Sua empresa está blogando?

A cultura do blog está, aos poucos, criando raízes no meio corporativo. Profissionais estão cultivando relações com parceiros, clientes e colegas através dessa ferramenta com características tão pessoais. Embora algumas empresas ainda repreendam seus funcionários por blogar no local de trabalho, outras estão enxergando um potencial e incentivando essa prática e buscando os blogs para se relacionar com a blogosfera e com potenciais clientes e parceiros.

Blog Corporativo

Um blog corporativo, segundo a Wikipédia, é um blog utilizado dentro do cotidiano das empresas. Pela sua facilidade de criação e atualização os blogs ganharam espaço entre as pessoas, mas um blog corporativo precisa ser planejado para não prejudicar a imagem da empresa. A utilização de blogs nas empresas pode ocorrer de duas formas:

  1. A criação e o uso do blog nos processos do negócio, como interação com parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores, através de comentários e artigos postados.
  2. Busca em blogs já existentes de informações relevantes sobre o mercado e suas tendências.

A estrada é escorregadia, muita cautela

filme de terror
Creative Commons License photo credit: vcheregati

As empresas precisam ser cuidadosas ao entrar na “estrada escorregadia” da blogosfera, ter uma boa reputação nela é tão, ou mais, importante que no mundo real, pois tudo que é escrito e discutido fica registrado e será localizado pelos buscadores. Por outro lado é preciso encarar o desafio e conquistar o terreno, pois o seu concorrente está de olho nele. Ter um blog corporativo é mostrar ao cliente que a empresa possui um rosto humano, e para isso é necessário um planejamento estratégico cuidadoso.

Um dos erros mais graves de algumas empresas é criar um blog apenas como um canal para divulgar e reforçar a mensagem oficial da empresa. Um blog de propaganda e divulgação não é o que o cliente quer, ele quer fazer comentários, criticar, discutir, sugerir melhorias e produtos a serem desenvolvidos. O cliente quer interagir com a empresa através de um blog comum, onde ele opina e critica e é valorizado por isso.

As empresas estão blogando

As empresas estão engajadas nessa nova cultura. Segue relação com alguns blogs corporativos:

  • Natura – A emrpesa de cosméticos Natura disponibiliza através do Blog Consultoria um canal aberto com parceiros e clientes, dando dicas de vendas, de beleza e ouvindo críticas, sugestões e elogios através dos comentários que não possuem moderação.
  • Claro – A Claro foi a primeira empresa do segmento de telecomunicações a criar um blog corporativo e agora está sendo seguida pelo Vivo, que lançou seu blog recentemente. É um avanço, já que as operadoras estão no topo do ranking de reclamações.
  • HSBC – O presidente mantém um blog interno, e os funcionários podem acessar e se comunicar com o presidente por ele. Tem sido muito utilizado segundo divulgação do banco. Não há, ainda, planos para criar um blog aberto aos clientes, mas é um grande avanço a abertura de um canal direto entre funcionários e a presidência de um banco do porte do HSBC.
  • Locaweb – A empresa de hospedagem Locaweb criou em Fevereiro desse ano o blog que traz dicas sobre tecnologia e produtos e serviços oferecidos pela empresa. Outras empresas de hospedagem estão “acordando” para esse canal de comunicação, como a Zooming.

Os executivos estão blogando

Um ótimo exemplo de executivo que bloga é Jonathan Schwartz, CEO da empresa Sun MicroSystems, que é considerado um dos primeiros executivos a ter conversas online com funcionários, parceiros, acionistas e clientes através de um blog. Schwartz tem encorajado os funcionários da Sun a criarem seus blogs, mas essa é uma postura que desagrada os executivos adeptos das abordagens tradicionais, como a comunicação através de e-mail.

A IBM possui mais de 50 blogs de executivos, o que demonstra que mesmo empresas consideradas conservadoras estão atentas ao grande público que os blogs estão atraindo. Um desses blogs é de Mário Costa, Gerente Técnico de Lotus da IBM Brasil. Mostrando como gosta de blogar ele mantém um blog pessoal também.

Conclusão

Os blogs corporativos são um canal de comunicação que pode, e deve, ser utilizado pelas empresas para estreitar o relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores e funcionários. Mas é necessário um planejamento cuidadoso e envolvendo pessoas que tenham conhecimento de como funciona a blogosfera. A empresa pode ganhar, mas também pode perder muito com um blog. Planejamento é tudo!

Para os que querem se aprofundar ainda mais nesse assunto, recomendo um ótimo livro que li esse ano, Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Outro livro muito comentado é o Blog Corporativo, de Fábio Cipriani, que ainda não li, mas está na minha lista de aquisições para o final do ano. Mais detalhes sobre os blogs corporativos podem ser encontrados, em constante atualização, na Wiki do blog Corporativo, de Fábio Cipriani.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Vlw, pela dica gustavo, vou ter que fazer isso mesmo..pra ve se abro os olhos do kra……

    2. Muito legal seu post!
      Estou concluindo o curso de RP e minha monografia mostra os blogs como uma ferramenta de RP, esses blogs corporativos que tu citaste fazem parte da minha análise de conteúdo!

      Abração!

    3. @Bruno – não é fácil essa situação, o que aconselho é imprimir alguns textos que falam sobre artigos em blogs e entregar para ele ler,
      um abraço e boa sorte!

    4. Excelente esse post, onde trabalho estou tentando implementar mas ta dificil, o chefe so que r colocar o conteudo q vem da cabeça, dele e naum o q os usarios querem saber….

    5. @Alexandre,
      você expôs muito bem o que um blog pode fazer por uma empresa, independente do tamanho ou público alvo.
      um abraço.

    6. Wladimir,
      com certeza o blog está sendo visto com bons olhos por várias empresas sérias.
      um abraço.

    7. Wladimir

      Muito bom o artigo, que o blog possa ser visto por todos com mais seriedade.

      Parabéns pelo post

      Wladimir Escreveu um post sobre… O Olho que tudo Vêe (Parte 2) FIM

    Deixe uma resposta