Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Como a Web 2.0 pode revolucionar o processo de construção do profissional colaborativo no ensino superior

Como já havia relatado aqui em alguns artigos, estava preparando minha monografia para a pós graduação de Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior. Na última quarta-feira (20/04/2011) apresentei e fui aprovado (nota 9), e agora venha a público disponibilizar minha monografia para quem quiser conhecer o teor da mesma, e quem sabe, até mesmo utilizá-la como base para algum projeto na área ou como uma das bases teóricas para uma futura monografia.

O tema abordado foi “Como a Web 2.0 pode revolucionar  o processo de construção do profissional colaborativo no ensino superior“, onde demonstro que as ferramentas de web 2.0 como blogs, wikis e redes sociais podem ser utilizadas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Meu foco é no ensino superior, mas dou alguns exemplos também de utilização na educação básica.


Segue o resumo do trabalho

Esse trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas na sociedade com a popularização da internet e o surgimento das ferramentas de web 2.0 e as mudanças ocorridas nas empresas e no mercado de trabalho com a chegada dessas novas tecnologias. Com a chegada da Era da Informação, as novas tecnologias e a internet (juntamente com as ferramentas da web 2.0) a geração digital pode participar na economia, principalmente com a colaboração em massa em aplicativos com a enciclopédia virtual Wikipédia. Diante dessas mudanças a web 2.0, através de ferramentas como blogs, wikis, webquests, softwares educativos e redes sociais (orkut, twitter) se apresenta como uma ferramenta que pode auxiliar os professores na tarefa de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas, e, no contexto desse trabalho no ensino superior, preparando assim o aluno para entrar no mercado de trabalho, analisando ainda o papel que a web 2.0 está desempenhando atualmente nas empresas, principalmente no Brasil.

Se quiser fazer o download da monografia (esse ainda não é o arquivo oficial, mas se houver alguma alteração irei divulgar aqui) basta clicar no link abaixo.

Gustavo Freitas
web 2.0

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.