Fala Blogueiro: Entrevista com Bruno Simomura do Meta.Blog

Esse artigo é uma confirmação de que realmente o Fala Blogueiro voltou com força total.

Após a entrevista com o Adelson Smania do Gerenciando Blog hoje vamos entrevistar o Bruno Simomura do Meta.Blog.

O Bruno Simomura é um jovem de apenas 25 anos que mora em São Paulo, no Bairro da Liberdade. Ele é solteiro, formado em Sistemas de Informação (minha formação também) e hoje se dedica exclusivamente a seus blogs, tendo deixado um emprego estável para se dedicas aos seus blogs.

“…antes trabalhava no UOL, como analista de negócios (focado no Shopping UOL), mas hoje vivo apenas construindo a base para um blog rentável em longo prazo, como se fosse um investimento (que me faria colher resultados com o passar do tempo). Sou formado na área de bacharelado em sistemas de informação e inicialmente, comecei a cursar a área de psicologia, mas não era exatamente oque eu gostaria de exercer profissionalmente.” (Bruno Simomura).

Confira agora a entrevista com  Bruno Simomura

bruno-simomura-fala-blogueiro

1- Como surgiu o Meta.Blog? Por quê criar mais um metablog?

Bom… a pergunta sobre o surgimento do Metablog pode ser considerada como uma resposta dupla, porque o surgimento da ideia ocorreu há quatro anos atrás, assim que entrei na empresa onde trabalhava, mas o lançamento oficial do blog foi em meados de outubro de 2011.

Logo que eu comecei a maturar a ideia de criar um blog, eu notei que existiam blogs bem interessantes que ensinavam a colocar contadores de acesso, aplicar scripts diversos, além de bolar ótimos tutoriais, mas nesse meio tempo, eu fiquei procurando em blogs paralelos alguns conceitos específicos sobre “como manter a produtividade em dia”, e como trabalhar o lado motivacional para não “deixar a peteca cair”, quando não mais que de repente, resolvi bolar um metablog, que uniria a parte da gestão de um projeto, com a parte motivacional, porque eu acredito que uma grande parcela dos blogs entram em falência exatamente porque o blogueiro não soube como suportar a pressão psicológica ,ou não ter focado no projeto até que ele realmente rendesse alguns frutos do trabalho.

2- Você possui outros projetos na internet? Se sim, quais?

Atualmente, gerencio em tempo integral somente o Metablog. Mas como curiosidade, é possível notar que a página de fãs no Facebook chama-se Rede Blog, e muitas pessoas me perguntaram o porquê desse nome. A idéia é justamente ampliar o Metablog para outros projetos, formando uma verdadeira “rede de conteúdos”, mas isso é algo que estou planejando, sem uma data específica para lançar.

3- Na sua página “Sobre o autor” você revela que deixou um emprego para se dedicar exclusivamente aos blogs, poderia nos contar como essa decisão foi tomada e como sua família reagiu/reage?

Eu diria que eu entrei na empresa, mas logo de cara eu percebi que ser funcionário não era algo que eu desejaria sustentar pela vida. Eu sei que a estabilidade financeira e um plano de carreira são importantíssimos, mas eu comecei a perceber que diariamente ao trabalhar, por mais que eu me dedicasse a 100% (ou até o dobro do que poderia), os lucros da empresa aumentam, mas o meu salário é sempre o mesmo, além do que, para você subir de cargo em uma empresa, rola muita falsidade, muito “tapete puxado” e isso não funciona muito comigo. Pensando nisso, eu trabalhei e fiz o melhor que pude durante os anos que estive na empresa, mas com a mentalidade de economizar todo o dinheiro para investir em um projeto na internet, que é o Metablog.

Com relação aos familiares, eu entendo que hoje, 99,999% das famílias não são flexíveis na hora de pensar em um emprego na internet. A cultura do país (de um modo geral) é bem enferrujada, e entender a possibilidade de ganhar dinheiro na internet é um pensamento extremamente longe para essas pessoas. Eu não culpo absolutamente ninguém pelo fato de não existir um “apoio para o projeto”, porque eu sei que esse conceito de trabalhar na internet, é algo que demora um tempo para ser entendido e absorvido como uma oportunidade real de negócios.

4- O Meta.Blog nasceu em outubro de 2011, apenas há 5 meses, e apesar da grande concorrência que existe no nicho de metablog, já é considerado uma referência. Qual a razão de todo esse sucesso?

