TIC na Educação: O EAD no apoio ao Ensino

Este é um Guest Post enviado por Adriano Luz, fundador do blog Afiliados na Web, que é focado em Programa de Afiliados e rentabilização de blogs.

Continuando a série de artigos sobre TIC na Educação que o Gustavo Freitas tem gerido com maestria, vamos falar um pouco sobre EAD e a sua importante missão na educação.

EAD, ou ensino a distância, é o método de ensino que encoraja o auto-aprendizado, onde há a separação física entre o aluno e o professor, podendo professor e aluno estarem interligados com utilização de tecnologia, como internet, rádio, TV, vídeo, mídias, telefone e outros aparelhos tecnológicos.

Segundo definição da própria Wikipedia,

“A EaD, em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade”.

Tic na educação o ensino via EAD

Este tipo de tecnologia tem possibilitado acesso a muitos novos alunos, devido a redução de custos por parte das instituições de ensino e consequente redução de valores dos cursos. Além disso, um mesmo professor é capaz de compartilhar seus conhecimentos com alunos que estejam geograficamente bastante distantes, bastando ter a tecnologia suficiente para que suas informações sejam compartilhadas.

Alguns números a respeito do EAD no Brasil

Segundo dados da ABRAED (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação a distância), mais de 2,5 milhões de Brasileiros estudaram em cursos EAD no ano de 2007, que tem seu foco maior na região sudeste do país. Para ter uma ideia da representatividade desta região, no ano de 2005 cerca de 50% dos alunos estudando através de EAD estavam nesta região, número na qual mudou em 2007, cuja região Sul do país apresentou um crescimento.

Quais os princípios da construção do conhecimento EAD?

A EAD pode ser realizada da mesma forma que a educação convencional e é mais adequada para adultos, principalmente para os que já possuem alguma experiência fundamentada de aprendizagem através de pesquisa, como vemos em muitos cursos de pós-graduação. No EAD, parte de suas aulas podem ser realizadas também presencialmente, sendo que boa parte das instituições de ensino que oferecem EAD também possuem cursos presencial.

Em vários casos, já é possível inserir interatividade no EAD, onde professores chamam em determinados momentos professores externos para agregar alguma informação, alunos dialogam com professores e assim se dá a construção do conhecimento.

Conclusão

Utilizar o EAD na educação é uma tendência do momento e futuro, onde cada vez mais a tecnologia faz parte da vida das pessoas. Com o avanço da tecnologia, o conceito do “não presencial” tem ficado cada vez mais comum para as pessoas e as barreiras tem sido quebradas. EAD é mais um exemplo de TIC na educação, onde a tecnologia tem auxiliado o aprendizado e feito com que este novo padrão se difunda cada vez mais.

Um abraço a todos e até breve!

Crédito da imagem: Wikipédia

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    5 Comentários

    1. Gustavo, o post do Adriano ficou fantástico!

      O Ensino a Distância de fato está fortalecido no Brasil e cresce cada vez mais. A qualidade oferecida também acompanha o crescimento. Concordo plenamente com a afirmação de que esse formato educacional é uma tendência. Irreversível, Afirmo.

      Parabéns ao Adriano, pelo texto e ao Gustavo, por possibilitar o compartilhamento da informação.

      Abraço!

      • Laurentino,
        obrigado pelo comentário.
        O Ensino a Distância é, atualmente, o grande motivador para os estudantes distantes dos grandes centros. Eu mesmo estou agora a fazer um MBA em Marketing que não teria como fazer se não fosse o EAD.
        Abraço e obrigado pelo comentário.

      • Ola Laurentino,

        O EAD é uma revolução da tecnologia em favor da educação. Concordo contigo quando diz que é uma tendência irreversível.

        Muito obrigado pelo elogio.

        Um grande abraço
        Adriano

    Deixe uma resposta