Por alguns motivos você pode querer cancelar uma compra/pagamento efetuado com o seu cartão de crédito. Acompanhe esse post que vai responder em quais casos você pode solicitar o cancelamento e como funciona!
Situações que você pode cancelar a sua compra com a operadora de cartão de crédito
1. Você fez a compra, mas se arrependeu depois
Às vezes, a gente compra por impulso mesmo. É normal. Mas, quando a gente chega em casa e vê a sacola, bate aquele arrependimento. Então, por que não devolver pra loja nesse caso?
Se você comprou pela internet (ou até por telefone), o Código de Defesa do Consumidor (CDC) te dá todo o direito de se arrepender – até porque pela internet às vezes não dá pra ter muita noção do produto. Então, se você pedir pra cancelar, a loja tem que aceitar te devolver o dinheiro! Mas, fica esperto: a lei diz que você tem só 7 dias pra pedir o cancelamento. Tente entrar em contato com a loja o quanto antes, de preferência antes da emissão da nota fiscal, pra evitar que eles já tenham te enviado o produto. Se não der, também dá pra pedir pra cancelar assim que a nota fiscal for emitida, mesmo se você ainda não tiver recebido o produto. Ah! Nessa última situação, é muito importante pedir o número de protocolo e o comprovante, que a loja é obrigada a fornecer. Segurança nunca é demais, né?
Depois que fizer isso, se você já estiver com a compra em mãos, precisa entender qual é o processo pra devolver. Aí, a sua grana vai cair no próprio cartão de crédito, como se fosse um lançamento negativo – ou em parcelas ou de uma vez só, do jeito que o vendedor escolher.
Por outro lado, se você comprou dentro da loja, o vendedor não é obrigado a cancelar compra no cartão de crédito. Aí, você vai ter que usar e abusar da sua simpatia e poder de convencimento. Mas se a loja não concordar, ela está no direito dela.
Sabe quando você compra uma coisa e depois percebe que ela não é tudo o que prometia? Ou então, quando você percebe que veio com defeito e bate aquela tristeza? Também dá pra cancelar uma compra desse tipo!
A lei diz que você tem até 30 dias para reclamar do produto direto ao vendedor se ele for um bem não durável (tipo roupas, comidas e produtos de limpeza). Mas, se ele for um bem durável (uma geladeira, celular, carro), o prazo é de 90 dias.
É aí que vem o segredo: esse tempo só passa a contar a partir do dia que você percebeu o defeito!
Se o vendedor não resolver o problema, aí você pode entrar em contato com a empresa do seu cartão de crédito. Mas tem que ter em mãos algum documento ou número de protocolo pra comprovar que você já fez sua reclamação na loja, A empresa do cartão vai cancelar a cobrança do produto por um tempo, falará com o vendedor e, em até 45 dias, tem que te dar uma resposta.
DICA: se você receber o produto em casa, pode abrir ele na frente do entregador. Se ele não estiver como era na propaganda ou se tiver defeito, você pode devolver na mesma hora e sem custo a mais!
3. Você comprou, mas te cobraram um valor errado
Esse é o caso mais tranquilo! Pode acontecer de um gasto aparecer duplicado no extrato ou com o valor errado. Aí, é só você falar com a loja e comprovar o que aconteceu, com nota fiscal da compra e cobrança do cartão de crédito. Geralmente, o vendedor cancela o que estava errado bem rápido. Mas, se não for assim, é bom entrar em contato com a empresa do cartão pra ela tomar alguma medida.
4. Você não tem ideia do que é aquela compra que apareceu no extrato do cartão
Imagina só acessar o seu extrato do banco e achar um gasto que você não tem ideia do que é. Isso pode acontecer! Ao contrário das outras situações, nesse caso, você já tem que entrar em contato direto com a empresa do seu cartão de crédito e ela tem a obrigação de cancelar a compra na hora.
Como não dá pra ter certeza do que aconteceu, a empresa também cancelará o seu cartão e te enviará outro, para te dar mais segurança e não deixar isso se repetir.
E nunca é demais reforçar: cobranças erradas e serviços contratados sem a sua autorização são ilegais! Então, não deixe de registrar isso tudo no Procon ou em outros órgãos de apoio ao cliente.
Cancelar compra no cartão de crédito é possível e permitido por lei! Então, não precisa mais ficar na dúvida do que fazer quando a cobrança estiver errada ou o produto não for igual ao da propaganda, né?
→ PicPay sua nova carteira digital onde você pode ter retorno do seu dinheiro