Hoje no Fala Blogueiro o entrevistado é o Marcos Lemos, do blog [ Ferramentas Blog ].
O Marcos Lemos tem 29 anos, está noivo, é formado em Teologia e está estudando Letras. É professor, tarefa que divide com a administração de seus blogs. Se ainda não conhece o [ Ferramentas Blog ] visite e não se arrependerá.
Siga o Marcos Lemos no Twitter
Vamos a entrevista, que nos revela uma pessoa sincera, com opiniões bem definidas sobre os assuntos pertinentes a seu nicho de mercado e que irá dar a você, blogueiro, uma noção de quem é Marcos Lemos, o autor por trás do blog [ Ferramentas Blog ].
Sou uma pessoa que se dedica muito aos estudos e vejo o conhecimento como a única fonte de liberdade verdadeira para as pessoas – Marcos Lemos [ Ferramentas Blog ].
Marcos Lemos no Fala Blogueiro
GF Soluções: Porque hordones? Como surgiu esse nickname?
Resposta: Esse é o sobrenome da minha família. Em função do Twitter, acabei ficando conhecido assim também na blogosfera.
GF Soluções: Como e quando surgiu o [ Ferramentas Blog ]?
Resposta: O [ Ferramentas Blog ] surgiu em setembro de 2008, quase 2 anos depois de eu criar meu primeiro blog, o Lemos Ideias. Como eu gostava muito de escrever em meu blog pessoal, achei que poderia ensinar mais pessoas a fazer o mesmo e me dediquei ao [FB]. Aos poucos ele foi tomando dimensões inesperadas e se tornou a minha principal atuação na internet.
GF: Qual o número de visitantes únicos por mês? O que pretende fazer para aumentar ou, se estiver satisfeito, manter esse número?
Resposta: Nunca estamos satisfeitos com o número de visitas que recebemos e sempre queremos e podemos crescer mais. Minha principal técnica de crescimento é continuar escrevendo e publicando mais conteúdo. Também estou investindo na diversificação do meu conteúdo e na forma como interajo com meu público. As redes sociais são uma grande fonte de tráfego e estou me dedicando mais nesse modelo.
Meu blog tem um tamanho médio e estamos com pouco mais de 100.000 (cem mil) visitas únicas/mês. Mas sei que tem potencial para muito mais que isso.
GF: Sei que possui outros projetos (blogs) na internet, poderia falar um pouco sobre eles?
Resposta: Meu principal projeto hoje é o [FB], mas estou voltando a me dedicar mais ao Lemos Ideias, onde posso publicar mais livremente. Além disso estou investindo num modelo de podcast voltado paro o público que cria blogs, que chamo de BlogCast.
Além disso tenho outros pequenos projetos pessoais e de amigos, que são minha fonte de estudo sobre a blogosfera.
E bem recente, que durou apenas 1 ano, trabalhei no Blog Guia Google Wave junto com outros 2 blogueiros. Mas o blog teve seu fim junto com o serviço do Google.
GF: Indique 3 redes sociais que trazem visitantes para seu blog. Qual a estratégia que utiliza para obter esses resultados?
Resposta: Hoje a principal rede é o Twitter. Lá a melhor forma de converter visitas é ter boas parcerias e seguidores que gostem de seu conteúdo e retuitem.
Estou investindo muito no FaceBook e vejo que o resultado é mais a médio prazo. A vantagem é poder direcionar conteúdo para o seu público alvo, conquistar seguidores (amigos) que interagem e que eventualmente também ajudem na divulgação.
E por fim, não posso descartar por inteiro o Orkut. Lá tenho uma comunidade para o meu blog e tento atuar em outras que tratem de temas do meu blog onde eu possa ajudar pessoas e indicar meus links. No Brasil ainda é uma grande fonte de tráfego.
GF: Você possui mais de 6.000 assinantes de feeds. Qual a estratégia para quem está iniciando um blog passar dos 1.000 assinantes de feeds?
Resposta: A primeira estratégia é a mais óbvia: criar conteúdo de qualidade e relevante para o seu público. Só isso já é um grande passo para as pessoas quererem acompanhar suas atualizações.
Outro passo é manter o blog sempre atualizado. As pessoas só assinam o Feed de blogs e sites que reconhecidamente estão em constante atualização, publicando coisas que as interesse.
