Pular para o conteúdo

Como escrever um artigo de qualidade

Esse texto é uma relação de fatores que considero essenciais para classificar um artigo como relevante. Não afirmo que ao seguir essa relação seu artigo será um sucesso, mas é dessa forma que tenho escrito meus artigos e selecionado pela blogosfera os que irei ler e colocar no Google Notas para futuras consultas e links.

Levo em consideração aqui fatores pessoais que me atraem num artigo como título, assunto, relevância, escrita correta e cores utilizadas no texto.

Título

Devido ao pouco tempo que disponho, e a necessidade de ler várias informações durante o dia, preciso selecionar o que vou ler imediatamente, o que vou anotar no Google Notas para ler mais tarde ou em outra oportunidade, e o que não irei ler nunca. Como geralmente assino os blogs e sites que acho interessante, recebo por e-mails os artigos publicados e começo pelo título, se ele não me convencer de que o assunto tratado no texto irá me agradar ou ser útil em algum momento, não continuo a leitura e deleto o e-mail. Gosto de dizer que o título é 50% do sucesso ou fracasso de um texto. Procure definir o título com calma, não é necessário que ele seja as primeiras palavras a serem escritas ao se iniciar um texto, muitas vezes o título ideal só vai ser definido quando o texto estiver pronto.

Primeiro parágrafo

Se o título me convencer de que preciso ler o artigo analiso o primeiro parágrafo, procurando ali um resumo do texto. Se esse resumo indicar que o texto é importante para mim nesse momento eu o leio imediatamente. Se entender que é importante, mas não no momento, eu o salvo para ler em outro momento oportuno. Do contrário não o leio. Procure colocar no primeiro parágrafo um resumo do que o leitor irá encontrar no texto como um todo.

Erros de português

Acho muito difícil ler um texto com inúmeros erros de português. Não sou professor de língua portuguesa e sei como é difícil nosso idioma, mas com a tecnologia e as várias ferramentas disponíveis, certos erros grosseiros são difíceis de tolerar. Ler um texto com vários erros de português é muito cansativo e tira toda a credibilidade do autor, e sem credibilidade o texto não é importante! Não leio! Se você tem dificuldade com algumas palavras ou frases procure utilizar algum corretor ortográfico, como o do word ou então instale um no Firefox.

Assunto

Apesar de buscar artigos com foco em TI, minha área de atuação, dispenso conteúdo repetitivo ou os textos simplesmente copiados e colados de outros blogs ou sites. É frustrante ler o mesmo assunto várias vezes, com título e algumas linhas diferentes. Outro fator desestimulante é ver uma notícia interessante mas superficial, quando for escrever um texto superficial, deixe isso claro no início do texto para que somente os iniciantes naquele assunto leiam o texto e evite comentários de reclamação no texto. Dê preferência em escrever sobre assuntos que domina e seja autêntico.

Ganhar dinheiro com blog

Cor do texto e layout

Existem autores que escrevem ótimos títulos, mas não consigo ler nem o primeiro parágrafo, pois o layout e a cor do texto o tornam ilegíveis, passando a impressão de que o autor não quer que eu leia o texto. Eu evito esse tipo de blog e texto. Prefiro, para preservar minha visão, cores claras e letras em tom escuro. Já utilizo óculos e não preciso de ajuda para prejudicar ainda mais minha visão.

Conclusão

Essas são algumas observações que fiz de textos que tenho lido, ou tentado, pela internet e não especificamente na blogosfera. Não é um manual ou uma maneira de fazer que todos os seus artigos sejam um sucesso, mas uma tentativa de passar para você o que me atrai num texto. Espero ter ajudado nesse sentido e, se quiser acrescentar sua opinião utilize os comentários abaixo. Recomendo ainda a leitura desse artigo do The Best.

16 comentários em “Como escrever um artigo de qualidade”

  1. Olá Gustavo Freitas.

    Muito bom o artigo. Acredito que esses são os fatores básicos de um artigo de qualidade. Com relação ao titulo, tenho observado que alguns artigos tem um titulo criativo e atraente, mas o conteúdo é pobre, fraco.

    Quando isso acontece deixo imediatamente o blog. Não adianta ter um titulo cativante se o resto do artigo é uma porcaria.

    Um grande título misturado com uma introdução fraca, sem vida e um conteúdo ruim é como convidar alguém em sua casa e bater com a porta na cara deles quando se aproximarem.

    Só aumenta a taxa de rejeição do blog.

    Abraço.

  2. Essa dica que encontrei aqui é muito boa, aliás tenho seu blog como uma referência no que diz respeito a layout, cores e outras coisas mais. Leio seus artigos há algum tempo, no entanto faz pouco tempo que criei um blog e o foco do meu blog não tem muito a ver com seu, mas criei uma categoria para falar a respeito de web e coisas do gênero.
    O que acho mais interessante é que as vezes escrevo algo que, para mim, é muito importante, porém para o meus leitores não parece ser tanto assim. Por outro lado as vezes escrevo algo que, ao meu modo de ver, é um pouco irrelevante, mas faz muito sucesso. Vai entender!
    Bem, nessa categoria de web e informática que criei gostaria de escrever alguns artigos e relaciona-los com os seus, com algumas dicas que você dá aqui. Quero colocar links dos seus artigos nos meus posts. Posso fazer isso?

  3. Lembrando que é super importante que a estruturação e escrita das postagens seja sempre a mesma, pois o leitor se habitua a ter textos com a mesma estrutura e passa a entender melhor.
    Eu normalmente faço uma leitura bem dinâmica do texto que me interesso e para que essa leitura seja eficaz é importante que o autor não enrole o leitor e seja muito objetivo. Textos longos não significam qualidade e muito menos relevância, apenas podem deixa o visitante cansado ou fazer com que ele se perca nas curvas do texto e saia dele.

    O sucesso quem determina é você.
    .-= The Best publicou o artigo Critica do filme Sherlock Holmes =-.

  4. Muito boa as suas dicas, me valerão muito para os meus novos posts.

    Se tiver tempo, dá para passar no meu blog e deixar sua avaliação? (seja sincero lá, e não precisa ser cuidadoso com as palavras).

    os-sem-nada.blogspot.com
    Valeu!

    Camille Escreveu um post sobre…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.