TIC na Educação: Como criar um blog pra escola, um projeto ou uma disciplina – Parte I

TIC na Educação: Como criar um blog pra escola, um projeto ou uma disciplina.

Um blog é uma ferramenta que pode auxiliar e muito o processo de ensino aprendizagem, inclusive levando a sala de aula pra fora da escola e do horário de aula.

A proposta aqui é criar um blog pra escola, para um projeto específico ou para uma disciplina. Não estou falando aqui sobre um blog que um professor já possui e no qual aborda temas relacionados a sua disciplina para todos que estejam procurando essa informação. Vou explicar para que entendam qual a ideia por traz da proposta.

Criar um blog pra escola

Criar um blog pra escola pode ajudar a informar os alunos, os pais e responsáveis e demais membros da comunidade que estejam interessados no que está acontecendo dentro da instituição de ensino. Um blog pra escola tem que ser criado com o aval da diretoria da escola e planejado para que tenha a função para a qual está sendo criado.

Pode ser utilizado pra divulgar projetos realizados pelos alunos, datas comemorativas e outros temas relacionados. Dependendo da finalidade do blog pode ser também um projeto abraçado por alguns alunos que se destacam na produção de textos, sendo assim os “jornalistas” que irão produzir conteúdo de qualidade e que realmente interessa aos leitores do blog.

O blog pode ser aberto a todos na internet ou apenas aos alunos, pais, responsáveis e corpo docente, sendo convidados a participar através de um e-mail válido. Cabe ao planejamento inicial definir esse ponto com uma justificativa válida.

como criar um blog pra escola

Criar um blog pra uma disciplina

Um blog criado pra uma disciplina em específico pode ser utilizado para fixação de conteúdos, resolução de exercícios e para levar os alunos a pesquisar e produzir conteúdo de qualidade. O espaço de comentários deve ser utilizado para questionamentos e colocações que não foram ainda feitos em sala de aula.

Deve ser planejado tendo em mente se todos os alunos da escola irão ter acesso, ou somente os alunos que estão cursando a disciplina ou ainda se será aberto a todos na internet ou restrito.

O professor pode também permitir que todos os alunos produzam conteúdo supervisionado no blog ou então que alguns alunos (monitores) produzam conteúdo.

Algumas disciplinas em que um blog poderia ser utilizado com facilidade seria história, geografia, português e inglês. Claro que todas as disciplinas podem ser abordadas, mas as disciplinas com material que envolve muita leitura e fixação de datas e locais terão uma ajuda substancial de um blog para ajudar a fixar o conteúdo de maneira mais agradável.

Criar um blog pra um projeto

Você pode criar um blog para um projeto ou trabalho específico. Os alunos são avaliados pelo engajamento e produção do conteúdo no blog.

Novamente o planejamento é essencial para o sucesso do blog. Como é um blog voltado para a avaliação dos alunos não é interessante que ele seja divulgado, ou seja, deve ser um blog restrito a turma que está trabalhando no projeto.

Nesse tipo de projeto pode também ser criado vários blogs, um pra cada grupo de alunos. É uma maneira de gerar um comprometimento maior com o projeto.

Por exemplo o desenvolvimento de um trabalho sobre a revolução francesa ou o descobrimento do Brasil pode ser um tema que irá render ótimos resultados se um blog for utilizado como base para a produção do conteúdo relacionado ao tema.

Como criar um blog na plataforma Blogger

Posso garantir que criar um blog e mantê-lo é uma tarefa, hoje, muito simples. Conheço crianças que tem blogs de sucesso, tendo aprendido tudo que era necessário fazer na própria internet, mostrando que um blog (já na sua construção) leva o aluno a busca pelo conhecimento, ensinando-o a construir o seu conhecimento utilizando informações espalhadas pela rede mundial de computadores.

Mas para que a ideia não fique pela metade, no próximo artigo vou ensinar, passo a passo, a planejar e criar um blog na plataforma blogger. O Blogger é uma plataforma de blogs gratuita, ou seja, você não tem que pagar nada pra ter seu blog no ar em 5 minutos.

O planejamento também é importante, esse sim o passo crucial que pode influenciar todo o projeto de implantação de um blog na sala de aula. Então vou começar pelo planejamento e depois ensino como criar o blog.

No próximo artigo teremos também um sorteio. O ganhador, que precisa ser professor, irá ganhar um planejamento e um blog para sua disciplina ou projeto ou até mesmo para sua escola, se o diretor da escola entrar em contato comigo, por e-mail, confirmando que aceita.

Se você tem alguma ideia de projeto ou disciplina pra planejar e criar o blog, deixe nos comentários, quem sabe crio baseado na sua ideia e depois lhe repasso o blog?

Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, utilize os comentários. Até o próximo artigo.

