O Facebook é a rede social número 1 no mundo. Nesse mês uma pesquisa revelou que a rede social de Mark Zuckerberg possui mais de 596 milhões de usuários ativos. São números impressionantes e que não podem ser ignorados pelos blogueiros. Se você ainda não possui uma conta no Facebook, faça uma agora mesmo, veja como no artigo “Como criar uma conta no Facebook e aumentar as visitas de seu blog“.

Outro número interessante é o crescimento do Facebook no Brasil, em comparação com o Orkut (que ainda é a rede social mais utilizada no Brasil). Enquanto o Orkut cresceu, entre Setembro de 2009 e Maio de 2010, apenas 3,5% no Brasil, o Facebook cresceu 102% no mesmo período.

Se você pensa em profissionalizar seu blog então, precisa ter uma presença consolidada no Facebook, pois ele foi criado para atrair as empresas e gerar negócios. As fã pages (páginas de fãs) são um exemplo claro dessa funcionalidade. A empresa cria uma página exclusiva para um produto/serviço e divulga na rede social, atraindo as pessoas que gostam da marca e querem participar clicando no botão “curtir”.

Como criar uma página de fãs para meu blog no Facebook

Criar uma página de fãs no Facebook é muito fácil. Basta seguir os passos.

  1. Acesse a página http://www.facebook.com/pages/learn.php e clique em Crie uma página (veja na imagem acima)
  2. Na próxima tela você pode escolher entre criar uma página de comunidade (quando você quer apoio a uma causa ou um tópico) ou criar uma página oficial (é essa que você deve criar para destacar seu blog)
  3. Selecione a opção “Marca, produto ou organização” e selecione a categoria que mais se assemelha ao nicho de seu blog
  4. Dê um nome a página (pode ser o nome de seu blog)
  5. Selecione “sou o representante oficial…”
  6. Clique em Criar uma página oficial
  7. Na próxima tela clique em Criar página
  8. Pronto, sua página está criada

Agora você precisa configurar sua página e avisar a todos que agora seu blog possui uma página de fãs no Facebook. Conheça a página de fãs do GF Soluções em https://www.facebook.com/bloggfsolucoes, aproveite para “curtir a página”.

Os blogueiros estão presentes no Facebook

Aproveito o artigo sobre o Facebook para divulgar o grupo de blogueiros que foi criado no Facebook. Essa é outra funcionalidade muito interessante dessa rede social, a possibilidade de criar grupos de pessoas com interesse no mesmo assunto. Por exemplo, você pode criar um grupo com pessoas de sua cidade, assim como fiz com a cidade de Linhares (ES) ou um grupo de profissionais do mesmo ramo, como fiz com o grupo de Blogueiros.

Se quiser participar do grupo de blogueiros basta acessar o link http://www.facebook.com/home.php?sk=group_169147196461592, o grupo é fechado, por isso você precisa solicitar participação no grupo. Hoje somos 128 blogueiros no grupo e temos tratado vários assuntos polêmicos e interessantes, venha se juntar a nós!

E você, já possui sua página de fãs no Facebook para destacar seu blog? Se sim, qual a experiência que tem tido? Se não, está pensando, após ler o artigo, em ter sua página de fãs? Deixe sua opinião nos comentários!

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Participe da conversa

11 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Temos uma página no facebook e quero fazer um sorteio, porém não achei as explicações de quais são os critérios para o sorteio, ou seja, que política é usada, pois os fans querem transparência a fim de não haver dúvidas qto ao mecanismo de sorteio.
    Gostaria muito que pudesse enviar-me uma resposta sobre isso.

    Grata,

    Taciana

  2. Oi estou muito feliz de ter encontrado esse blog, pois tem dicas muito interessantes.Realmente é essencial termos uma página de fãs em nosso blog, o meu ainda é recente mais já providenciei um plugin para isso.Já tenho 22 fãs.

  3. Olá. Preciso de ajuda. Perdi o código de confirmaçãodo do facebook como posso recuperar? Fico a espera das vossas respostas.*****