Como instalar um antivirus no pendrive fácil

Como instalar um antivirus no pendrive.

Você já imaginou poder levar seu antivírus com você, para onde for? Com o avanço da tecnologia de armazenamento e a queda nos preços, o pendrive se tornou uma maneira barata e cômoda de transportar arquivos e programas favoritos. Com o antivírus ClamWinPortable 0.93.1 (compatível com Windows 98/Me/2000/XP/2003), baseado no antivírus de código aberto de mesmo nome, e que é conhecido por ser simples de utilizar e consumir poucos recursos do sistema é possível realizar essa façanha.


Esse programa também pode ser instalado num cd (o site oficial ensina como fazer essa proeza), embora percamos a capacidade de atualizarmos o banco de dados constantemente, mais pode ser útil numa emergência. A escolha desse antivírus se deu por vários fatores entre eles: código aberto (você pode baixar o código fonte e fazer alterações no programa), mais de 2.500 milhões downloads só no site oficial do programa, atualizações constantes e grande preocupação com correção de bugs.

Como instalar um antivirus no pendrive

  1. Faça o download aqui e salve no disco rígido do computador
  2. Quando terminar o download, abra a pasta em que salvou o programa e de dois cliques no instalador – Next – Browse (escolha a letra correspondente ao pendrive ou outro dispositivo portátil compatível) e dê Ok – depois Install
  3. A instalação dará início, o tempo gasto dependerá da velocidade de sua porta USB e seu dispositivo
  4. Ao término da instalação clique em Finish

antivirus no pendrive

Como utilizar o ClanWin no pendrive

Abra o pen drive e localize a pasta ClamWinPortable, dentro dela clique no aplicativo ClamWinPortable e abrirá uma tela perguntando se deseja atualizar as definições da base de dados, clique em Sim e aguarde o programa baixar as atualizações (como é a primeira vez pode demorar alguns minutos). Nas próximas vezes em que quiser atualizar o programa clique em Tools – Download Virus Database Update e aguarde o programa procurar por atualizações.

antivirus pendrive

Após a conclusão da atualização o antivírus abrirá a tela principal. A partir daqui é como utilizar um antivírus comum (instalado no HD). Selecione a unidade que deseja scanear e clique em File – Scan Files. Se quiser scanear apenas os programas residentes na memória do computador clique em File – Scan Memory.

Conclusão

A grande utilidade desse programa, em minha opinião, é poder levar um antivírus atualizado a computadores que não possuem antivírus ou que não tem acesso à internet para serem atualizados. Dessa forma ao copiar um arquivo desse computador para seu dispositivo móvel você pode examiná-lo antes para saber se contem algum arquivo malicioso. Esse portable não substitui o seu programa antivírus instalado em sua máquina.

Update em 08 de Abril de 2009

Se o problema é com o autorun.inf leia o artigo abaixo e resolva seu problema em definitivo.

Como instalar um antivirus no pendrive fácil
4 (80%) 1 vote

67 thoughts on “Como instalar um antivirus no pendrive fácil”

    • Bom dia,
      Eu não entendi como funciona o ClanWin após ler o texto acima. O ClanWin não vai ativar a proteção ao ser detectada a ameaça ? Deve-se fazer a scaneamento da máquina ao colocar o pen drive ? Eu achei que ele agiria por si só, por isso instalei.

      Abraço a todos

  • tenho um virus no meu pen drive, não sei aonde e nao consigo tirar. se crio pastas aparecem um monte de arquivos e pastas com nomes estranhos. que não consigo excluir. se passo musicas imagens e videos para o pen drive quase tudo fica corrompido, ~já formatei de varios jeitos e esse virus não saiu.como faço para tirar esse virus?

    • Vá em Meu Computador,click com o botão direito em seu pendriver,vá em propriedade, depois em ferramentas, vá na opção verificar erros e seleciona verificar agora, mande corrigir erros do sistema de arquivos automaticamente, e iniciar, depois seleciona a outra opção procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los e iniciar… sempre fiz assim e funcionou. Beleza, depois me diga como ficou.

  • GOSTEI DAS DICAS MAS SERA Q DEVO CONFIAR
    GOSTARIA Q ME ENVIACEM TODOS OS PASSOS DE INSTALAÇAO NO MEU IMAIL PARA Q EU NAO ME ENGANO OU CRIO DUVIDAS .AGRADECERIA ,M.SANTANA DE ANGOLA.

  • nao consegui escanear meu pen drive o icone scan fica inativo.por favor me diga como scanear meu pen drive com este antivirus . aguardo resposta. me mande pelo e-mail . obrigado

  • Olá, alguem me ajuda, instalei o antivirus ClamWin normalmente, atualizei as vacinas tudo ok, o programa esta abrindo normal, porém a opção SCAN, fica apagado, mesmo selecionando qual pasta deseja scanear.

    Obrigado!!!

  • Olá, eu tenho um pendrive SANDISK 1.0 GB. Toda vez que coloco em meu computador ou em qualquer outro na LAN HOUSE mostra no Meu Computador dois discos removível, quando eu tento abrir ou executar não tem jeito de ver os arquivos que tenho gravados nele. Não tem como formatar. Acho que é algum vírus que entrou através do computador na LAN HOUSE.
    Se puder me ajudar te agradeço muito.
    Abraço!

