Esse artigo é a continuação do artigo O que é e como criar um blog de nicho. Se você ainda leu esse artigo clique no link e leia antes de continuar para entender o assunto e o seu desfecho.

Pelas pesquisas o ideal é criar um blog sobre o “novo uno” correto? Sim e não.

Como o termo é muito pesquisado pode ser que já tenhamos muitos blogs nesse nicho específico, por isso ainda recomendo que vá ao google.com e faça uma pesquisa pelas palavras chave que selecionou, a começar pela palavra central “novo uno“.

pesquisa googleVamos analisar apenas os 3 primeiros resultados. Vejo esse nicho de mercado como muito favorável, pois no 1º lugar da pesquisa apareceu o site oficial da Fiat para o Novo Uno, e quem procura informações sobre esse veículo pode querer ir além do que simplesmente saber o que a fabricante tem a dizer, esse pode ser seu diferencial. O 2º e 3º lugar são matérias de sites genéricos sobre o Novo Uno, ou seja, não são sites ou blogs que tratam exclusivamente desse assunto, desse nicho.

Se analisar mais um pouco, até mesmo passando para outras páginas da pesquisa não encontrará nem um site ou blog que fale somente sobre o Novo Uno. Isso é uma boa notícia. Temos um nicho de mercado bem procurado e que não tem nenhum site ou blog que fala somente sobre ele nos primeiros resultados de busca do Google.

Agora vamos ver o que os blogs tem a dizer, utilizando a ferramenta de busca do Google exclusiva para blogs em http://blogsearch.google.com.

blog searchCom o resultado dessa busca podemos ter um diagnóstico melhor do panorama. Já em Blogs relacionados descobrimos 2 blos que, pelo menos pela url, falam exclusivamente do Novo Uno.

Mas ao acessar os blogs constatei que estão desatualizados. Isso demonstra que não é suficiente chegar até o nicho, mas é muito importante, como em qualquer empreendimento, ter um planejamento, estratégia e determinação para alcançar os objetivos. Não sei o motivo que tem feito esses blogs, num nicho tão promissor,  estarem desatualizados e tão mal classificados no Ranking Alexa.

Aqui vai uma dica. Se eu fosse investir nesse nicho, a primeira coisa que faria agora era tentar entrar em contato com os administradores desses 2 blogs para identificar as dificuldades desse público que estou tentando atingir. Inclusive meu primeiro olhar para esses blogs seria no sentido de identificar a qualidade de seus artigos e o conhecimento que eles possuem sobre o assunto. Uma parceria poderia ser proposta para que os blogs voltassem a funcionar, seja no sentido de ajudar a escrever conteúdo ou até mesmo trabalhar no desenvolvimento do blog, programação, SEO, divulgação e outras áreas que entendo muito.

Pode chegar um momento em que é melhor unir forças para vencer num nicho de mercado, pense nisso! Tenho feito muito isso no momento, investindo em nichos de mercado que não tenho conhecimento, em parceria com pessoas que tem muito conhecimento nessa área mas não tem conhecimento de SEO, programação, desenvolvimento de blogs. Todos ganham com uma parceria nesse sentido!

Como ganhar dinheiro com um blog de nicho

Agora que você já definiu o nicho de mercado para criar seu blog de nicho. O próximo passo é conquistar seu espaço nesse nicho e depois começar a rentabilizar seu blog. Mas como ganhar dinheiro com um blog de nicho?

Já li vários artigos sobre ganhar dinheiro em blogs e tenho grande experiência nesse assunto, pois hoje tenho como principal renda o dinheiro que ganho com meus blogs.

Alguns artigos que li sobre ganhar dinheiro com blogs de nicho revelam vários programas de afiliados voltados exclusivamente para aquele nicho. Eu ganho dinheiro em blogs de nicho da mesma maneira que ganho dinheiro aqui no GF Soluções (que não considero um blog com um nicho definido), ou seja, com o Google Adsense, o Hotwords e a NetAffiliation.

Existem diversas outras maneiras de ganhar dinheiro com blogs, seja de um nicho específico ou não, já escrevi sobre o assunto, dando 10 dicas, que podem fazer a diferença para você.

Conclusão

Tanto o assunto blogs de nicho, como o assunto ganhar dinheiro com blogs de nicho é muito extenso e não tinha a pretensão de escrever tudo sobre o assunto. Esse é um primeiro passo, que lhe dá exatamente a noção de por onde começar. Espero que tenha gostado do artigo e que leia os artigos que foram sugeridos para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre os assuntos discutidos.