Quer aprender como ganhar dinheiro na internet com conteúdo gratuito?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    14 Comentários

    1. Olá Caroline, que bom que gostou. O texto é de 2013, então essa parte não está valendo mais.
      Abraço.

    2. Caroline

      Boa noite, Gustavo Freitas!
      Gostei muito do seu texto e me ajudou muito. Fiquei interessada no sorteio, desejaria muito participar de um.
      Quem sabe, não ganharia um modelo personalizado. Gosto de coisas atraente e um blog personalizado para mim, seria uma pérola.
      Aguardo a resposta, até breve!

    3. Paulo Brites

      Caro Gustavo,

      Sigo o seu trabalho e tem me ajudado muito. Parabéns.
      Li seu artigo sobre a criação do Blog da Escola e fiquei esperando a parte II. Pelo que me parece ainda não saiu.
      Sou professor de uma Escola Pública Estadual e levei a ideia do Blog da Escola para a diretora que achou ótimo e me apoiou. Vou me basear nas suas dicas e gostaria de saber se voçê tem previsão de colocar mais alguma cois sobre o tema.

      Abraços

    4. Olá Gustavo Freitas,trabalho há 23 anos na área de construção civil,sou mestre de obras,e acompanhando suas publicações,percebí que esse(construção civil)é um bom campo para fazer um blog. Pensando nisso,quero te fazer uma proposta para unir meu conhecimento da área de construção civil,com o seu conhecimento e esperiencia em blogs,para abrir e me ajudar a introduzir os conteúdos necessários,divulgar,dar suporte e quem sabe conseguir monetizar o blog. O intuito inicial do blog seria ajudar as pessoas que compram imóveis,novos ou usados,e que estão em fase de recebimento dos mesmos,pois há uma extrema falta de respeito da maioria das grandes construtoras,que entregam o imóvel inacabado,ou em mal funcionamento. Essa seria a hora de dar esse apoio a essas pessoas,com orientações,fazer-mos uma parceria com advogados do setor,de forma a dar orientações jurídicas,e eu entraria com dicas técnicas e postagens de obras,revistas da área,tendências,etc. Aproveitando que o mercado do setor de construção civil está bem aquecido e que a procura por esses assuntos só aumentam a medida em que novos planos do governo favorecem ainda mais esse mercado. Pense com carinho na idéia por favor,aguardo respostas.

    5. Olá Gustavo,
      Estou amando seus artigos e principalmente suas sugestóes.Parabéns.
      Sou coordenadora de uma Creche eja há algum tempo venho pensando nessa idéia de ter um blogue para a escola,mas sem saber como fazer isso. Acabei de criar um blogue e ainda está sem conteúdos, por isso gostaria muito que você me orientasse nesse projeto. Por favor dê uma olhada nesse blogue e me oriente se for possível.
      Desde de já te desejo uma FELIZ PÁSCOA junto aos seus.

      Abraços
      Joana.

      • Joana,
        que tipo de orientação está precisando? me fale, quem sabe surge daí um artigo que possa ajudar outras pessoas envolvidas com blogs na educação.
        Abraço.

    6. Olá, Gustavo!

      A escola que trabalho possui um portal, que é integrado à editora responsável pelo sistema de ensino. É notório que o ambiente é ótimo, mas deixa a desejar em alguns aspectos.

      Ter um blog registrado para escola é uma excelente ideia. Há algumas semanas, a escola que trabalho já me pediu para que desenvolvesse um blog, mas aí criar um blog e apenas usá-lo como a maioria usam, seriam muito trabalho para pouca usabilidade.

      Pretendo levar o projeto adiante, mas transformar o blog em uma espécie de rede, na qual todo o corpo docente, alunos e funcionários, participarão. Uma área do blog para cada setor.

      Penso que ele deverá ter um sistema de divulgação de trabalho de alunos (sejam textos, imagens ou vídeos).

      Um sistema para divulgação de notas (O Google Drive é perfeito para essa função).

      Uma agenda online com todo o cronograma do ano letivo (O Google Agenda também é perfeito).

      E uma rede blogs dos professores. São muitas ideias.

      Mas o foco principal não deve ser esquecido – a aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação como fator interdisciplinar.

      Abraço!

      • Edigley,
        a ideia é sensacional e o trabalho envolvido no desenvolvimento dela é grande, por isso é necessário planejar desde o início, envolvendo todos os colaboradores, como professores, direção, secretaria, biblioteca e, principalmente, os alunos.
        Se precisar de ajudar podemos conversar por e-mail.
        Abraço e sucesso com o projeto.

    7. Muito boas as dicas sobre os blogs. Como Analista de TI do IFCE campus Iguatu e professor, venho me dedicando a estudar formas de aliar TIC com educação e assim poder apoiar melhor nossa instituição.
      Estas dicas servirão muito para o treinamento que estou preparando para um projeto piloto da rede social que estamos implantando no campus. E para este treinamento creio que criarei um blog 🙂
      Obrigado!

      • Eleudson,
        obrigado pelo comentário e por compartilhar o que está acontecendo de interessante na área de TIC na Educação ai no IFCE.
        Precisando, estou à disposição.
        Abraço.

    Deixe uma resposta