Aniversário GF: A história do blogueiro Arthurius Maximus

Nesse artigo, que faz parte da série de Guest Posts que estão sendo publicados por blogueiros aqui no GF Soluções durante o mês de 2º aniversário do blog, o Arthurius Maximus, do Visão Panorâmica e que mora no Rio de Janeiro, nos conta a sua trajetória como blogueiro. Aconselho que siga-0 no Twitter e visite o Visão Panorâmica.

arthurius maximus

Para mim, ser um blogueiro, foi algo que começou por acaso. Uma correspondência da empresa onde trabalhava intitulada “Código de Ética” – trazendo em seu primeiro item a valorização do ser humano – foi à gota d’água para disparar uma imensa revolta pelos absurdos cometidos pela empresa contra os funcionários.

Buscando uma forma de manifestar a minha indignação, conheci o mundo dos blogs e iniciei o meu primeiro blog: “Um País Chamado UATI” – onde retratava tudo o que se passava na empresa através de uma alegoria fantástica ambientada num mundo futurista/primitivo cheio de seres malignos e heróis épicos.

O grande sucesso e os elogios de pessoas ligadas à literatura e a edição de livros me fizeram partir para um segundo blog – Contos Ancestrais – onde escrevia contos de suspense. Durante dois anos o blog figurou entre os duzentos melhores da língua portuguesa.

Mas, em 2007 um convite do site jornalístico Panorama Internacional, me levou a aceitar uma proposta para editar uma coluna diária de opinião por lá. Acabou que o tema escolhido foi à política e assim nasceu o Visão Panorâmica que, um ano depois, passou a caminhar por suas próprias pernas em um domínio próprio.

Foi justamente a partir daí que comecei a considerar mais seriamente o ato de blogar como uma profissão. Estudei o assunto a fundo e busquei orientações com que já estava “no ramo” há mais tempo. Alguns ajudaram, outros não deram bola; mas, na verdade, a grande maioria contribuiu para que hoje a escrita se tornasse para mim um trabalho agradável e que realizo com imenso prazer.

Às vezes é difícil conciliar a vida pessoal e social com a ideia de manter um blog profissional. Mas, quando fazemos algo que gostamos muito, qualquer desafio ou obstáculo passa a ser visto como um estímulo a produzirmos mais e mais. Além disso, é fundamental sair, conversar com pessoas, ir a festas e comparecer a eventos para “pescar coisas interessantes” ou assuntos que possam render um bom artigo ou uma boa entrevista. Ter vida social é algo extremamente necessário a um blogueiro.

Atualmente tenho planos para iniciar uma série de novos projetos que trarão mais personalidade e mais relevância ao blog e garantirão informações mais precisas e muito mais interessantes aos leitores; elevando o Visão Panorâmica a um patamar de verdadeira fonte de informação na rede, além de um centro de debates.

O mais importante é considerar sempre que o leitor é a estrela e a ele cabe toda a glória e todo o empenho de quem escreve. Afinal de contas, sem o leitor nenhum blog ou nenhum outro meio escrito serve para alguma coisa.

Um abraço e meu agradecimento especial ao Gustavo e aos seus leitores pela honra de participar dessa comemoração tão importante para todos.

Um abraço e que venham muitos anos mais para o GF Soluções e para o Gustavo.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Arthurius
      Sua história comprova que é preciso muita dedicação para manter um blog de sucesso.
      Parabéns.
      .-= Catarino publicou o artigo Alimentação, noz para diminuir o colesterol. =-.

      • Arthurius,
        eu que agradeço por partilhar sua história como blogueiro conosco,
        um grande abraço.

    2. Muito interessante tua trajetória. Você fala de uma coisa que acho fundamental, a vida social de um blogueiro, como relato na maioria das vezes cenas do cotidiano, esse é meu principal material, não abro mão da minha vida “real”.
      Adniro quem tem coragem de se arriscar num blog profissional , eu não consigo passar muitas horas na frente do computador, mantenho o meu blog só por prazer.
      O interessante é que a maioria dos blogs que visito são profissionais, quem sabe reside ai o desejo de entrar nesse nicho.
      Te desejo sucesso nos novos projetos.

    3. Se vc pudesse postar sobre a rotina de um problogger ou seja aquela pessoa que vive disso seria perfeito pra concluir sua história.

    Deixe uma resposta