Eu entendo que parte do “sucesso rápido” ocorre porque eu trato cada blogueiro como uma pessoa, e não como um blog. Isso me faz perceber que independente da grandeza de um blog, por trás dele existe uma grande pessoa que merece ser valorizada, e a partir dai, vamos dizer que começa uma parceria muito interessante com cada um desses blogueiros. Você deve perceber que eu não listo nenhum “link de parceiro” na lateral do blog, porque atualmente, eu mantenho essa relação de proximidade com centenas deles, de diversos nichos, e seria injusto esquecer algum nome para ser citado. Também considero muito importante criar um blog no sentido que seja “comunitário”, e também gerenciar algo para que seja “nosso”, e não um blog meu, onde eu faça o que bem entender.

5- Você é considerado por muitos blogueiros (eu inclusive) como um dos melhores blogueiros dessa nova geração que está surgindo na blogosfera em português. E como diria o Tio Ben “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. Como você está lidando com toda essa fama e responsabilidade?

Em primeiro lugar, para mim é uma honra saber que a sua opinião sobre a nova geração de blogueiros me inclui, e eu acredito que o grande poder é sustentado e cultivado quando temos o foco para manter todo esse trabalho sempre alinhado, e com muita responsabilidade.

Eu vejo muitos blogs morrendo no tempo, porque entendo que muitos desses blogueiros começaram a absorver o sucesso, mas esqueceram das suas raízes, ou então a fama se tornou mais importante do que o projeto em si. O leitor é muito inteligente e sabe perceber quando isso começa a acontecer, mas o blogueiro que age dessa forma, só começará a notar os efeitos colaterais quando o blog estiver em uma fase muito crítica, e nesse momento, pode ser muito tarde para recuperar o que foi perdido.

6- O seu estilo de escrita é bem diferente de outros metablogs. Você não fica escrevendo tutoriais, mas sim artigos mais profundos e que geram discussão e aperfeiçoamento dos blogueiros que lêem o texto. Você sempre escreveu assim ou foi se aperfeiçoando ao longo do tempo?

Eu diria que o português (idioma) para mim sempre foi um grande desafio, ainda mais porque eu comecei a entender o idioma bem na época escolar, porque passei uma grande fase da minha infância morando fora do país. Na verdade… eu arrisco dizer que o português sempre foi o maior vilão em tudo, e quando chegava a época de provas, eu sempre pegava recuperação em português e isso foi se expandindo até a faculdade.

Só que ao mesmo tempo, eu entendo que o sucesso (e também o fracasso) estão condicionados ao seu estado de espírito, a sua aceitação e a forma com que você encara o seu projeto. Não adianta muito você ser um especialista em área de desenvolvimento de sites, se você está desmotivado, pois isso fluirá negativamente no seu trabalho, então eu gosto de trazer conteúdos que evidenciam a forma de pensar, e de transformar um projeto em algo realmente qualificado, começando pela alma.

7- Você já consegue viver da internet? Poderia nos revelar valores?

Ainda estou muito longe de viver 100% da internet. Eu até consigo custear o básico para manter o projeto no ar (sem precisar usar o dinheiro que economizei), e uma forma que utilizo para não me desmotivar com resultados inicialmente fracos, é olhar as estatísticas de monetização em períodos de 60 a 90 dias, ou “simplesmente deixar rolar”, porque uma característica que marquei dentro do blog, é que ele COMEÇARIA a render alguma coisa somente em 2014, então, qualquer valor que eu ganhar nesse meio tempo é lucro.

8- Quais blogueiros te inspiraram a começar um blog?

Um dos blogueiros que me inspirou a começar um blog foi o Darren Rowse (Problogger). E com o passar do tempo, eu acompanhava o Paulo Faustino, no antigo Fique-Rico (que hoje é o Escola Dinheiro). Acredito que esses dois blogueiros foram fundamentais na hora de eu me motivar a começar a blogar, mas conforme os anos passaram, eu comecei a acompanhar mais de perto outros blogs, como o Criar Sites, Gerenciando Blog, Quero Criar um Blog, Blosque, o próprio GF Soluções, entre outros projetos bem bacanas que estão há muito tempo nessa magnífica estrada. O legal de todos esses blogs que citei, é que os autores são bem receptivos a receberem perguntas, responder comentários e trabalhar juntamente com a audiência, isso é magnífico!

