Entrevista com Rodrigo Fante do Yoomp

O entrevistado dessa semana no “Fala Blogueiro” é o Rodrigo Fante (da rede de divulgação de blogs Yoomp), casado, Desenvolvedor Web, morou dois anos na Itália e atualmente está em Londres. Ele nos atendeu por e-mail e foi muito prestativo nas respostas que, segundo ele, “ficou grande, mas me sinto muito a vontade falando do Yoomp”. Segue a entrevista na íntegra.


[ad#gfsoluco]

Blog do Gustavo: Quando e como surgiu o Yoomp?
Resposta: Abrimos ele em fevereiro agora de 2008, novo ainda, eu e um colega, Danilo Ardenghi conversávamos sobre a blogosfera, publicidade, entre outras coisas e falei da minha vontade de montar um site para blogs, que indexasse conteúdo, mas não apenas, algo que os usuários tivessem controle do que gostariam de exibir, que pudessem ser monetizados, e principalmente focasse no lado social dos blogueiros, isso foi parcialmente implementado até agora, mas temos muita coisa em fase de desenvolvimento e testes, infelizmente não posso comentar sobre isso ainda. Ficamos 2 meses sem mexer muito no site, abril/maio, pois eu me mudei de onde morava na Itália para Londres, mas agora voltamos com todo vapor, e estamos contando com a ajuda de mais gente que acredita no projeto, temos um designer, coisa que não tínhamos, eu desenhei o primeiro layout, porém não sou webdesigner, tem muita coisa para melhorar nele, estamos em 5 programadores, agora estamos com uma equipe muito boa, de qualidade.

BG: Por que Yoomp?
R: Pensamos em muitos nomes antes de escolher Yoomp, não é fácil encontrar domínio disponível hoje em dia, a maioria das nossas opções batia de cara com “domínio registrado”. Paramos de procurar por algo com significado, e passamos a juntar letras em busca de algo fácil de lembrar e que soasse bem, saiu Yoomp. Pensamos, se o nome não tem um significado, daremos um a ele, a Rede Social dos Blogueiros.

BG: Qual a quantidade de usuários cadastrados?
R: Algo em torno de uns 800 blogueiros investigadores, não sei como nos acharam, não investimos em publicidade, não divulgamos fora nossos blogs, mesmo assim todos os dias as pessoas aparecem de todas as partes, estamos crescendo rápido e recebendo muitos elogios, isso nos motiva ainda mais para continuar cada vez mais tentando inovar.

[ad#gfsoluco]

BG: O Yoomp gera alguma renda? Qual o custo mensal para mantê-lo funcionando?
R: Como citado acima, estamos começando, estamos na fase de investimento, focando principalmente em oferecer serviços diferenciados e inovadores. Nosso custo mensal é somente o do nosso trabalho, uma vez que a WRA (www.wra.com.br) nos fornece a hospedagem gratuitamente em troca da divulgação de seu excelente serviço, tentamos outro servidor antes, tivemos problemas e agora estamos muito bem com a WRA.

BG: O que é Blog Rank?
R: Nos inspiramos no page rank do Google, é um indicador de como os blogs e seu conteúdo são avaliados no Yoomp, ele é gerado através de vários fatores, entre eles votos nos artigos, numero de visitas em cada artigo do blog, tempo de cadastro do blog no Yoomp, as avaliações feitas por usuários ao blog nos quesitos: Layout, Conteúdo, Escrita, Persuasão, Confiabilidade, Publicidade, Domínio, Acessibilidade. Ainda cada usuário tem um “Karma” dentro do sistema, que influencia no Blog Rank dos seus blogs, este Karma é gerado através de sua participação no Yoomp, se um usuário for bem ativo e ativo de forma positiva, com boas atitudes dentro do Yoomp, seu Karma melhora, o que influencia diretamente no Blog Rank de todos seus blogs.

BG: Como surgiu a idéia do Blogs Black List?
R: Eu estava sendo plagiado em meu blog (www.fazedordesite.com), eu usava o feedburner e o mesmo não oferecia nenhuma forma de me proteger, isso realmente me incomodava. Em uma lista de discussão de blogueiros vi muita gente reclamando e vi que poderia por a mão na massa e ajudar muita gente a se proteger, algum tempo depois liberávamos o Yoomp Burner.

BG: Quais os planos para o futuro do Yoomp?
R: Muitos bons planos, porém ao contrário de alguns serviços na web nacional hoje que possuem capital para investir e ter funcionários remunerados, o Yoomp é feito por gente que trabalha 8 horas por dia, e o constrói em seu horário de descanso, gente comum como todo blogueiro, como você, como eu.
O que posso dizer é aguardem, pretendemos liberar novas ferramentas para breve aumentando a interação entre os usuários. Entre elas permitir a criação de comunidades, desta posso falar, afinal, nenhuma rede social vive sem elas, era mais do que óbvio que abriríamos essa possibilidade, esperamos que os blogueiros participem, troquem experiências, ensinem, aprendam, sintam-se em casa usando o Yoomp, e, é claro, ganhem com isso, os donos de comunidades poderão inserir seu adsense nas mesmas. Ainda o que posso adiantar é que iremos remodelar o design do Yoomp para permitir que seja ainda mais democrático, mais social, que permita divulgar o trabalho de todos, não o trabalhamos para probloggers, focamos em todos os blogs, o conteúdo relevante pode estar escondido no menor blog, como podem notar, dos serviços nacionais que permitem voto nos artigos, o Yoomp é o único que não tem sua pagina inicial dominada por artigos técnicos, mostramos o que o povo realmente vota, e quer ver, seja “Iphone”, seja, “Como programar em PHP”, seja, “Ex-BBB diz que cansou da vida da fama”, o que as pessoas gostarem mostramos, e iremos melhorar ainda mais nossos algoritmos para garantir isso.

BG: esse espaço para deixar uma mensagem para seus leitores, atuais e futuros.
R: Bom, já escrevi demais, mas o recado que gostaria de deixar é que estamos trabalhando para ajudar a democratização da blogosfera, queremos que os pequenos blogs cresçam conosco, e que os grandes se juntem a nós na tentativa de construir uma blogosfera mais social.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. Achei a entrevista muito interessante. Estou confiante no sucesso desse novo site, que nem conhecia. 🙂

      Obrigado pela dica e todas as informações.

    2. O serviço por lá é bom e tem futuro. O pessoal procura sempre agradar e tem uma disposição perfeita para escutar o que agente diz. Não há arrogância no trato com o blogueiro.

      Bela entrevista.

    Deixe uma resposta