local e clique em “criar”. Aparecerá uma mensagem no alto da tela informando o que aconteceu. Se a mensagem for “Database wordpress_local has been created” está tudo ok, se der uma mensagem de erro verifique novamente o Easyphp e faça o processo novamente.

Agora clique em “wordpress_local” no lado esquerdo do phpMyadmin. O banco recém criado será aberto. Clique em privilégios no menu horizontal. Aparecerá o único usuário do banco de dados, o usuário root. Clique em Editar Privilégios no final da linha relativa a esse usuário. Desça a página até a opção Alterar a Senha. Selecione Sem Senha e clique em Executar. Nunca faça isso em uma instalação do wordpress que será acessada por outras pessoas. Fizemos isso pois essa instalação será local, somente para testes. Agora podemos passar para a instalação do wordpress. Feche o phpMyadmin.

Agora descompacte a pasta do wordpress dentro do caminho da instalação do Easyphp. Se você não mudou nada na hora da instalação descompacte em C:Arquivos de programasEasyPHP 3.0www. Após descompactar, se quiser mudar o nome da pasta ou o caminho fique a vontade. Vai funcionar assim, se você deixar o nome da pasta padrão você abrirá o browser e digitará http://localhost/wordpress. Se você mudar o nome da pasta você digitará http://localhost/nome_da_pasta. Agora se quiser digitar apenas http://localhost e abrir o wordpress basta copiar tudo que está dentro da pasta wordpress e colocar dentro da pasta www. É o que chamamos de instalação na raiz do domínio.

Vou fazer normalmente, sem mudar o nome da pasta, então abra o browser e digite http://localhost/wordpress. Na próxima tela clique em “Create a configuration file” ou seja, vamos criar o arquivo de configuração do wordpress. Na próxima tela será dada as boas vindas e descrito o que você precisará fazer. Clique em “Let’s Go”. Na próxima tela siga o modelo da imagem e digite os dados solicitados.

1243677530-clip-12kb

Clique agora em Run the Install. Em Blog Title coloque o nome de seu blog. Vou colocar GF Soluções e em Your E-mail coloque um e-mail válido, o wordpress usará esse e-mail para enviar sua senha que será criada aleatóriamente no próximo passo. Clique em Install WordPress. Aparecerá uma tela com o usuário Admin e a senha aleatória criada. Copie essa senha e clique em Log In. Digite o usuário Admin e a senha aleatória e entre na área administrativa do seu blog local.

Acesse o menu Users – Authors & Users – clique sobre o autor Admin e altere sua senha para que você não venha a esquecer aquela aleatória que foi criada. Pronto, já temos o wordpress 2.8 instalado e agora vamos fazer alguns testes. Espero que tenha sido útil.

Confira aqui outras dicas e notícias sobre o WordPress

Confira aqui dicas para seu blog

Você já conhece o Ideias Soltas?

WordPress 2.8: instalando em seu computador
5 (100%) 1 vote

54 thoughts on “WordPress 2.8: instalando em seu computador”

Deixe uma resposta