Nota do Editor: Esse artigo pertencia ao blog Dominando a Web, que foi fechado e o Gabriel Meissner cedeu gentilmente os artigos para que sejam publicados no GF Soluções, por isso algumas referências a datas podem parecer divergentes. Aproveito para convidá-lo a conhecer o blog Revista Entre Mundos e o Twitter do Gabriel Meissner.
Entre as várias ferramentas que medem a sua influência no Twitter, Klout é a mais completa que eu conheço. Enquanto ferramentas como o Topsy só classificam as contas como usuários “normais”, influentes, muito influentes e altamente influentes – e não explica como os classifica assim – o Klout oferece uma quantidade de dados muito maior e explica o raciocínio na sua classificação. Isso a torna muito mais útil do que qualquer outro serviço. E agora que o Klout também considera a sua influência no Facebook, ficou ainda mais interessante.
A quantidade e a relevância de dados que o Klout mostra é grande, como você verá detalhadamente a seguir. Por enquanto, gostaria de destacar alguns pontos fortes da ferramenta:
- Além de levar em consideração as suas ações nas duas redes sociais, também considera as dos seus seguidores. Ou seja, a influência de quem te segue interfere na sua própria influência. Assim como a sua influência interfere na influência de quem você segue;
- Leva em consideração em que assuntos você é influente;
- Também classifica o seu perfil de influência. São 16 perfis:
- Dabbler, Conversationalist, Observer, Explorer, Activist, Specialist, Networker, Socializer, Curator, Broadcaster, Syndicator, Feeder, Taste Maker, Celebrity, Thought Leader e Pundit.
Agora vamos detalhar melhor a maneira como o Klout mede a sua influência
Para medir a influência de usuários do Twitter e do Facebook utiliza-se o Klout Score como ranking. Esse ranking vai de 1 a 100. Quanto mais alto o seu ranking, maior e mais forte é a sua influência. Até aí, nada de novo. É o que todas as ferramentas têm feito desde sempre. Mas esta vai além. O Klout Score usa 35 variáveis do Facebook e do Twitter para tomar três medidas: True Reach, Amplification Probability e Network Score. Vamos entender cada uma delas.
True Reach (Alcance Real)
É o tamanho da audiência que presta atenção no que você fala. Esta medida é baseada na quantidade de seguidores e amigos que reagem às suas mensagens.
Os fatores considerados para calculá-lo são:
- Seguidores;
- Mutual follows;
- Amigos;
- Total de retuítes;
- Quantidade de pessoas que fazem comentários (conta-se somente um comentário por pessoa);
- Quantidade de pessoas que clicaram em “curtir” em alguma mensagem sua no Facebook (também se conta apenas um “curtir” por pessoa);
- Razão entre quantas pessoas te seguem e quantas você segue;
- Quantas pessoas que você segue que te seguem de volta;
- Quantidade de menções;
- Em quantas listas você está;
- Em quantas listas os seus seguidores estão.
Amplification (Amplificação)
A probabilidade de que as suas mensagens gerem ações (retuítes, respostas, “likes”, comentários). Usa uma escala de 1 a 100.
Fatores considerados:
- Quantas pessoas te retuítam;
- Quantas mensagens suas foram retuitadas;
- Quantos “curtir” você recebe por post no Facebook;
- Comentários por post;
- Porcentagem de seguidores que te retuitam;
- Quantidade de pessoas que te mencionam no Twitter;
- Porcentagem de seguidores que te mencionam;
- Razão entre a quantidade de mensagens recebidas por mensagens enviadas;
- Número de updates.
Network Score (Ranking da Rede de Relacionamentos)
Indica a influência da sua audiência ativa (isto é, de quem realmente presta atenção no que você fala).
Fatores considerados:
- Inclusão em listas
- Razão Follower/Follow
- Porcentagem de pessoas que você segue que te seguem de volta
- Quantidade de pessoas que enviam atualizações
- Quantas pessoas retuítam o que você escreve
- Quantas pessoas comentam o que você escreve
- Quantas pessoas “curtem” o que você escreve
- Influência dos seus seguidores
- Influência de quem te retuíta
- Influência de quem te menciona
- Influência dos seus amigos
- Influência de quem te “curte”
- Influência de quem comenta o que você escreve
Unidas, estas três medidas indicam a sua influência online de uma maneira bastante ampla e detalhada. Neste caso, influência é considerada a sua habilidade em fazer as pessoas agirem. E ação pode ser 4 coisas: resposta, retuíte, comentário ou clique. Tudo isso é considerado para formar o seu Klout Score. Então, por exemplo, se você envia muitos links, mas eles não são clicados pelos seus seguidores, isso fará o seu ranking baixar. Já alguém que envie poucos links, mas que sejam clicados por muitos seguidores terá o seu ranking aumentado. O mesmo raciocínio vale para as outras medidas.
Agora, vamos ver na prática como o Klout funciona. Por exemplo, vamos ver como a ferramenta analisa a minha influência no Twitter e no Facebook. Antes de tudo, tenho que me logar ao Klout e conectar as minhas contas do Twitter e do Facebook nele. Então tenho que esperar até 72 horas para que a ferramenta processe a minha influência. Quando eles terminam o processamento, eu recebo um e-mail avisando. Agora é só entrar no site e checar a avaliação da minha conta.
1) Na tela inicial, há um campo para digitar o meu nome de usuário no Twitter. Ao fazer isso e clicar em GO o site mostrará todos os dados que indicam a minha influência.
2) A primeira coisa que o site vai me mostrar é o Klout Score, que atualmente é 20 (atualização, agora é 47). E mostra também o meu True Reach, Amplification e Network Score: respectivamente, 28, 5 e 23. Além dos meus “achievements” (conquistas): no momento, a única conquista é fazer parte de 25 listas no Twitter.
Então a Influence Matrix mostra uma matriz que indica o meu perfil de influência, por quem eu sou influenciado e quem eu influencio. No caso, meu perfil é de Ativista, que o site define como: “Você tem uma idéia ou uma causa que quer compartilhar com o mundo e encontrou o meio perfeito para isso. Sua audiência conta com você para defender a sua causa.” Essa parte do site também mostra por quem eu sou fortemente influenciado, que hoje são: @na_kombi, @cherguevara, @cardoso, @gravz e @claudiotognolli. E quem eu influencio: atualmente, ninguém.
Em seguida vem a análise de conteúdo, que mostra em quais assuntos eu sou influente. Segundo o site, eu sou influente em: sistemas operacionais, marketing, política e blogs. Na página seguinte, surgem mais detalhes sobre cada uma das medidas do Klout. O primeiro gráfico mostra novamente que meu Klout Score é 20 e indica um número de 40% para este ranking. Isto significa que 40% de usuários têm um ranking menor do que o meu. A última informação desta parte é a afirmação de que: “Gabriel Meissner é influente em uma rede de relacionamentos restrita que está crescendo. Em seguida, vem o gráfico de True Reach. Nele, posso verificar seu meu alcance real é forte, fraco etc. Depois vem o gráfico de Amplification e ali posso verificar como os meus seguidores estão ampliando a minha mensagem. Finalmente, o gráfico detalhando o meu Network Score.
Assim, o Klout me dá uma visão bem acurada de como está a minha influência online e o que fazer para aumentá-la e fortalecê-la. Isso pode ser útil a qualquer pessoa que trabalhe com marketing em mídias sociais, para avaliar pessoas influentes na web e selecioná-las para ações.
Gustavo, post pra lá de criativo!
Abs
Marcus
Marcus,
obrigado pelo comentário,
abraço.
Marcus,
que bom que gostou! O klout é uma ferramenta muito útil.