Divulgue seus textos com um Guest Post

Nesse artigo vou argumentar como escrever um, ou vários, Guest Post pode ajudar a destacar seus textos (e projetos) na web. Já falei recentemente como tornar seu blog popular e se você seguiu os passos descritos o resultado virá em breve. Agora, para quem ainda não conhece, apresento o termo “Guest Post”.

O que é um Guest Post

Em tradução livre significa “Post Convidado” e nada mais é que um artigo escrito por um autor convidado no seu blog. Por exemplo, eu fui convidado pelo Diego do Professional Blogger a escrever um artigo em seu blog e escrevi o artigo “Inimigos Problogger“, então o meu artigo escrito no Professional Blogger é um Guest Post.


Vantagens para quem escreve um Guest Post

  • Visitantes – O Guest Post leva seu texto para um blog com um público alvo diferente, que certamente não conhece seu blog e seu estilo de escrita. Essa exposição pode lhe render novos visitantes que poderão se tornar leitores assíduos em seus projetos.
  • Assunto – Você poderá escrever sobre um assunto diferente do que escreve em seus projetos, ou mesmo escrever sobre um assunto que já foi muito explorado em seu blog, mas que ainda é atual e relevante para outros blogs.
  • Aumento do número de inscritos nos Feeds – Geralmente quando se posta um Guest Post, é feita uma pequena introdução como essa, em que se destaca o nome do autor, o nome de seu projeto principal e o endereço dos Feeds do blog e um convite para que os leitores assinem esses Feeds.

guest post

Vantagens para quem publica um Guest Post em seu blog

  • Tempo – Para os autores que buscam publicar diariamente (como eu), falta tempo para otimizar o blog, alterar o template, analisar estatísticas e traças novas metas. Com a ajuda do Guest Post abre-se uma lacuna de tempo que pode, e deve, ser utilizada para esses trabalhos de back end.
  • Assunto – Se um assunto está em alta mas você já o abordou inúmeras vezes não é prudente que volte a falar nele, pois a sua abordagem pode se tornar repetitiva e cansar seus leitores. Nesses casos o ideal é um Guest Post, pois outro autor abordará o assunto de maneira diferente, utilizando um estilo próprio, o que passará a seus leitores a certeza de que o blog está empenhado em trazer o melhor conteúdo para eles.
  • Visitantes – Ao escrever um Guest Post o autor divulgará o feito em seu blog, o que levará seus leitores a acessarem o texto e, consequentemente, a conhecerem o seu blog.

Como escrever um Guest Post

Não existe uma regra geral para se escrever um Guest Post, principalmente por que a palavra “regra” não se aplica aqui. Cada blog, ao decidir abrir seu espaço para Guest Posts, deve criar um “mapa”, uma “receita de bolo”, que deixe bem claro ao autor visitante o que ele pode ou não escrever. É um código que dá sustentabilidade a parceria formada entre os autores para benefício mútuo. Vou relacionar o que considero crucial para o sucesso de uma parceria de Guest Posts, levando em consideração o GF Soluções:

  • Ser leitor do blog – Conhecendo a maneira de escrever e a abordagem dos assuntos tratados aqui se torna mais simples escrever para os meus leitores.
  • Escrever um artigo original – Os artigos postados aqui são originais, aqui não existe espaço para plágio, meus leitores me cobrariam se isso ocorresse, então só serão postados aqui Guest Posts escritos originalmente para o blog.
  • Assunto relevante – Meus leitores procuram assuntos relacionados a dicas para blogs, sites web 2.0, e redes sociais. Então o artigo precisa ser relacionado a um desses assuntos.

Como publicar um Guest Post no GF Soluções

Para publicar um Guest Post no GF Soluções entre em contato pelo formulário próprio e combinamos uma data para a publicação do artigo. Na publicação seguirei o mesmo modelo dos Guest Posts já publicados aqui, iniciando com uma introdução sobre quem é o autor e um link para seu blog e a assinatura de seus feeds.

Divulgue seus textos com um Guest Post
Rate this post

22 thoughts on “Divulgue seus textos com um Guest Post”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.