9- Quais blogueiros te inspiram atualmente?

Em termos de humildade e profissionalismo, eu me inspiro no Celso Lemes, no Adelson Smania, me inspiro em você (tanto que estou aqui nessa entrevista graças a essa porta que foi aberta em um grande portal de conhecimento para blogueiros), no Rodrigo Neto, na equipe das Escolas Plus (pessoal hiper profissional e humilde).

Agora… eu também me inspiro MUITO na nova geração dos blogueiros, e como destaque, eu cito o Arlindo Armando, Iago Melanias, Antonio Faneca, Hugo Costa, Lucas Rolim, Demerval, além de gostar muito do trabalho do Anderson Chipak, do Fábio Vasconcelos, Jair Rebello, Felipe Santos. Mas eu vou parar por aqui, porque é impossível listar todos aqueles que acompanho, porque são centenas de blogs que eu FAÇO QUESTÃO de acompanhar e estar perto sempre que posso.

10- Muitos blogueiros da nova geração tem escrito artigos onde relatam como é difícil se fazer notar na blogosfera, principalmente com a falta de sensibilidade de blogueiros mais experientes e que já alcançaram o sucesso. O que você pensa a esse respeito?

Começar na blogosfera é o típico desafio para se matar um leão por dia, e ser atingido pela desmotivação no começo dessa estrada é muito fácil.

Sobre a falta de sensibilidade dos blogueiros mais experientes, eu acredito que não é um “grande problema”, porque a maioria absoluta dos blogueiros maiores, eu vejo que têm uma sensibilidade para estar junto aos menores, e falando no ramo de um Metablog, eu conheço poucos blogueiros que tem essa mentalidade mais “fechada” para a sensibilidade da audiência. Eu tento acreditar que um dia a blogosfera pode ser mais unida, e ela será, a começar pela ótima iniciativa do Movimento Blogs Unidos, que é algo para se tirar o chapéu.

11- Hoje está em alta ter um infoproduto a venda no blog. Você pensa em criar algum infoproduto, como por exemplo, um e-book? Se sim, pode nos dar algum detalhe do projeto?

Por enquanto, ainda não pensei na criação de um e-book, mas falando em e-book, recentemente participei de uma iniciativa do Hugo Costa, que elaborou um evento para criar um e-book comunitário, achei bem legal.

Falando nos negócios, eu penso em futuramente criar uma plataforma de conversão de moedas (para quem precisa comprar plugins, templates, ou qualquer tipo de produto/serviço que necessite de um cartão de crédito internacional). Isso traria uma oportunidade maior para que novos blogueiros possam adquirir várias funcionalidades diferentes para aplicar no projeto, sem que haja a limitação por não ter um cartão de crédito internacional.

12- Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

Em primeiro lugar, quero agradecer aos leitores do GF Soluções pela leitura, agradecer ao Gustavo pela oportunidade incrível para expôr a história do Metablog, e deixar uma mensagem:

Se você tem o interesse de criar um blog, vá em frente, não tenha medo de vencer, porque a mesma estrada que pode levar você até o fracasso, é a mesma que poderá trilhar o seu projeto ao sucesso, tudo dependerá se o motorista (você) souber desviar dos buracos dessa estrada para ir mais longe.

Montar um blog não é fácil! Inicialmente você vai ter pouco tráfego, vai ganhar pouco dinheiro, poderá faltar novas ideias na hora de elaborar artigos e você vai se sentir sozinho na blogosfera, mas… desistir é totalmente opcional, e se você quer rumar para chegar até algum lugar, vá sempre em frente, porque na sua testa está estampada a palavra: VENCEDOR. Eu acredito em você, agora cabe a você acreditar em si mesmo.

Eu estou sempre entusiasmado para conhecer novos projetos, e se eu ainda não conheço o seu, que tal dar uma passadinha no Metablog, para que juntos possamos trilhar pelos mesmos objetivos? Até mais!

Opinião – Gustavo Freitas

O Bruno Simomura é um jovem que sabe muito bem o que quer e buscou muito, planejou ainda mais, antes de colocar suas ideias em prática. O seu exemplo deve ser seguido por todos que pretendem se destacar em algo na vida, não somente na blogosfera. Quer conquistar algo? Quer ser referência em algum assunto? Então planeje e se qualifique para ter condições de alcançar seus objetivos.

