Como instalar o FeedReader 3.14

O que são Feeds, RSS, XML? Na verdade todos são a mesma coisa, são siglas que indicam que o site disponibiliza o seu conteúdo em XML, de maneira que os leitores do site não precisem ficar acessando o site a todo momento para saber das novidades, eles são avisados delas pelo programa leitor de Feeds, ou seja, você não precisa visitar vários sites na internet para ficar bem informado sobre os assuntos que te interessam, basta você instalar um leitor de Feeds (ou se preferir usar os que vem com o Firefox e Internet Explorer) e cadastrar os sites que possuem o conteúdo que lhe interessa e o leitor fará todo o trabalho por você. Esse tutorial tem a finalidade de ensinar a utilizar o leitor de Feeds FeedReader, tendo sido escolhido por ser muito difundido, de fácil utilização e de código aberto.


O primeiro passo é baixar o programa, indicamos o site Baixaki por ser confiável e livre de códigos maliciosos, mas se preferir pode baixar no seu site de downloads preferido. Usaremos a versão 3.12, a última até o momento da realização desse tutorial.

Na instalação destacamos duas etapas:

1- Na tela “Selecionar tarefas adicionais”, marque a caixa de seleção “Configure Software to run on portable disk”, dessa forma você poderá utilizar o programa também no seu pen drive, o que estaremos explicando em outro tutorial.

2- Na tela “Por favor, selecione os canais que você quer importar” não selecione nenhum, após a instalação você aprenderá a criar seus próprios canais personalizados.

No mais a instalação procede normalmente como outro programa de computador. Após a instalação abra a pasta em que instalou o FeedReader (por padrão ele instala em c:arquivos de programasFeedReader30) e de dois cliques no arquivo feedreader.ini (é o arquivo de configuração do programa), agora vamos fazer três alterações para o programa ser visualizado de acordo com as configurações de vídeo de seu computador. Mude as seguintes linhas:

Width = 1024

Height = 768

Top = 0

Note que essas são as configurações do meu computador (e a mais utilizadas no mundo) 1024 x 768, para saber a sua configuração basta clicar na área de trabalho com o botão direito do mouse, escolher propriedades e nas configurações de vídeo escolher configurações, na resolução de tela se estiver 1024 x 768 ok, senão, por exemplo se estiver 800 x 600 basta colocar em Width 800 e em Height 768. Agora pode fechar o arquivo, ele vai pedir para salvar, clique em sim.

Agora abra o FeedReader. Vamos adicionar nosso primeiro Feed, para isso clique em F3 e adicione o caminho do Feed que deseja acompanhar. Pronto, você já pode acompanhar diariamente as notícias de seu site(s) preferido(s).

Para conseguir o link do Feed do site que deseja basta procurar na página principal do site, geralmente eles são identificados por um símbolo laranja, e podem estar com o nome de Feed, RSS, XML, ATOM, OPML. Basta você clicar no símbolo e será direcionado para a página do Feed, basta você clicar na url e copiar, depois no programa (sempre pressionando F3) abrirá a caixa “Adicionar Canal”, basta copiar o link e pronto, seu Feed está criado, para adicionar o blog no seu leitor de Feeds basta copiar e colar essa url http://www.gfsolucoes.net/gustavo/feed/.

Várias outras configurações podem ser realizadas, por exemplo, em Arquivos – Database Information, podemos saber o tamanho do banco de dados, quantos canais temos ativos, entre outras informações. Em Visualizar – Visualizar Layout, temos três opções de visualização, eu prefiro o clássico, que me dá uma visão melhor das notícias, mas experimente todas para ver qual lhe agrada mais.

O FeedReader é um programa simples de ser utilizado (aliás, como a maioria dos programas de código aberto) e que possui recursos muito bem elaborados. Não tive aqui o intuito de ensinar tudo a respeito do FeedReader, mas sim ensinar o básico e estimular a curiosidade daqueles que ainda não conheciam o programa e muito menos o que era Feeds.

Veja como levar os feeds no pendrive com o FeedReader

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    1 Comentário

    Deixe uma resposta