Teste de raciocínio lógico com frutas: 95% erram esse teste por pura falta de atenção. Não é uma questão de matemática apenas, é de raciocínio lógico, então preste bastante atenção e dê sua resposta, mas antes, quero falar um pouco com você sobre a importância desse tipo de teste. Para isso, preciso antes de explicar o que é Raciocínio Lógico e qual a sua importância.
O que é Raciocínio Lógico
De acordo com o Significados, raciocínio lógico é um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema, o que requer consciência e capacidade de organização do pensamento. Existem diferentes tipos de raciocínio lógico, como o dedutivo, indutivo e abdução.
Frequentemente, o raciocínio lógico é usado para fazer inferências, sendo que começa com uma afirmação ou proposição inicial, seguido de uma afirmação intermediária e uma conclusão. Assim, ele também é uma ferramenta analítica e sequencial para justificar, analisar, argumentar ou confirmar alguns raciocínios. É fundamentado em dados que podem ser comprovados, e por isso é preciso e exato.
É possível resolver problemas usando o raciocínio lógico. No entanto, ele não pode ser ensinado diretamente, mas pode ser desenvolvido através da resolução de exercícios lógicos que contribuem para a evolução de algumas habilidades mentais.
Aqui no GF Soluções teremos vários desses exercícios, ou testes de raciocínio lógico, para te ajudar a desenvolver essa habilidade tão inerente ao sucesso e realização pessoal e profissional.
Muitas empresas utilizam exercícios de raciocínio lógico para testarem a capacidade dos candidatos. Este tipo de avaliação também é comum em concursos públicos.
Raciocínio lógico matemático ou quantitativo
O raciocínio lógico matemático ou quantitativo é o raciocínio usado para a resolução de alguns problemas e exercícios matemáticos. Esses exercícios são frequentemente usados no âmbito escolar, através de problemas matriciais, geométricos e aritméticos, para que os alunos desenvolvam determinadas aptidões. Este tipo de raciocínio é bastante usado em áreas como a análise combinatória
Teste de raciocínio lógico com frutas: 95% erram
Agora vamos ao teste abaixo. Ele é simples e vai te ajudar a começar a entender o que é o raciocínio lógico e como é possível resolve-lo facilmente a partir do momento que você entende como funciona esse tipo de lógica.
Antes de dar a resolução, faça a conta e anote o resultado. Isso vai te ajudar a entender se realmente seu raciocínio lógico está precisando de testes mais avançados ou não, para se desenvolver.
Qual o resultado?
Fez sua conta? Se fez corretamente, o resultado foi 21, parabéns, você acertou!
Não deu 21? Então vamos lá entender como chegar ao resultado certo.
A maçã vale 7.
A uva igual a 5 + o valor da maçã (7), então a uva vale 12.
Para saber o valor da penca de bananas, é necessário substituir a maçã por 7, então descobrimos que a penca de bananas vale 6. Agora já podemos fazer as contas e descobrir por que o resultado correto é 21.
A maçã vale 7, a uva vale 12 e a banana vale 2. 7+12+2=21.
Como assim, a banana vale 2? Isso mesmo, a penca de bananas (eram 3 bananas) vale 6, então cada banana vale 2. Esse é um teste de raciocínio lógico que não é complicado, apenas pede um pouco de atenção.
O que achou? Que tal compartilhar esse teste nas suas redes sociais e testar a habilidade dos seus amigos? Basta usar os botões de compartilhamento abaixo.
E depois você conferir com eles quem acertou!
Muito bom Gustavo, eu adoro este tipo de teste.
Poxa, eu errei de primeira.
Adoro estes testes de raciocínio lógico. kkkk
R:21 pois uma banana so e 2 a maça e 7 a uva 12
A intenção foi muito boa, mas 95% das pessoas erram porque a proposição não está lógica para elas. Se fossemos usar a mesma “lógica” aplicada na proposta, teríamos de contar também as uvas em unidades, já que assim feito com as bananas. Penso que temos de usar a lógica comparativa, uma maçã = 7; um cacho de uvas = 12 e uma penca de bananas = 6 (sem separar as bananas), logo 25; concorda?. E se eu cortasse ao meio as uvas, então valeria quanto?