Espero que tenham gostado da escolha do Bruno Simomura para essa entrevista do Fala Blogueiro. Gostaria de sugerir algum blogueiro para ser entrevistado? Então utilize nosso formulário de contato e nos deixe saber sua opinião.

17 Maneiras de Ganhar Dinheiro na Internet

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

0 Comentários

  1. Gustavo,
    Fico muito feliz quando vejo alguém que batalhou muito conseguir reconhecimento por isso.
    Eu ainda hoje fico surpreendido com a capacidade do Bruno de fazer um planejamento tão objetivo de seu blog e se manter rigoroso e coerente em suas rotinas como blogueiro e acho que esses são os principais fatores de seu sucesso: planejamento a longo prazo e coerência para consigo mesmo.

    Eu o admiro imenso e por isso que ele estará no artigo piloto da série “Casos de Estudo” que estou fazendo no BcF. Nada mais justo!

    Grande Abraço para os dois!
    Antonio Faneca postado recentemente…Como adicionar link de “voltar ao topo” no WordPressMy Profile

    • Antonio,
      o Bruno nos surpreende a todos com seu planejamento e execução dos projetos, ele é sensacional nessa parte.
      Abraço.

  2. Olá, boa entrevista.

    Descobri a blogosfera brasileira faz pouco tempo mas tenho perdido boas horas a comentar outros blogs que acho interessantes e um dos blogs ao qual tenho ido mais vezes ao longo do dia é o Meta Blog.

    Não fazia ideia que o Bruno era um blogueiro recente, tinha ideia que ele já tinha uns bons anos disto pela qualidade dos seus artigos. :-)

    Bruno, se você não consegue tirar ainda rendimento para viver do seu blog, acredito que em pouco tempo vai tirar! E afirmo isto sem o conhecer, basta ver pelo crescimento do seu blog em 5 meses…

    Abraços

    P.S.: Finalmente que vejo um blogueiro a referir o Darren Rowse, por momentos pensei que ninguém conhecia o maior ProBlogger eheh
    Joni Oliveira postado recentemente…True Dicas – Renda OnlineMy Profile

    • Joni,
      fico feliz pelo seu comentário em meu blog. Incrível, mas a blogosfera é tão grande que por vezes perdemos a oportunidade de conhecer bons conteúdos como os que conheci agora há pouco, ao acessar rapidamente seu blog. Já está no agregador de feeds.
      Sucesso.

  3. Stenio Ribeiro

    Ótimo entrevista.
    Realmente o Bruno é uma pessoa incrível.
    Além de toda essa produtividade como profissional, não deixa os amigos na mão. Sou muito agradecido a ele.
    Gustavo, seus projetos são maravilhosos, espero participar do seu stream de video novamente.
    Abraço!
    Stenio Ribeiro postado recentemente…True Dicas – Renda OnlineMy Profile

  4. Parabéns a ambos! Muito boa a entrevista.

    Creio que o grande diferencial do Bruno seja realmente a sua personalidade. Ele vive o blog e a blogosfera, e socializa-se intensamente em diversos canais, além de escrever artigos muito bons.

    Meus votos de sucesso ao Metablog e ao GF.

    Abraços!
    Robson Ribeiro postado recentemente…My Travel And CashMy Profile

  5. Sensacional a entrevista Gustavo realmente o Bruno é Incrível,além de ser uma maquina de criar artigos também é a humildade em pessoa rs.

    É raro encontrar pessoas que dão tanta atenção para qual leitor que seja do seu blog,assim como você e o Bruno fazem.

    Espero evoluir mais como blogueiro na questão de criar mais conteúdo, pois acho que é isto que falta para eu alcançar um status melhor.
    Aproveitando que vi que o Bruno mora no bairro da Liberdade fica perto de um trabalho (Av, Rangel Pestana) quem sabe um dia não conversamos algum dia pessoalmente.

    Abraços!

    P.S. não estou lembrado Gustavo se você ensinou a colocar ” Notifique-me de novos posts por email” ,vou dar uma procurada aqui.
    Rafael postado recentemente…E-book melhores dicas de seo – gratuitoMy Profile

    • Olá Rafael,

      Eu gosto muito do seu blog, e graças a ele consegui aprender várias coisas sobre dinheiro, tanto que uma das bandeiras de cartões que adquiri foi por ter lido um artigo seu. Devo muito ao seus artigos. Você é um companheiro que sigo há tempos!