GF: Você vive da renda gerada pelo blog? Se isso não acontece, tem planos nesse sentido ou considera que no Brasil é quase impossível ganhar dinheiro suficiente em blogs para se tornar um problogger?
Resposta: Eu não vivo unicamente da renda de meus blogs, mas já são um ótimo complemento. Um extra que está cada vez mais estável e presente na minha conta bancária mensalmente.
Não acho que seja impossível viver só da renda de um blog, mas não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso trabalhar muito para que seja viável e entender bem o seu público. Eu dedico mais de 4 horas do meu dia ao meu blog e vejo isso como um trabalho sério, não uma brincadeira ou passa tempo. É possível ser um problogger, mas leva tempo. Não pretendo viver apenas da receita de meu blog, mas espero crescer esse montante e a participação dele na minha renda nos próximos meses.
GF: Você costuma comentar em blogs? Se sim, cite 3 blogs que sempre comenta e por que?
Resposta: Eu sou péssimo nesse sentido. Deveria ser mais sociável e comentar mais em blogs. Eu costumo comentar de forma muito esporádica e pouco organizada. Não saberia citar onde comento mais. É algo que ainda tenho que melhorar, já que estar na blogosfera é viver sempre em constante interação. Se quero que comentem no meu blog, então tenho que comentar mais nos blogs também.
GF: A internet evoluiu assustadoramente nos últimos anos com o surgimento e popularização de serviços web 2.0 como blogs, wikis (Wikipédia) e redes sociais (orkut, facebook, twitter). Em que nós, blogueiros, podemos auxiliar para que essa evolução constante da internet crie uma sociedade melhor, principalmente aqui no Brasil?
Resposta: A internet é o lugar da democracia e o espaço público onde podemos dizer o que pensamos (com responsabilidade, de forma séria) onde todos têm as mesmas condições. Penso que podemos aproveitar mais disso para nos mobilizarmos, trocar mais informações e lutar pelo que acreditamos.
Aqui a mídia (TV e jornais) não tem tanta força para controlar a informação ou ditar como devemos pensar e agir. Se soubermos aproveitar melhor isso, acredito que podemos transformar muitas coisas.
GF: Você escreveu um e-book com mais de 180 páginas falando sobre o processo de criação de blogs. Como surgiu a ideia de escrever esse livro? Tem planos de escrever outro e-book?
Resposta: O E-book foi fruto do meu esforço em produzir um material inédito (não existem ainda e-books desse nível em português sobre criação de blogs) e que pudesse servir de base mais sólida para aqueles que acompanham meus artigos no [FB].
Estou preparando mais outro e-book e também estou trabalhando numa possível segunda edição do “Blogar: o processo de criação de blogs”. Mas como o material está ficando muito amplo, pode ser que vire um terceiro livro.
Gosto muito de escrever e espero poder me dedicar mais a isso. Foi um grande projeto o primeiro e tem me dado muito retorno, então, claro, vou ampliar essas ideias.
GF: Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.
Resposta: Quero agradecer a oportunidade e convite, Gustavo. E dizer para todos que o caminho para se construir blogs é ler, estudar e se desenvolver naquilo que se gosta.
Não desistam a curto prazo e se espelhem naqueles que já seguiram um longo caminho, sem querer imitar ou copiar, mas sempre sendo originais.
Ferramentasblog.com, meu blog preferido.
Legal. Só falta agora entrevistar a Juliana do Dicas Blogger.
Já tentei algumas vezes, mas sem sucesso.
O Ferramentas Blog foi um site que me ajudou muito quando eu estava dando os meus primeiros passos na blogosfera, Marcos Lemos é um ótimo profissional naquilo que publica em seu site, e sempre leio os artigos de seu site.
Welinton,
realmente o Marcos Lemos é um profissional da blogosfera que deve ser seguido e respeitado pelo seu trabalho e artigos.
abraço.
Não conhecia o Ferramentas Blog. Mas já gostei do que li.Posições bem definidas e lúcidas. Nada do ufanismo e das ilusões que cercam alguns blogueiros dessa área.
Arthurius,
obrigado pelo comentário. O Ferramentas Blog é muito diferente, em vários aspectos, de outros blogs desse gênero, a começar pelo autor o Marcos Lemos,
abraço.