  • Olha o McAfee é bom sim mas eu resolvi mudar pro NOD32. Ele é mais leve, mais rápido e encontra muito mais coisa que o McAfee. Sempre mantive tudo atualizado já que minha adsl é de 10 mb. Baixo atualização direto e o NOD32 se mostrou mais eficiente que o McAfee e Kaspersky. O Kaspersky eu uso no Celular, em modo mobile ele é muito bom mas no PC deixou um pouco a desejar.
    Se mesmo depois de todas as dúvidas e respostas aqui postado vc não ter total confiança, antes de executar um arquivo pdoe mandar pro http://www.virustotal.com/ q lá ele escaneia o arquivo e dá o resultado conforme o DB de vários antivirus do mercado. Por esse site mesmo descobri que o NOD32 detecta mais coisas que o McAfee e Avast e Kaspersky.
    dúvidas estou a disposição don_drico@hotmail.com no msn

  • Olá, a algum tempo atras peguei um virus no meu pen drive passei pra minha maquina e pros meus cartões de memoria, não queria jogar fora nenhum deles e o virús que ficou na maquina eu desabilitei no menu executar pq não consegui tirar ele, Era um virus de inicialização, acontece que nenhum anti virus gratis e profissional conseguiu limpar o virus por isso desabilitei, sera que passando esse anti virus eu consigo remove – lo do pen drive e dos cartoes de memoria sem reativar o virus do pc?!
    Espero resposta e agradeço desde já.

  • Melhor antivírus é aquele que estar atualizado com suas vacinas. Claro que existe gosto pra cada um no mercado e que se adptou ao seu sistema e sua comodidade, existe vários antivirus excelente se não fosse assim não teria a briga por posição no Rank e o Top de Segurança dos Antivírus.

    Abraços,
    By RADIN

  • Boa noite pessoal… seguinte… muitas dúvidas estão acontecendo devido ao uso do anti-vírus num pendrive… vou tentar ajudar a esclarecer ao máximo, pois muitas perguntas já tem a resposta nas outras mensagens….

    O ANTIVIRUS CLAMWINPARTABLE deve ser instalado e utilizado como na instalação acima, ele ajuda o pendrive a NAO SER INFECTADO PELO COMPUTADOR CONECTADO, porém, ele pode ser usado para fazer um scaneamento no computador ou notebook conectado, ele não queima pendrive, ele não danifica arquivos, quem queima o pendrive primeiramente é o usuário, depois a placa mãe ou conexão usb, e quem danifica os arquivos é o vírus e o usuário, então sempre antes de DESCONECTAR O PENDRIVE DE UMA COMPUTADOR, CLIQUE EM REMOVER DISPOSITIVO COM SEGURANÇA.

    Agora uma DICA MUITO IMPORTANTE QUE QUERO PASSAR PARA TODOS… muitos dizem mau do Antivirus AVG, porém ele tem sido a minha solução para muitos clientes que tem problemas com vírus, pois ele é um dos únicos (se não for o único) que é FREE, porém claro, só na versão antivirus, se quiser mais que isso, tem que comprar, e eu digo, VALE A PENA COMPRAR UM ANTIVIRUS ORIGINAL, então voltando ao assunto, O ANTIVIRUS AVG, tem uma função em CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS QUE CHAMA “VERIFICAÇÕES” E DENTRO DELE TEM OUTRA OPÇÃO QUE É “VERIFICAÇÃO DE DISPOSITIVO REMOVÍVEL”, ou seja, verifica o pendrive, e olha só como é simples o seu funcionamento:
    QUANDO UM PENDRIVE É CONECTADO, ELE AUTOMATICAMENTE INICIA UMA VERIFICAÇÃO NO DISPOSITIVO, e após a verificação ele dá o resultado; o único problema é que dependendo das informações do seu pendrive, isso pode demorar alguns minutos, mas nada impede voce de ir acessando ele mesmo assim.
    Então olha que interessante…. se todos os seus amigos, ou computadores de trabalho tiver o antivirus com essa função selecionada, irá resolver praticamente 99% dos vírus do seu ambiente.

    Galera, tentei explicar da melhor maneira possível, agora é com voces.
    E quem pega vírus é voce, e não o seu computador, ele apenas faz o que voce manda.

    Qualquer dúvida, podem entrar em contato, em breve vou disponibilizar uma área para download no meu site.
    http://www.jpsinformatica.com.br

    Abçs pra todos.

    • Olá, Daniel! Não sei muita coisa sobre antivirus para pendrive, no entanto pude
      perceber que as tuas explicações foram esclarecedoras, e, por este motivo, vou
      começar a praticar este método e seguir as tuas instruções.
      Grato pelas informações.
      Roberto.

    • Gostaria de dar uma ressalva a afirmativa do Daniel. O comentário dele “E quem pega vírus é voce, e não o seu computador, ele apenas faz o que voce manda”, eu não concordo já que nem mesmo o usuário provoca a infecção uma vez que havendo virus novo e a vacina estando online conectada na internet se não tiver tempo hábil de ser atualizada, o micro se infecta. Não é por aí, entende?

