Estudante consegue baixar 35 milhões de perfis do Google, sem autorização

Um estudante da Universidade de Amsterdam chamado Matthijs R. Koot provou, através de um experimento, como é perigoso ter informações sigilosas no Google Profiles. Ele conseguiu, em apenas um mês, fazer o download de 35 milhões de perfis de usuários do Google (num total de 35 GB de dados), demonstrando como seria fácil para detetives particulares, phishers, spammers e outras pessoas mal intencionadas ter acesso a informações no Google Profiles.

Matthijs disse sobre a tarefa que realizo (tradução livre)…

Não foi nada difícil. Apesar das políticas proibirem essa prática, as permissões do arquivo com a URL  dos Perfis Google não faz qualquer proibição contra a indexação da lista.

Segundo ele o procedimento que realizou faz parte de um projeto de pesquisa que ele está fazendo sobre privacidade online. Agora ele está curioso em saber se o Google irá tomar alguma medida de segurança com relação ao Google Profile ou se isso não é um problema para eles.

google profiles

Os dados que Matthijs fez download contém dados como nomes, níveis de escolaridade, histórico de trabalho, conversas no Twitter, links para álbuns de fotos do Picasa e outras informações. Um alerta que o pesquisador faz é que existe a possibilidade de tornar esses perfis mais seguros, nas configurações pessoais do Google Profile.

Antes que comecem a falar que o Google não é seguro, lembro que este não é o primeiro caso desse tipo. Um pesquisador independente já conseguiu compilar nomes e URLs únicas de mais de 100 milhões de usuários do Facebook. Agora os usuários do Facebook podem tornar seus dados mais sigilosos, assim como já é possível no Google.

Mas lhe digo uma coisa. Hoje o que todos querem é exposição, disponibilizar seus dados nos mais variados meios de divulgação (Twitter, Facebook, Google Profile). E todos os dias aparecem novos serviços que nos dão essa possibilidade. Fica a dica, cada um é responsável pelo que publica na internet.

Vi no The Register

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. karina novaz

      qqqquero exclui meu facebook, pq nao e comfiavel ja fui clonada uma vez, eaae agora diz ke estou convidando gente ke eu nao conheço++ se for pra add aaaamigos da da vida real ou parentes entao pra ke me serve esta tal de rede social meus amigos eu falo com eles pessoalmente e parentes moram comigo

    2. Possuvelmente a Google deveria tomar cuidado com isso, uma empresa tão grande e poderosa como a mesma não poderia ter bugs tão facil, ja esta na hora de fazer uma limpa nos seus servidores e ve os bugs do passado,nao basta apenas criar coisas novas se não cuidam do passado

    3. É muito perigoso mesmo essas coisas todo cuidado é pouco, apesar que eu trabalho com internet então preciso estar evidente mas sempre procuro manter discrição pois tenho muito medo dessas coisas..

      • Vivian,
        nós que trabalhamos diretamente com a internet, precisamos (na verdade buscamos muito técnicas para isso) estar em destaque, e isso nos expõe, mas precisamos também, como você já disse, manter discrição, o que é muito complicado…rs.
        abraço.

    Deixe uma resposta