Entrevista com Luan Felipe do Sem Preceito

Hoje no Fala Blogueiro o entrevistado é o Luan Felipe, do blog Sem Preceito. Desde o primeiro artigo que li do Luan me impressionei com a capacidade e maturidade que esse jovem, de apenas 16 anos, demonstra em seus textos. Mas com a entrevista descobri que, apesar da pouca idade, ele já possui uma experiência de alguns anos na blogosfera. Vamos a entrevista então.

Fonte: Sem Preceito

Quem é o Luan Felipe, por ele mesmo

…tenho 16 anos, moro na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná. Estudo em um colégio público, onde o ensino não é prioridade, no terceiro ano do ensino médio. Não trabalho. Gosto de blogar, ler e assistir filmes e desenhos. Sou viciado em seriados, filmes e com “pouco” de comida. Tenho uma leve paixão por biologia. Também gosto de escrever e passar adiante meus pensamentos malucos.

GF Soluções: O que seus pais e amigos acham de seu envolvimento com blogs e o mundo virtual?

Luan Felipe: Seriamente? Meus pais acham que é uma perda de tempo, que isso não acrescentará nada na minha vida. Até me chamaram de vagabundo uma vez, literalmente, é claro. Meus amigos (na vida offline não se importam), e os meus amigos virtuais me apóiam, pois todos possuem blogs.

GF: Quando você começou a blogar? Por quê?

Luan: Comecei com blogs faz um certo tempo, acredito que uns três anos (ou mais). Quando comecei eu nem sabia o que era um blog. Utilizei a plataforma do Uol Blog, onde aprendi o básico de HTML (recomendo para todos que querem aprender a mexer com HTML). Depois do Uol Blog (depois de vários meses), criei um blog no Blogger (o Sem Preceito, em junho de 2009), que no início não era para ser um metablog (blog que ensina a blogar). Após isso migrei para o WordPress.org e estou nele até agora.

GF: Como surgiu o Sem Preceito? Por quê esse nome, qual o significado?

Luan: Para chegar no “Sem Preceito” atual passei por 4 mudanças, onde eu começava o blog e parava. No início o assunto do blog seria “opinião”, estilo o Controle Remoto (que me deu vontade de criar um blog). Aos poucos o assunto principal começava a decair, aí comecei a publicar tirinhas de outros blogs, vídeos, literalmente fazia plágio.

Quando “criei” o nome, não me preocupei com um possível significado. Na minha mente pequena eu achava que havia “criado uma palavra nova”. Juntei o “Sempre” com “ceito”, graças a uma mensagem pessoal de uma amiga na internet. Pesquisei, vi que não tinha nem um blog com esse nome e adotei. Há pouco tempo alguém me perguntou o significa e resolvi pesquisar, me surpreendi: “Preceito – é a maneira de como se faz a oferenda para determinado Orixá do candomblé.” (via Wikipédia). Mas não é nada disso.

GF: Qual o número de visitantes únicos por mês? Quais as técnicas que utiliza para aumentar o número de visitantes?

Luan: Em fevereiro tive 2.282 visitantes únicos. Uma das técnicas é tentar manter um número frequente de conteúdo, também divulgo no Twitter, as vezes em agregadores de conteúdo, nada mais que isso. Embora eu deveria divulgar mais.

GF: Você possui outros blogs? Se sim, quais?

Luan: Sim, possuo o Luan Feelings, na qual é um blog pessoal onde a proposta principal é publicar o que gosto sem se importar com os demais. Conheçam!

GF: Você utiliza redes sociais para divulgar seu blog? Se sim indique a que dá melhor retorno para o Sem Preceito.

Luan: A que mais me da retorno, e a que mais utilizo é o Twitter. Recomendo. Quando meus seguidores dão RT, as estatísticas sobem, muito.

GF: Qual seu objetivo na blogosfera? Você pretende seguir carreira como blogueiro, ter uma renda que possa lhe dar meios de se sustentar, ou é apenas um hobby?

Luan: No início era “ganhar dinheiro”, quanto mais eu pensava nisso, mais estressado eu ficava e menos eu produzia. Hoje, depois de seis meses de blog, não me importo mais com dinheiro e parei de me estressar com as estatísticas. Pretendo seguir a carreira de blogueiro e se, pelo menos, o blog se auto-sustentar eu já estaria comemorando.

GF: Como surgiu a oportunidade de escrever no Dicas Blogger? Você não teve receio, pois escreve sobre WordPress num metablog que é referência na plataforma Blogger?

Luan: A oportunidade foi apresentada com rapidez, a própria Juliana teve a idéia na hora. Aqueles que me seguem no twitter acompanharam o assunto e os mais “chegados” acharam que eu iria enfartar. No início tive receio sim e imaginei “Eu? No Dicas Blogger?!”. Foi o que comentei nesse post “Serei colunista do Dicas Blogger, e agora?”, no Sem Preceito.

