Como utilizar a nova interface do Google Adsense

Depois de muito relutar resolvi migrar minha conta do Google Adsense para a nova interface, que ainda está na versão beta (apesar de conhecendo o Google, pode ficar anos assim, mesmo que já esteja pronta!). Estou tendo vários problemas de adaptação e nesse artigo vou “estudar” a ferramenta junto com você, para que possamos tirar o máximo proveito da nova interface, que parece ser muito superior a antiga, principalmente pelos gráficos e relatórios padrão.

Como migrar sua conta do Google Adsense para a nova interface

Pra começar, é necessário migrar sua conta atual para a nova interface, o processo é muito simples, basta acessar http://www.google.com/adsense e no lado superior direito clique no link “Experimente a nova interface do Google Adsense”. O processo é rápido e sua conta já está migrada. Se quiser voltar, basta ir no mesmo local e clicar em “Voltar para a antiga interface do Google Adsense”.

interface, google, adsense

Vamos analisar a tela inicial da nova interface. Nela você já começa sabendo três fatores importantes. Os ganhos estimados do dia, os ganhos estimados não pagos e o valor do último pagamento. Existem também agora dois menus bem distintos, enquanto que no menu horizontal (na imagem abaixo) você tem acesso a página inicial, aos anúncios que já criou, as configurações de bloqueio de anúncios e relatórios de desempenho, no menu vertical você tem acesso a menus diferentes para cada aba do menu horizontal, o que torna o layout mais limpo, mais intuitivo, na minha opinião.

interface, google, adsense, nova

Por exemplo, se você quer criar um novo anúncio, basta ir no menu “Meus anúncios” e depois clicar em “novo bloco de anúncios” e seguir os passos que são bem parecidos com a interface antiga.

Gráficos no Google Adsense

Até o momento, a funcionalidade que mais me chamou a atenção na nova interface foi a possibilidade de utilizar gráficos para analisar os dados dos ganhos. Essa ferramenta pode auxiliar e muito o blogueiro a entender os seus ganhos e de onde eles tem vindo. Clicando em Relatórios de desempenho abrirá o relatório padrão que mostra um gráfico com os ganhos dos últimos 7 dias. Você pode alterar esse espaço de tempo facilmente do lado direito escolhendo qualquer período que desejar. Experimente colocar últimos 30 dias, assim você terá sempre um relatório que lhe dê um espaço de tempo razoável para analisar as modificações que faz em seus anúncios. Depois é só clicar em Salvar relatório. Se quiser ainda pode clicar em definir como relatório padrão, assim sempre que abrir essa página ele será o relatório que irá aparecer.

Conclusão

Como toda mudança de interface, essa do Google Adsense traz uma certa dificuldade no começo para se adaptar, mas com poucas vezes de utilização você já estará dominando a grande maioria das ferramentas de que necessitará para melhorar seus ganhos com o Google Adsense. Eu, particularmente, evitei começar a utilizá-la, mas já estou me acostumando. E você, o que achou da nova interface e novas funcionalidades do Google Adsense? Deixe sua opinião nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Eusebio

      Olá Gustavo!
      Parabéns pelo seu blog. As informações aqui postadas estão me ajudando bastante no meu desenvolvimento profissional. Muito obrigado!
      Em relação à nova interface do Google Adsense, sinceramente eu não gostei nem um pouco. Achei muito difícil criar novos blocos de anúncios. Tentei usá-la uma única vez e fiquei completamente perdido. Voltei imediatamente para a interface antiga.
      O Google deveria pelo menos criar um tutorial em vídeo para facilitar a vida dos usuários. Talvez até já exista este vídeo, mas sinceramente eu não sei onde encontrá-lo.
      Parabéns pelo E-book sobre o Google Adsense! Está nota 10.
      Muito obrigado pela atenção e sucesso para todos nós!
      Fique com Deus!

      • Eusebio,
        obrigado pelo comentário. Também voltei rapidamente para a interface antiga. Deve mesmo existir tutoriais, no blog do Google Adsense, todas as quartas, eles publicam alguma dica para a nova interface.
        abraço.

    2. Eu já tentei usar várias vezes. Fui e voltei e para a interface antiga nem sei quantas vezes. Acho que é um pouco de preguiça de explorar a nova interface, mas as diferenças não muitas muitas. Agora é mudar de vez e se acostumar!

      • Darcy,
        fiz isso também, fui várias vezes da nova para a antiga, mas agora vou me obrigar a utilizar a nova,
        abraço.

    Deixe uma resposta