6 coisas que aprendi após publicar um e-book gratuito

Durante muito tempo quiz escrever um e-book para contribuir ainda mais com a blogosfera. Mas como tudo que fazemos na vida, só temos a dimensão de nossos atos depois que os realizamos.

Antes só podemos imaginar e planejar e torcer para que o planejamento nos leve ao sucesso do projeto.

Foi o que fiz, planejei o e-book Como ganhar dinheiro com o Google Adsense: 6 dicas testadas e aprovadas, segui o planejamento na execução e posso dizer que alcancei o sucesso do projeto, principalmente pelo retorno que recebo todos os dias de pessoas que entram em contato com o material.

ebook, gratuito, ganhar dinheiro, blogs, adsense

Nesse artigo gostaria de relacionar 6 coisas que aprendi após publicar um e-book gratuito e que podem servir pra você também:

Não sou tão conhecido na Blogosfera como pensava

Quando ficamos apenas dentro de nosso blog, achamos que somos muito conhecidos e que tudo que escrevemos é lido por todo o nosso público alvo.

Descobri que nem chegava perto desse objetivo. Com a divulgação do e-book em vários outros blogs muitos blogueiros conheceram meu trabalho, que de outra forma seria muito difícil.

Sou respeitado pelos que me conhecem

Posso não ser conhecido por todos, mas os blogueiros que me conhecem respeitam meu trabalho já desenvolvido na Blogosfera. Isso ficou claro pelo número de blogs que divulgaram o e-book sem que nenhum deles fugisse de meu pedido de não colocar o download diretamente em seus blogs, mas linkar o artigo onde disponibilizo o e-book para download.

É preciso saber do que está falando

Depois que escrevi o e-book recebo muitas perguntas no blog, por e-mail, pelo formulário de contato, Twitter, Facebook, sobre o Google Adsense. As perguntas são as mais variadas e querem respostas exatas e sem falhas.

Então se você não é especialista, não escreva um e-book sobre o assunto. Escreva sobre o que você entende e domina ou as perguntas depois de divulgado o e-book podem lhe trazer uma péssima reputação.

É maravilhoso ser reconhecido por seu trabalho

Escrever um e-book dá muito trabalho, mas se você faz um bom trabalho, se você entende do que está falando, o reconhecimento virá, e é maravilhoso ter o trabalho reconhecido.

Dois casos são bem emblemáticos, primeiro recebi um contato do Paulo Faustino (Escola Dinheiro) me dando os parabéns pelo e-book e dizendo que gostaria de me conhecer pessoalmente e depois o Marcos Lemos (Ferramentas Blog), num bate-papo ao vivo com quase 100 blogueiros (lhe pedi que divulgasse o e-book) deu seu testemunho, dizendo que depois que utilizou minhas dicas triplicou os ganhos no programa de afiliados.

Todo o cansaço, toda a pesquisa, tudo que precisou ser feito para que o e-book chegasse ao público tomou uma dimensão muito pequena diante desse reconhecimento. Esses são apenas dois casos, mas recebi vários outros testemunhos que me deixaram muito motivado a escrever outro e-book o mais breve possível.

Escrever um e-book é viciante

Assim que comecei a divulgar o meu e-book já estava com vontade de escrever outro. É incrível como é viciante (pelo menos o foi pra mim) se aprofundar num assunto, fazer testes e depois publicá-los.

Adorei a experiência e em breve irei lançar outro e-book, que já estou trabalhando nele. Maiores detalhes em breve.

O importante não é a quantidade e sim a qualidade

Meu e-book tem apenas 24 páginas. Mas tem sido muito elogiado, porque as dicas são de alta qualidade e dão resultados mesmo.

Então o importante não é a quantidade de páginas ou de dicas, o que importa é que seja com qualidade, que alcance o objetivo proposto no início do e-book.

Aproveito o artigo pra anunciar que os blogs que ajudaram a divulgar o e-book, estavam concorrendo a um mês de publicidade aqui no GF Soluções. Então segue o blog vencedor da promoção (o sorteio foi feito no site random.org). O vencedor é o Tutoriais Blog. Ele tem 72 horas pra enviar para meu e-mail o banner 125×125 para ser colocado no blog.

E você, o que achou do meu e-book? Ainda não conhece? Então faça o download e leia, tenho certeza que irá acrescentar muitas informações a você.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    22 Comentários

    1. Ola Gustavo,amo seu trabalho,tem me ensinado muito,estou nessa atividade há dois anos,já publiquei um e-book na Hotmart,já tenho mais 2 como rascunho,tenho me guiado muito com suas dicas,claro que ainda estou muito longe de ser considerada uma profissional,mas chego lá.
      Abraços.

    2. Olá! Seu trabalho é incrível, ajuda bastante todos os blogueiros com certeza, como já me ajudou bastante com meu blog. Parabéns!