  • EU GOSTARIA DE SABER SE PEN DRIVE TODOS OS DADOS SERAO PROTEGIDOS, E SE NA INSTALAÇAO NAO OCORRERA DE QUEIMAR O PEN DRIVE DURANTE O DOWLOAND.QUAIS PRECAUÇOES TOMAR A RESPEITO DOS VIRUS JA CONTIDO NÓ PEN DRIVE. GOSTARIA DE UMA RESPOSTA CLARA.

  • @anna – Cara, vc deve estar tentando atualizar seu pen-drive a partir de um local com restrição de acesso a internet, caso nao tenha, o micro que vc esta utilizando para instalar ele, está bem infectado, e o próprio vírus nao deixa ele ser atualizado, formate seu pendrive, e faça a instalação a partir de um micro não infectado.

    acredito que isso dará certo.

  • se alguem souber o q fazer me digam please!! baixei esse antivirus achando q o PC ia deixar rodar ele ja ta todo infectado mais qdo clico d tbm da win 32 invalido ou trava o PC!!!

  • olá…
    gostaria que me ajudassem. já instalei e reinstalei o clamwin mas quando tento atualizar o banco de dados ou baixar o “Virus defination database” dá sempre o mesmo erro e não sei como resolver:

    ClamAV update process started at Mon Jun 29 06:26:29 2009
    WARNING: Invalid DNS reply. Falling back to HTTP mode.
    WARNING: Can’t get information about database.clamav.net: No IP address
    WARNING: Can’t download main.cvd from database.clamav.net
    Trying again in 5 secs…
    ClamAV update process started at Mon Jun 29 06:26:34 2009
    WARNING: Invalid DNS reply. Falling back to HTTP mode.
    WARNING: Can’t get information about database.clamav.net: No IP address
    WARNING: Can’t download main.cvd from database.clamav.net
    Trying again in 5 secs…
    ClamAV update process started at Mon Jun 29 06:26:39 2009
    WARNING: Invalid DNS reply. Falling back to HTTP mode.
    ERROR: Can’t get information about database.clamav.net: No IP address
    ERROR: Can’t download main.cvd from database.clamav.net
    Giving up on database.clamav.net…
    Update failed. Your network may be down or none of the mirrors listed in c:docume~1robsonconfig~1temptmph6l3mj is working. Check http://www.clamav.net/support/mirror-problem for possible reasons.
    LibClamAV Error: DNS Resolver: Can’t query current.cvd.clamav.net
    LibClamAV Error: DNS Resolver: Can’t query current.cvd.clamav.net
    LibClamAV Error: DNS Resolver: Can’t query current.cvd.clamav.net

    preciso de um help.

  • Oi Gustavo, comprei um pen driver e ele pegou um virus como faço para remover esse virus sem danicar meu pc, pois ultilizo o pen drive p trabalho. E não posso perder os arquivos que estão ele, e como faço p configurar o meu pen drive pois ele é de 2gb e não esta cabendo quase nada. Me de uma ajuda, pois os tecnicos de onde eu moro cobram muito caro, fico aquardando sua ajuda. abraços e que Deus lhe abençoe.

  • Prezado Gustavo:
    Comprei um pen driver kingston Data Traveler 101 2 gb, e gostaria de configura-lo e colocar um anti-virus nele.
    Como fazer ?

  • Você conhece o anti-vírus LiveCall? No site dele (www.livecall.com.br) diz que você instala pelo browser, em qualquer computador que você estiver (com acesso a Internet, é óbvio). Ele tem também firewall, proteção de identidade e anti-spyware. Será que vale a pena?

  • Amigos tem muitos antivirus bom. Mais o ClamWin é excelente. É tanto que no meu PC tenho o Kurumin 7 e sempre que o Windows pega virus utilizo o ClamWin do Kurumin para Scan. É filé!!! Recomendo também o Kaspersky portable. Para mim o melhor!!!!

  • ola td bem meu pen esta infectado qd insiro no computador mostra disco removivel (F) tento abrir e aparece o disco na unidade F naõ esta formatado, deseja formatalo agora,
    clico em não e não abri.
    o que faço agora??

  • Gustavi; parabns pelo site… estava querndo saber mais sobre o clamwin e o fato de usar o pendrive para scanear virus… é o seguinte ainda não instalei minha internete, coisa que pretendofaze-lo somente num futuro proximo, mas fui um pouco displicente com meu pendrive- e passei alguns virus para minha maquina, portanto como nãotenho internete – o clamwin serve para fazer remoção dos virus sem que peça uma atualização de base de dados?

  • será q ele vai funciona com um pc infectado??
    pois o meu ja ta !! e toda vez q eu clico nos antivirus ele da erro de
    não é um arquivo win32 valido.
    mas só com os antivirus.

  • fiz todo o processso, mais na hora de scanear não acontece nada o arquivo não escanear nem area selecionada e nem arquivos , a opçao de escanear q fica em baixo esta inativo , eu fui em file e pedi para escanear mais não acontece nada, quero ajuda

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.