Em outras oportunidades já falei aqui no GF Soluções sobre ferramentas que podem auxiliar os professores na sala de aula. Entre elas citei o blog e vários outros aplicativos de Web 2.0 como wikis e redes sociais.
Quem acompanha o GF Soluções sabe inclusive que o tema de minha monografia da pós graduação foi justamente em cima das ferramentas web 2.0 que podiam auxiliar a preparação do profissional no Ensino Superior.
- O blog como ferramenta pedagógica
- Monografia: Como a web 2.0 pode revolucionar o processo de construção do profissional colaborativo no Ensino Superior
- Teleduc, software livre para criação e administração de cursos online
Atualmente estou totalmente inserido dentro do contexto pedagógico, já que estou lecionando na Faculdade Pitágoras de Linhares. Então minha visão se aprofundou ainda mais no assunto e resolvi fazer uma relação de ferramentas que podem auxiliar os professores (independente da faixa etária que trabalhem) a utilizar a Web 2.0 em suas disciplinas.
5 ferramentas que podem transformar a sala de aula
- WordPress – É um gerenciador de conteúdo (CMS) de código aberto. Com o WordPress instalado em um servidor web você pode construir desde um simples blog como, com conhecimentos mais avançados, construir todo um ambiente de interação entre alunos, pais e professores da instituição de ensino. Aqui mesmo no blog você encontra várias dicas de como utilizar o WordPress, já que ele é criado com esse CMS. O WordPress é gratuito, em português e pode ser baixado no WordPress.org.
- Claroline – É uma plataforma ensino de código aberto que permite aos professores construir cursos online e gerenciar a aprendizagem online. Confesso que ainda não conhecia o Claroline e ele foi a inspiração para que eu escrevesse esse artigo. Estou até interessado em começar algum projeto com ele, de testes, para avaliar seu potencial. Se o fizer, escrevo algo a respeito. O Claroline pode ser baixado gratuitamente no claroline.net.
- Moodle – É uma plataforma de código aberto idealizada para produzir cursos baseados na internet. O Moodle é um Sistema Open Source de Gerenciamento de Cursos – Course Management System (CMS), também conhecido como Learning Management System (LMS) ou um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Tornou-se muito popular entre os educadores de todo o mundo como uma ferramenta para criar sites de web dinâmicos para seus alunos. O Moodle pode ser baixado gratuitamente em moodle.org.
- MediaWiki – O MediaWiki é um programa que permite criar um site na internet com páginas que podem ser editadas pelos utilizadores. É o programa utilizado para gerenciar a Wikipédia. Você pode fazer o download da MediaWiki no Mediawiki.org.
- i-Educar – É um software de gestão escolar, desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (CTIMA), departamento responsável pela implantação de novas tecnologias na Prefeitura Municipal de Itajaí (SC). O foco do seu desenvolvimento é a gestão eficaz do sistema de ensino escolar, principalmente na esfera pública, se tornando ideal para instalação na rede de educação de uma cidade. O programa pode ser baixado no Portal do Software Público Brasileiro.
Conclusão
Espero que essa relação com 5 ferramentas possa auxiliar você, educador, a transformar a sala de aula, principalmente levando a sala de aula para fora da escola. Pense nisso e se precisar de ajuda, estou à disposição nos comentários.
E você, conhece alguma outra ferramenta gratuita que possa ser utilizada na educação? Deixe nos comentários.
Prezado Gustavo, bom dia!
Sou pedagoga professora universitária no DF, também estou iniciando um projeto social e educacional, chamado Fundação Barros, que atenderá comunidades carentes e quilombolas, queremos implantar cursos técnicos e profissionalizantes usando uma ferramenta EAD. Assim adorei o seu artigo e gostaria de saber se podemos manter contatos para uma possivel consultoria.
Grata!
Fátima Barros
Maria de Fátima,
claro que pode manter contato,
sucesso com o projeto.
Opa, gostei deste artigo heins Gustavo. Parabéns. Estes dias estavamos fazendo um curso On-line pela Fundação Bradesco onde o assunto era este: educação nas escolas com a ajuda da tecnologia digital e apostamos que isso pode fazer a diferença e é possível. As diversas ajudas e ferramentas que você mencionou só provou que isso é mais possível. Umm abraço
Com certeza é possível e já acontece muito, principalmente aqui no Brasil.
Abraço.
Como instalar o I-Educar?
Santiago,
sugiro que entre em contato com a prefeitura de sua cidade, pois o i-Educar é indicado para administração da educação municipal.
Abraço.