Crimes Cibernéticos: Como denunciar com a ajuda da Safernet

Crimes cibernéticos devem ser denunciados. Nesse artigo falo um pouco sobre crimes cibernéticos, mas sem a pretensão de tentar definir o que são crimes cibernéticos.

A criação e a popularização da Internet no Brasil e no mundo auxiliaram o surgimento de muitos crimes. Invasão de computadores, criação de comunidades virtuais para fazer apologia ao uso de drogas, envio de vírus de computador por e-mail, além do impulso que dá a crimes antigos como pornografia infantil, estelionato, engenharia social, entre outros.

A esses crimes realizados através e com o auxílio do computador dá-se o nome de Crimes Cibernéticos. O combate aos crimes cibernéticos exige das autoridades uma ação conjunta com a sociedade, que deve denunciar esses crimes e verificar se estão realmente sendo investigados.

Safernet

Nessa tarefa a SaferNet Brasil, uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos e que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito, auxilia as autoridades e a sociedade na denúncia aos crimes cibernéticos.

denuncia, crimes ciberneticos

A SaferNet, em parceria com o Ministério Público Federal, mantém a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, um serviço anônimo de recebimento, processamento, encaminhamento e acompanhamento online de denúncias sobre qualquer crime ou violação dos Direitos Humanos praticado através da Internet.

O site ainda disponibiliza um modelo de carta a ser enviada para o prestador de serviço responsável por hospedar páginas com algum conteúdo ilegal e/ou ofensivo. Vamos participar e denunciar os crimes que temos presenciado na Internet. Divulguem esse post!

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

30 pensamentos sobre “Crimes Cibernéticos: Como denunciar com a ajuda da Safernet”

  1. alvaro feitosa disse:

    Entao, acabo de ser vitima de crime cibernetico e gostaria de fazer uma denuncia da pessoa que me extorquiu dinheiro, cargas de celular, tirou meu tempo e depois sumiu. pra quem devo fazer a denuncia na cidade onde ela me disse morar?

  2. alvaro feitosa disse:

    acabo de ser vitima de um crime cibernetico e a pessoa me deu nome, muitas fotos e cidade onde mora. quero fazer uma denunia na cidade dela. pra quem devo contar minha historia?

  3. Mayara disse:

    Bom dia, estou recebendo e-mail’s que estão começando a me incomodar, dizendo que meu noivo esta me traindo, contando detalhes de minha vida, enfim, a autora ou o autor se cadastrou como lindainvasão@… teria alguma forma de descobrir ou rastrear para saber quem esta me enviando?

    Aguardo respostas

    att: Mayara

  4. JULLY disse:

    Olá…Estou cursando Direito e tenho dúvida.Também estou desenvolvendo um projeto de manografia…rsrs
    ´Exemplo:
    É crime postar fotos de outra pessoa em meu perfil?
    Pois estou expondo a mesma em uma rede social.Ok?
    Mas se eu tivesse enviado essas fotos por e-mail para outra pessoa? É crime mesmo assim? Pois não as divulguei em nehuma rede social…
    Grata

    1. Jully,
      não sou especialista no assunto, por isso lhe indico 2 caminhos pra iniciar.
      1- Acesse esse artigo http://gfsolucoes.net/plagio-entrevista-especialista-direito-digital/ e tente entrar em contato com o autor, ele é especialista em crimes digitais.
      2- Acesse o blog do Emerson Wendt, ele é delegado e especialista nessa área http://www.emersonwendt.com.br/

      Sucesso com seu projeto de monografia.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Como usar as mídias sociais para controlar a sua reputaçãoMy Profile

  5. Fabiana disse:

    Olá.gostaria de uma orientação a respeito de perfis fakes criado na internet.

    Eu sei quem é a pessoa que criou.

    Criação de perfil fake é considerado crime.

    Qual o procedimento para punir a pessoa ?

    Aguardo contato

    1. Fabiana,
      procure a delegacia mais próxima e procure informações sobre como proceder.

  6. WILSON FERREIRA DE ALMEIDA disse:

    MEU COMPUTADOR JÁ FOI HACKEADO, COLOCANDO FOTOS DE PESSOAS E ME ACUSANDO DE FATOS MENTIROSOS. MINHA CONTA DO BRADESCO JA FOI HACKEADA E TIVE QUE MUDAR TODOS MEUS CARTÕES E SENHAS. ESTA DIFÍCIL ENVOLVER E ATÉ DENUNCIAR PESSOAS OU BANDIDOS NO BRASIL. PORQUE A GENTE ACABA VIRANDO RÉU.

  7. Bianca Carneiro disse:

    Sou advogada e tenho interesse pleno no site.

  8. hyo nam choi disse:

    no dia 12/11/2011, meu end e-mail foi bloqueado duas vezes.
    gostaria que alguem esclarece assunto.

  9. se uma pessoa me defama em um site como o http://www.twitter.com.br é algo quase que explicito … isso pode se encaixar no crime cibernético?

  10. ranny disse:

    aiiiiiiiiiiiii….. gostei pra caraca dos comentários…….
    tava precisando de uma moral pra conseguir dá um ponta pé legal no meu trabalho de escola e consegui sugar bastante coisas que eu li aq….. valeuuuuuuuuuu!!!!!
    continuem nesse patamar de idéias e agussem cada vez mais os censos-críticos!!!!
    fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiii!

  11. Elisa monteiro disse:

    Olá,até que ponto é configurado crime uma pessoa baixar fotos de sites de relacionamento(orkut,facebook,messenger)de outra pessoa sem autorização da mesma?!