      Vamos um dia sim combinar algo bacana rsrs

      Abraço!
      Bruno Simomura postado recentemente…True Dicas – Renda OnlineMy Profile

  6. Olá Gustavo, eu não escondo que sou fã do Bruno, sempre acompanho seus artigos, gosto de comentar em seu blog e me inspiro muito quando leio seus posts. O cara é fera!

    Abraço e parabéns Gustavo pela entrevista e pelo blog
    Ezequiel da Silva postado recentemente…SMM, Marketing de Mídia SocialMy Profile

  7. Olá, Gustavo e Bruno!

    Parabéns pela entrevista! Eu tinha certeza de que logo veríamos o Bruno aqui no “Fala Blogueiro”. Como Gustavo bem destacou, ele já é citado como uma referência mesmo tendo apenas 5 meses de blog. É um blogueiro que admiro e respeito.

    Admiro a alta produtividade aliada à grande qualidade que o Bruno apresenta. Em 5 meses ele publicou muito mais artigos do que eu fiz em 3 anos no Gerenciando Blog!

    Um abraço!
    Adelson (Gerenciando Blog) postado recentemente…Usando domínio próprio no Blogger – configurando DNSMy Profile

    • Adelson,
      era mesmo uma questão de tempo o Bruno aparecer aqui no Fala Blogueiro.
      Ele é uma “máquina” de produzir conteúdo de qualidade, é incrível mesmo.
      Abraço.
      Gustavo Freitas postado recentemente…SEO no Blogger: MetatagsMy Profile

    • Olá Adelson,

      Eu o admiro muito como pessoa e faço questão de aprender mais com o seu blog. Tanto que eu criei um Blogger (para testes e para aprendizado) e uma das razões disso é que eu fiquei motivado ao ler os seus artigos altamente qualificados.

      Sobre a produtividade, digamos que o “truque” deve ter sido pelo fato de já ter rascunhado vários conteúdos antes de montar o blog, e também porque a minha área de atuação é diretamente ligada com a criatividade, acho que isso ajuda um pouco na hora de elaborar artigos de modo produtivo.

      Abração! :D
      Bruno Simomura postado recentemente…Panacéia IIMy Profile

  8. Bruno / Gustavo
    Parabéns aos dois pela entrevista, uma ótima escolha, o Bruno realmente é um blogueiro diferente, fiz uma entrevista com ele, e percebi muitas qualidades além do que vemos no Meta Blog, o define na minha entrevista como “poeta metablogger”, pela maneira como seus textos são redigidos.
    Abraços,
    Digo Cabral
    Digo Cabral – Tudo Para Sites postado recentemente…Já ouviu o Podcast da Revista Blogosfera?My Profile

    • Olá Digo,

      Eu fiquei admirado quando escreveu na entrevista sobre o “lado poeta”, achei bem diferente, e se formos pensar melhor, tudo isso que envolve a blogosfera é uma grande poesia, mas infelizmente, nem todos os blogueiros conseguem finalizar os seus versos, e acabam abandonando o projeto antes de maturação.

      Abração
      Bruno Simomura postado recentemente…True Dicas – Renda OnlineMy Profile

  9. Ótima entrevista,

    acredito que o Bruno está sendo reconhecido mais ainda a cada dia, pelo fato de ele ser um blogueiro com personalidade, capacitado e com perseverança (algo de extrema necessidade para gerenciar um blog).

    Já li várias entrevistas dele, mas cada entrevista acrescenta algo e agrega valor e conhecimento para nós leitores.

    Parabéns tanto ao Bruno quanto ao Gustavo que proporcionaram uma ótima entrevista, uma fonte de motivação para todos.
    Fernando Félix postado recentemente…5 ferramentas online para criar e divulgar seu e-book em grande estiloMy Profile

    • Olá Fernando,

      Nos conhecemos por muito tempo, conversamos quase que diariamente, e para mim, é uma honra ler as suas palavras. Eu fico sempre aqui acreditando nos seus projetos e tenho certeza que você terá um futuro brilhante a sua frente.

      Abraços
      Bruno Simomura postado recentemente…True Dicas – Renda OnlineMy Profile

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

CommentLuv badge