Como criar excelentes blocos de anúncios no Adsense

Esse artigo faz parte da série de artigos que estou escrevendo sobre Como ganhar mil dólares por mês com um blog. Esse é o 5º artigo da série e se você não leu os artigos anteriores aconselho que leia para que possa entender o raciocínio que estou seguindo nos artigos.

Dica 4 – Crie blocos de anúncios bem elaborados, utilizando algumas das dicas que já passei aqui nos artigos anteriores da série. Para ser prático, vou criar um bloco de anúncios levando em consideração alguns pontos importantes:

  • Posição do anúncio no blog
  • Tamanho do bloco de anúncio
  • Cores do bloco de anúncio
  • Escolha entre textos e gráficos
  • Critério especifico para cada anúncio para acompanhamento através de relatórios

O primeiro passo é acessar o site do Google Adsense, após o acesso siga os passos abaixo:

  1. Clique em “Configurações do Adsense”
  2. Selecione “Adsense para conteúdo”
  3. Em bloco de anúncios selecione “Anúncios gráficos e de texto” e clique em continuar
  4. Em Formato escolha “Retângulo médio 300 x 250”
  5. Em cores está um dos fatores de sucesso de seu bloco de anúncios. Procure colocar as cores o mais parecido com o local de seu template, para que o bloco de anúncios não entre em contraste com seu conteúdo. Eu coloco a borda e a cor de fundo da cor do background do tema, a cor do título coloco a mesma que utilizo no título dos artigos e o texto na cor do texto do artigo. A cor da URL coloco a mesma que utilizo para links no blog. Confira abaixo como ficou o meu bloco de anúncios abaixo do título aqui no GF Soluções.
    adsense, dinheiro
  6. Em Fontes, em família de fontes, escolha fonte parecida com seu tema. E em tamanho da fonte, escolha Médio ou Grande (aqui é um dos pontos que cabe alguma análise, coloque um, depois de um tempo outro, e acompanhe o desenvolvimento).
  7. Em Estilo de canto, deixe o padrão e clique em Continuar.
  8. Chegamos agora aos critérios, que já foi abordado em outro artigo da série e que lhe ajudaram a descobrir qual bloco de anúncio é o mais apropriado para cada local de seu blog.
  9. Esse bloco de anúncios, vamos colocá-lo abaixo do título do artigo, como tenho aqui no blog. Clique em “Adicionar novo critério” e dê o nome de titulo_300x250 (assim você saberá no relatório que o bloco de anúncios está abaixo do título e tem o tamanho de 300 x 250, quando quiser testar outro tamanho abaixo do título é só criar outro critério, exemplo, titulo_200x200, para um bloco de 200 x 200, você poderá testar cada um por um período e depois descobrir qual se adequa melhor a seu blog). Clique em Ok.
  10. Clique em continuar e aparecerá a tela para dar um nome ao bloco de anúncios, se preferir pode aceitar o nome sugerido.
  11. Agora clique em Enviar e obter o código.
  12. Copie o código gerado e cole abaixo do título em seu blog.

Se não sabe como colocar o código em seu template, veja alguns artigos que podem lhe ajudar nessa tarefa.

Agora acompanhe os resultados através de relatórios que já ensinei em outro artigo da série como criar. O segredo do sucesso é testar vários formatos e tamanhos até chegar ao que melhor se adapta a seu blog e nicho. E antes que alguém que ainda não leu os outros artigos questione, o sucesso não vem somente do bloco de anúncios, é preciso ter visitas, no mínimo 500 por dia (no meu caso), para começar a aparecer resultados satisfatórios, então se o seu blog ainda não tem esse número de visitas, aconselho que foque primeiro em aumentar o número de visitas do blog e depois volte sua atenção para a monetização dele.

Leia o próximo artigo da série:

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Gustavo,

      Este é um assunto que parece batido, mais o formato e o posicionamento do Adsense influem e muito no desempenho do mesmo. No meu blog, o formato que mais se adequou foi o 300×250.

      Acho que vale a pena o Blogueiro fazer uma série de testes, pois o resultado é compensador.

      Um abraço
      Adriano Luz

      • Adriano,
        obrigado por avalizar o assunto abordado. tenho tido ótimas surpresas com testes em meus blogs,
        abraço.

    Deixe uma resposta