    3. Sim, eu gostei muito do “é viciante”, hahaha, é mesmo! Cheguei a digitar 10 páginas em uma noite, eram milhares de caracteres a cada horas, mas ocorreu um imprevisto, acabei perdendo as 22 páginas que havia digitado, fiquei muito triste, me esforcei tanto, mas tudo bem, agora vou evoluir e talvez tentar criar um novo. também gostei muito do “É maravilhoso ser reconhecido por seu trabalho”, acho que essa é a principal vantagem dos metablogs e blogs de tutoriais ou que ensinam algo, sendo de qualquer assunto, as pessoas sabem que foi você que digitou, que você se esforçou, trabalhou, assim você é reconhecido, muito diferente de blogs de downloads, onde o que é julgado é o arquivo, você é apenas um intermediador, só está lá para postar algo que você acha em segundos na web.

      Em blogs de tutoriais você pode ensinar cada vez mais, é quase impossível não ter o que ensinar, sempre há algo que seu público adoraria saber. Gosto muito desse nicho, não me arrependi de ter começado pelo caminho errado, mas o que importa é que foi a partir dele que cheguei no certo. Acabei fugindo do assunto, kkkkk, mas como você já deve saber, ESSE FOI UM ÓTIMO POST!

      • Iago,
        não desanime, escreva novamente, como você mesmo disse, você vai evoluir ainda mais.
        Obrigado pelo comentário e pelas colocações,
        sucesso.

    4. Sábias palavras nas tuas conclusões: Não ser tão conhecido como pensava e gostaria, mas muito respeitado pelo trabalho, é preciso saber, é exclente ser reconhecido e o retorno que temos nos leva a repetir a experiência, vicia. E mais: qualidade acima de tudo!Muito boas conclusões.
      Parabéns e siga com este excelente trabalho.

    5. Olá Gustavo,
      Eu cheguei até você através do Marcos Lemos e estou gostando muito do que estou vendo…rsrsrs. Estou acompanhando seu belo trabalho!
      Meus parabéns e sucesso!!

      • Luciano,
        obrigado pelo feedback. isso comprova o que eu e o Marcos Lemos já sabemos e sempre falamos, parcerias vão muito além de colocar banners e links na sidebar de um blog, não é mesmo?
        abraço.

        • Também gostei muito dessas dicas que você deu e eu também comprovo que fazer um e-book dá um pouco de trabalho mais o resultado é gratificante parabéns!!!

    6. Olá Gustavo, tudo bem?

      Meu caro fico muito satisfeito por sua atitude humilde de compartilhar os resultados do seu ebook. Embora não atue forte com anúncios do google adsense em meu blog o e-book fala por si.

      E também fico feliz por ter uma pequena ponta no seu ebook, digo sobre a capa para o ebook, comprovando a eficácia de que uma imagem profissional faz toda a diferença.

      Parabéns Gustavo,

      Jan Carle

      • Jan,
        eu que agradeço por sua colaboração no desenvolvimento da capa do e-book. Aproveito pra adiantar que outro está vindo por ai e vou recorrer novamente a seu talento,
        abraço e sucesso.

    7. Parabéns pelo sucesso do ebook Gustavo.

      E lhe digo, gratificante é participar dessa universo da blogsfera, e poder aprender com pessoas como você, que compartilham suas experiências, e ensinam muito aos seus leitores…

      Abraços !

      • Rodrigo,
        obrigado pelo comentário.
        posso dizer o mesmo, é realmente gratificante participar da blogosfera.
        abraço e sucesso.

    8. Parabéns, Gustavo. Tenho acompanhado seu trabalho, quase que desde o início, pois entrei um pouco depois de você na blogosfera e tenho visto durante todo este tempo sua oompetência e responsabilidade em tudo aquilo que se propõe a fazer. Abs.

      • Luis,
        realmente você está aqui desde o começo, e agradeço muito pela sua presença e reconhecimento de meu trabalho.
        abraço e sucesso.

    9. Já enviei o banner através do formulário de contado do GF Soluções.

      Obrigado e parabéns pelo trabalho Gustavo.

      Abraço.

    10. Concordo com você, depois de escrever um e-book a pessoa fica mais conhecida e respeitada, pra falar a verdade, eu já tinha visto o qcb quando ele era na plataforma Blogger, mas eu não o acompanhava, o que me lembro é que tinha uma foto sua e outra do Laurentino no cabeçalho. Passado se um tempo conheci o GF Soluções, foi aí que lembrei que já conhecia seu trabalho, e recentemente quando vi o e-book pude crer que se tratava de um blogueiro experiente, cujas matérias possui um ótimo conteúdo.

      Eu quero publicar um e-book, tenho 2 temas em mente, um mais prático e técnico e outro teórico vou começar a trabalhar em um esta semana.

      • Neemias,
        obrigado por esse feedback, principalmente por complementar o que já falei no texto.
        Aconselho a todos que tiverem conhecimento para tal, que escrevam um e-book, é muito gratificante.
        abraço.

    Deixe uma resposta