Esse artigo é parte integrante do projeto Blog Action Day 2008, que esse ano aborda um tema que aflige milhões de pessoas em todo o mundo, a pobreza e já conta com a participação de mais de 10.000 blogs e uma audiência estimada de mais de 10 milhões de pessoas (números referentes ao dia 14 de Outubro a noite, quando estava escrevendo o artigo e que deve subir muito acima disso). Então é o momento do mundo acordar para o tema pobreza.
[ad#gfsoluco]
Segundo a Wikipédia, a pobreza pode ser entendido em vários sentidos, principalmente:
- Carência material
- Falta de recursos econômicos
- Carência Social e
- Carência energética
A pobreza no Brasil
O Blog Action Day é um movimento mundial, mas vou abordar o assunto em nível nacional, já que o Brasil é um paraíso para a desigualdade social. Em 2004 um estudo apontava que o Brasil tinha mais de 24 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza (ou seja, ganha menos de US$ 1 por dia), em 2006 outro estudo apontava, mais alarmante ainda, estimava essa população em mais de 43 milhões de pessoas, ou seja, quase um terço da população.
photo credit: edithbruck
O que esperar dos governantes?
Esse é um assunto para o Arthurius Maximus, o qual ele descreve muito bem, mas vou me aventurar também. Mesmo com um governo dito “popular” no poder há seis anos, pouco se avançou no combate a pobreza, e um dos fatores que muito contribui para esse fato é a corrupção e a certeza de impunidade da classe política brasileira.
O pequeno avanço alcançado no combate à pobreza no país se deve a iniciativas de organizações não governamentais, empresas em busca de bom relacionamento com a comunidade mais próxima e movimentos comunitários como igrejas e associações de moradores.
“Programas” do Governo Federal como Fome Zero, Bolsa Família, Bolsa não sei o quê… são apenas constatações de que não há qualquer compromisso por parte das autoridades em resolver o problema da má distribuição de renda e falta de vagas em escolas públicas para as crianças se prepararem para mudar seu futuro. Concordo que é vergonhoso o trabalho infantil, mas igualmente o é um pai não ter o que dar para seu filho no dia das crianças, no seu aniversário, ou pior ainda, na hora da refeição.
Conclusão
O assunto que domino e escrevo aqui no GF Soluções é Tecnologia, e deixo a pergunta para nossas “autoridades”, com tanta tecnologia presente em nossas vidas, por que não resolvem o problema da pobreza num país tão rico e próspero como o Brasil? Sinceramente não aguardo resposta deles, mas e você o que acha?
@Rodrigo Piva,
concordo com a falta de vontade política.
@Arthurius Maximus,
concordo com você, e o Brasil é o país das oportunidades, pena que os políticos querem essas oportunidades somente para eles e seus partidários.
@Rodrigo Neto,
concordo com você, principalmente no tópico educação social.
um abraço a todos!
Gustavo Freitas Escreveu um post sobre… Divulgue seus textos com um Guest Post
O combate a pobreza, na minha opinião, deve ser feita através de uma ação conjunta entre o governo, as ONGs e a população. Mas não é distribuindo cestas básicas que o problema será resolvido e sim, como escrevi em meu blog, através da educação. Educação de qualidade, para todos. Não me refiro apenas a educação acadêmica, dada nas escolas e universidades, mas a educação social, como respeito, conscientização, ética, e assim por diante.
Rodrigo R. Neto Escreveu um post sobre… Educação, a melhor arma contra a pobreza | Blog Action Day 2008
É muito mais fácil fingir que se faz alguma coisa dando dinheiro e criando uma legião de dependentes do que dando escolas de qualidade e criando oportunidades para que as pessoas possam crescer socialmente, economicamente e profissionalmente.
É claro que as pessoas tem de comer HOJE. Mas apenas dar-lhes condições para isso sem prover-lhes meios de conseguir seu próprio sustento no futuro é um crime.
Prever que um dia o país pode passar por problemas graves que impeçam o fornecimento de ajuda a essas pessoas deveria ser, no mínimo, o incentivo válido para que os governantes criassem formas mais sustentáveis de acabar com a pobreza.
Fome e miséria não se acabam com esmolas e caridade. Elas só serão banidas da humanidade quando houver trabalho, renda, instrução, educação e oportunidades.
Acho que falta vontade política. Nossas governantes estão sempre preocupados com o próprio umbigo. Aumentar os próprios salários, criar benefícios, estender o recesso e trabalhar nas eleições dos partidários. Acho que infelizmente nem a geração do meu filho verá um país melhor, espero que esteja errado.
Abraços e parabéns pelo artigo.
Rodrigo Piva Escreveu um post sobre… Esculturas de Areia Impressionantes