GF: Você já sofreu questionamentos (não gosto de utilizar a palavra preconceito) quanto a autoria de seus textos por conta da pouca idade? Se sim cite um caso.

Luan: Questionamentos, não. Mas me deparei com várias pessoas surpresas. Depois disso, mais jovens (com idades menores que a minha) começaram a “aparecer” e a se “destacar”.

GF: Você costuma comentar em blogs? Se sim cite alguns que comenta e por quê?

Luan: Este é um grave erro que preciso corrigir, não costumo comentar em blogs. Por quê? Nem sempre tenho idéias para comentar da forma que eu quero e que o autor merece, por isso prefiro ficar calado do que falar um simples “parabéns, gostei do post”.

GF: Quais seus próximos objetivos na blogosfera? Você é muito jovem ainda, o que pensa que pode fazer nesse meio num prazo de 5 anos?

Luan: Meu principal objetivo é fazer com que o Sem Preceito cresça cada vez mais e se torne auto-sustentável. Também pretendo, futuramente, presentear visitantes e colaboradores. Assim como fazer promoções e disponibilizar camisetas, canetas e chaveiros com o logo e nome do blog.

GF: Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

Luan: Neste espaço eu gostaria de agradecer. Obrigado a todos os visitantes, assinantes de feed e seguidores do twitter. Obrigado a todos os colunistas, Caio Lausi (do Blog do Lausi), ao André Lima (do Dá um Post), a Emanuelle Najjar (do Limão em Limonada), ao Rogério Bauru (do Blog do Bauru), e a Juliana Sardinha, que á minha madrinha na blogosfera. Um abraço geral a todos. Obrigado. Ah! Visitem o Sem Preceito!

Finalizando

Como vocês puderam constatar, o Luan Felipe é um jovem promissor e a blogosfera brasileira precisa “cultivar” jovens como esse, que em vez de criar um “blog” de downloads e pirataria cria um blog onde para se produzir um texto é preciso disciplina, conhecimento e muita pesquisa. A dica que deixo é, Acessem o Sem Preceito, assinem os feeds, sigam no twitter o @luanfr e o @sempreceito, ou seja, não percam esse jovem de vista, pois ele tem futuro. Ah, e parabéns Juliana Sardinha por abrir espaço no Dicas Blogger para o Luan.

Esse artigo faz parte do “Movimento Blogs Unidos”! Não sabe o que é então clique aqui e conheça o movimento.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Parabéns a vocês, excelente entrevista, e fiquei sabendo um pouco mais desde garoto prodígio. O Luan é um cara simpático, honesto posso dizer por experiência própria, sem ele até hoje não teria conseguido migrar o [In]Commun sozinho.
      Temos que admitir a nova geração está com tudo… Parabéns Gustavo pelo espaço e parabéns ao garoto prodígio 😉
      .-= Douglas Costa publicou o artigo Lady Gaga está sendo processada em U$35 milhões por ex! =-.

    2. Parece que está se multiplicando na blogosfera jovens promisores além do Luan tem o Alan se não me engano Celso Azevedo,etc.
      Espero que os jovens de hoje se espelhem nesses que gostam de ler livros mesmo na era digital com tudo disponibilizado pela web desd de filmes até livros em pdf…
      Parabéns pela entrevista!
      .-= Rafael Avelino publicou o artigo 5 blogs para blogar efetivamente na web =-.

    3. O Luan é uma raridade na geração dele: inteligente, curioso, tem bom caráter, é honesto, sincero e lê livros 🙂
      Parabéns, Gustavo, por ter dado esta oportunidade a ele.

      • Juliana,
        quem merece parabéns é você, que deu ao Luan a oportunidade de apresentar seus artigos no DB, a visibilidade que ele tem lá com os artigos de qualidade que publica é fundamental para o sucesso futuro dele na blogosfera,
        um abraço.

      • Como sou pai tenho que destacar que o desconhecimento pode levar a uma opinião errônea sobre um determinado assunto. Os pais sempre se preocupam, e muito, com o futuro de seus filhos. Talvez fosse interessante mostrar a ele que o mundo dos blogs também pode lhe trazer um retorno financeiro e um futuro melhor. Diálogo sempre é o melhor caminho,
        um abraço.

    4. Vinicius Manhanini

      Na pergunta de quantos visitantes únicos por MÊS, ele disse 100 a 200. Isso seria os visitantes diários dele, correto?
      .-= Vinicius Manhanini publicou o artigo Saiba como se cadastrar na Zanox =-.

    5. É a juventude ta tomando conta da Web, minha mãe também ja me chamou de vagabundo, faz parte, depois que verem que você faz sucesso mesmo, param com isso e te darão maior apoio. 😀

      • Bruno,
        vocês são a geração Y, ou como diz Don Tapscott em seu livro Wikinomics, a Geração Net. Vocês já “nasceram conectados” e devem aproveitar essa vantagem tecnológica para criar uma internet melhor,
        um abraço.

    Deixe uma resposta