Se tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar sobre o assunto, deixe nos comentários!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

31 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Ótimo Artigo,

    Principalmente a dica da ferramenta de busca de blogs do Google. Em relação aos sites desatualizados que citou usando o exemplo do novo uno, eles podem atualizar o site todo ano fazendo artigos sobre novas versões do Uno conforme cada ano,exemplo novo uno 2014, novo uno 2015, vantagens do novo uno 2015, etc…

  2. Olá Gustavo!

    O meu blog fala de informática e tecnologia, mas já faz quase um ano que decidi também postar resenhas de filmes e livros nele. Lendo o seu artigo sobre blog de nicho fiquei com uma dúvida: seria melhor para mim separar esses assuntos, ou seja, criar um blog só sobre as resenhas de filmes e livros? No meu blog eles não dão a mesma quantidade de visitas dos artigos de tutoriais, mas mesmo assim dão uma boa quantidade de visitas. Por estar dando certo será que não seria um risco separar esses assuntos e colocá-lo num blog próprio? O meu medo é que as visitas no blog de nicho não sejam os mesmos que eu tenho hoje, porque só vai ser as resenhas e pronto. Não irão ter notícias sobre esses assuntos (que dão mais visitas que somente resenhas) porque eles demandam mais tempo, e eu não tenho. O que você acha?

    1. Eu separaria, pois trabalhar com público segmentado dá mais dinheiro, pelo menos essa é a minha experiência.
      O correto é você fazer um redirecionamento 301 dessas categorias para o novo blog, assim não perde nem visitas, nem as posições no Google.
      Abraço.

  3. Mais um excelente artigo. E o mais legal de se trabalhar com nichos específicos é ter um público alvo determinado e com isso poder ter anúncios específicos de afiliados, aumentando assim a conversão, não é isso? tenho aprendido muito lendo seus artigos Gustavo, obrigado!

  4. Tanto a primeira como a segunda parte do artigo são sensacionais!

    O que eu utilizo para pesquisar novos mercados a serem explorados é com

    a ferramenta google adwords keywords tool. Depois de verificar palavras chaves pouco concorridas , vou ao google para ver quem são os concorrentes que estão na primeira página.

    Uma palavra – chave que todos os internet marketers deveriam explorar é a palavra chave FAZER DINHEIRO. A Concorrência por essa palavra chave é pouca analisando pelo google e os sotes que estão na primeira página não exploram devidamente essa palavra chave.

    Fica ae um macetão!

    Abraços!

  5. Olá Gustavo, parabéns pelo artigo, muito bom mesmo.

    As informações passadas aqui são de suma importancia para muitos blogueiros que acham que sabem e para aqueles que estão perdidos neste mundo dos blogs mais tem interesse e até mesmo por que não dizer sonho de ganhar dinheiro escrevo sobre o que gosta.

    Estas suas dicas são muito valiosas.

    Um forte abraço,

    Sucesso Sempre

    Wilsimar Souza
    http://www.WilsimarSouza.com – Curso Online Grátis de como Ganhar R$1.594,00 com um sistema 100% a prova de falhas

  6. Um programa de afiliado que está muito bom e acho que vai
    bombar e o do cursos24horas

    Vi um extrato de cliques e cadastros em um blog e achei muito interessante, acabei fazendo um site exclusivo para cursos;

    Realmente os cliques rendem cadastros + ou – 15 cliques para 1 cadastro/compra

    Bons Negocios

  7. Um blog de nicho é mesmo uma boa solução e um ótimo investimento, o problema é que a maioria das pessoas sempre busca criar um blog-que-fala-de-tudo, parece mais facil por ter mais assuntos sobre os quais falar, mas apesar da facilidade aparente, no final vai ser preciso muito mais visitação para ganhar menos do que se ganharia com um blog de nicho.

    Outra dificuldade que muitos tem é para encontrar novos nichos ou nichos carentes, acho que novos nichos não vão ser faceis, mas nichos carentes de bons conteudos com certeza temos aos montes.

    Parabens pelo ótimo artigo.

  8. Estrategia Poker

    Olá adorei mesmo muito o trabalho escrito da tua página, parabéns! Eu também trabalho em blogues pois é muito satisfatório!Nada melhor do que deixar a nossa ideia na net!
    Os meus tempos livres são trabalhar na net , e jogar casino online!Escrevo muito online como tu nas minhas páginas!
    E quando tenho tempo jogo Poker online … [editado pelo administrador].
    se puderes pôe ferramenta de tradução na tua página!
    Adeus

  9. Gustavo, eu amo ler esse Blog e outros tantos que falam sobre Nicho/Seo, foi assim que comecei a entender um pouquinho de Blog e fazer mais no meu espaço. É claro tento entender cada vez mais e atingir esse nível de conhecimento da adimistração do Blog, mas, vou te falar que muitas vezes me dá um nó na cachola, sem contar o tempo que não me permite estudar com vocês. Sim, obrigada meus professores, é aqui que eu aprendo sempre um pouco mais. Essa semana é do professor, e considero vocês com uma didática ótima para nos colocar a par de vários conhecimentos. abraços!