  12. TENHO UM BLOG E UMA PESSOA ME PEDIU AJUDA POIS ESTA GRÁVIDA E TEM TRÊS FILHOS, E PEDIU POR E-MAIL PRA MIM POSTAR SEU PEDIDO DE DOAÇÃO TENHO PROVA DO E-MAIL DELA ,EU POSTEI O PEDIDO E FUI NA PESQUISA DO GOOGLE E COPIEI UMA FOTO QUALQUER QUE TINHA TRÊS CRIANÇAS ,DEPOIS DE MUITO TEMPO RECEBI AMAÇAS OFENÇAS DE BAIXO CALÃO ATINGINDO MINHA INTEGRIDADE MORAL ME CHAMARAM DE PALAVRÕES DIZENDO EU ESTAR EXTORQUINDO EU PEDI AJUDA DE ROUPAS O QUE FAZER. AGUARDO RESPOSTAS OBRIGADO.POIS SOU DEPENDENTE DE MEDICAMENTO E MINHA SAÚDE ESTA SENDO PREJUDICADA TOMO CLONAZAPAM ESTOU TENDO CRISES HIPERTENSIVAS POR PASSAR NERVOSOS ELAS MANDARA MUITOS COMENTARIOS ME CALUNIANDO!

    1. Nonete,
      sugiro que procure uma ajuda profissional, converse com um advogado a respeito, ele saberá lhe orientar,
      boa sorte.

  13. Luiz Fernando Casagrande disse:

    Boa tarde,

    Também estou em fase de desenvolvimento de meu TCC, cujo titulo é: ESTUDO DE APLICAÇÕES DE TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO FORENSE

    Dentro de meu tcc quero ressaltar também o assunto de crime cibernético…

    gostaria de ter contato comigo? me add no MSN: luiz_f_casagrande@hotmail.com

  14. joscelino borges dos santos disse:

    oi! Boa noite, estou no sétimo período do curso de Direito e estou começando hoje minha monografia sobre Crimes Cibernéticos, se tem alguem que queira trocar informações ficarei grato. Meu Email: joscelinosantos@admh.fesppr.br

    1. Elioenai disse:

      Fala ai meu camarada, tdo blz??
      tbm estou no 8º periodo do curso de direito
      e o meu tema de monografia é o mesmo que o seu
      crimes cibernéticos.
      me mande algumas novidades no meu e-mail “helioenay51@hotmail.com” , e no que eu puder ajudar
      estou por aki
      flws
      abrço

  15. Francisco Batista Souza Filho disse:

    Leslie
    óla, estou tentando fazer a minha monografia com dois possiveis tema “percepção criminal nos crimes cibernéticos ” ” inquerito policial nos crimes cibeneticos,mas até o momento não consegui nenhuma bibliografia a respeito. por favor ajude-me.

  16. Rômei disse:

    BOM PESSOAL !!! MESMO NÃO TENDO ENCAMINHADO NENHUM COMENTÁRIO SOLICITANDO AJUDA… QUERO AGRADECER AOS COMENTÁRIOS JÁ REALIZADOS E QUE SERVIRAM COM GRANDE VÁLIA PARA ME AUXILIAR A DECIDIR MEU TEMA DE MONOGRAFIA… VALEU GALERA !!!

  17. Leslie disse:

    Oiee Adriana, eu consegui bons livros sobre o assunto: Direito Penal e o Sistema Informatico de Rita de Cassia Lopes da Silva, Ed RT; Crimes de Informatica de Fabrizio Rosa, Ed. Bookseller; O direito na era digital: crimes praticados por meio da informatica de Sandra Gouvea, Ed. Mauad; e Crimes de Informática de Sandro D´Amato Nogueira, Ed. BH – espero em poder ajudá-la. até +

    1. N.F.M disse:

      Leslie…Obrigada pela dicas de livro, estou tentando fazer o projeto da minha mono e tava meio perdida, a principio queria falar sobre delação premiada, mas a doutrina é bem restrita, então resolvi mudar de tema, e crimes cibernéticos me chamou atenção.Queria saber de você se foi bem proveitosa a sua mono..
      Me ajuda em algumas dicas.

      att

  18. silma disse:

    Bom dia,
    Estou precisando muito de uma ajuda, preciso elaborar um projeto de monografia e não sei como começar, quero abordar sobre o tema “crimes cibernéticos”,será que podem me auxiliarem?

  19. sonia disse:

    @Adriana – Descubra como se safar de um crime cibernetico aonde colocam teu nome, endereço e telefone numa sala de bate papo em aberto que ganhará um premio em tua tese.

  20. wilson disse:

    @Adriana – voce teve sucessão em seu trabalho??? estou querendo desenvolver uma monografia sobre o mesmo tema.
    Vamos conversar. ???!!!

  21. Leslie disse:

    Oiii… por algo que me aconteceu na internet, me interessei em fazer a monografia a respeito dos Crimes Cibernéticos, uma violação dos Direitos humanos, no entanto sinto uma dificuldade de referencia, será que poderiam me auxiliar? Quero aproveitar pra fazer nestas férias… fico imensamente grata :)

  22. Adriana disse:

    Olá!Sou estudante do curso de Direito do nono semestre.Estou desenvolvendo o projeto da monografia (TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO),sobre o tema Crimes Cibernéticos; gostaria de saber se tens alguma dica ou sugestão para me auxiliarem.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge