Como personalizar a url do seu perfil do Google+ no seu próprio domínio

Em outro artigo eu ensinei como personalizar a url do seu perfil do Google Plus utilizando o serviço GPlus. Alguns leitores acharam o serviço arriscado, já que poderia ser utilizado para outros fins. Através de um e-mail que recebi comecei a pensar numa maneira que não trouxesse riscos para a segurança de seu perfil e que ainda fosse integrado ao seu domínio. Por exemplo, para acessar o meu perfil do Google Plus agora basta você clicar em gfsolucoes.net/plus, para as outras redes sociais basta ir trocando o final, ou seja, gfsolucoes.net/facebook, gfsolucoes.net/twitter. Dessa maneira você padroniza seus perfis e dá destaque para seu domínio.

O procedimento que vou ensinar é para quem tem um domínio com hospedagem própria, e será através de um redirecionamento 301, ou seja, quando a pessoa digita a url passada acima um código 301 informa que na verdade a página a ser aberta é outra, isso é feito com um pequeno código em php.

google+, plus, url, amigavel

Se você tem um domínio mas seu blog está na plataforma Blogger, talvez esse artigo lhe ajude a criar um redirecionamento de plus.seudominio.com para seu perfil do Google Plus ou outro perfil de rede social. Mas se alguém conhecer uma outra maneira de fazer e quiser citar nos comentários, ou até mesmo escrever um guest post para o GF Soluções, basta entrar em contato.

Vamos aos procedimentos para você que tem um domínio próprio com hospedagem:
  1. Acesse seu serviço de hospedagem via FTP (eu utilizo pra isso o Filezilla)
  2. Crie uma pasta na raíz do seu domínio, por exemplo, para o Google Plus você pode criar uma página chamada plus ou google+
  3. Agora abra o notepad e cole nele o código abaixo
    <?php
    Header( "HTTP/1.1 301 Moved Permanently" );
    Header( "Location: https://plus.google.com/111641007389746803820/posts" );
    ?>
  4. O código acima informa que é um redirecionamento 301 permanente e informa o caminho que deve ser seguido. Onde está em vermelho substitua pelo perfil que deseja que o navegador abra
  5. Para salvar clique em Arquivo – Salvar como, em tipo selecione Todos os arquivos e em Nome coloque index.php
  6. Clique em salvar e faça o upload do arquivo index.php para a pasta que criou no seu host (hospedagem)
  7. Teste acessando em seu navegador a url amigável que criou e confira se está redirecionando
  8. Se não der certo, tente apagar as aspas do código e digite-as novamente (pode acontecer esse tipo de erro)

Agora crie sua url amigável para qualquer serviço que quiser e repasse para seus amigos. É muito mais fácil lembrar de gfsolucoes.net/plus do que de https://plus.google.com/111641007389746803820/posts não acham? Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Se quiser também pode deixar sua url amigável para seu perfil no Google Plus, desde que seja da maneira que ensinei aqui. Até a próxima.

Atualização em 12 de julho de 2011

O Matheus do Informática Inteligente criou um artigo ensinando a utilizar um plugin no WordPress, quem tiver dificuldade em fazer isso e quiser utilizar o plugin, basta ler o artigo Crie urls personalizadas para os links de afiliados.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Assim que publiquei um post falando do gocodes, vi que o Matheus também já havia feito. Foi mais rápido no gatilho… hehehe. 😉
      Abraço Forte!

    2. Coloquei esses redirecionamentos (para o Facebook e Twitter) no meu blog. Boa dica!

      Um abraço,

      Isaac Ribeiro

    3. Olá Gustavo,

      Gostei do artigo, é sempre interessante facilitar o máximo possível as URLs. Assim é possível conseguir mais pessoas seguindo nossos perfis nas redes sociais.

      Gostaria apenas de acrescentar mais uma maneira de fazer isso, se a pessoa possui a plataforma WordPress no seu blog, pode criar esta URL com o plugin GoCodes, e assim evita ter que criar um pasta e um arquivo PHP.

      Abraço!

    4. Excelente idéia, simples mas brilhante! Ótima sacada! Parabéns!

    Deixe uma resposta