Há 12 anos simplificando a Tecnologia e a Internet

Fala Blogueiro: Entrevista com Adelson Smania do Gerenciando Blog

Estamos de volta com a seção Fala Blogueiro.

A última entrevista aconteceu no dia 13 de outubro de 2010, mas agora estamos de volta e farei de tudo para publicar uma entrevista por mês, no mínimo.


Se você ainda não conhecia o “Fala Blogueiro”, ele é um projeto que tem o objetivo principal buscar “mostrar o ser humano que existe por trás do blog”.

E para recomeçar em grande estilo a entrevista é com o Adelson Smania do Gerenciando Blog. Ele tem 38 anos, é casado e trabalha como Coordenador de Desenvolvimento em uma softwarehouse. Atualmente ele mora em Itu, interior de SP.

Tenho uma formação bastante eclética: fiz Técnico em Mecânica de Precisão, graduação em Tecnologia da Informação e MBA em Administração. Estou na internet desde 1997, quando criei meus primeiros sites, muito amadores, mas só comecei a blogar no final de 2008.

Confira abaixo a entrevista completa com o Adelson Smania

gerenciando-blog

1- Seu primeiro blog foi o TD Séries, certo? Como surgiu a ideia de criar esse blog e quais as dificuldades que enfrentou no início?

Exatamente. Minha esposa e eu criamos juntos o TD Séries para compartilharmos nossa paixão por seriados de TV. Foi uma experiência bastante interessante, pois não sabíamos absolutamente nada sobre blogs, mas conseguimos fazer um bom trabalho. As dificuldades foram imensas! Precisávamos pesquisar para fazer tudo o que queríamos e foi assim que aprendemos.

2- Você começou com um blog sobre séries, mas é mais conhecido pelo blog Gerenciando Blog. Como surgiu a ideia de criar um metablog?

O Gerenciando Blog foi uma consequência natural do TD Séries. Foi a forma que eu encontrei para compartilhar tudo o que aprendemos com nosso trabalho no TD Séries. Imaginei que muitos tinham as mesmas dúvidas que nós e achei que seria proveitoso compartilhar o resultado de nossas pesquisas.

3- Você pensa em, algum dia, viver somente de seus blogs ou de trabalhos relacionados a seus blogs? Por quê?

No momento, não tenho essa intenção, por dois motivos: gosto muito da profissão que exerço atualmente e, comparado a ela, ganho pouco com meu blog. Por isso, em termos financeiros, vejo o que ganho com o Gerenciando Blog como uma renda suplementar, que me permite um conforto adicional.

4- Conte-nos como acontece seu processo de criação de artigos?

Cada artigo nasce de uma maneira diferente. Alguns são criados a partir de notícias que acompanho, especialmente aquelas vindas da Google. Outros são originados em sugestões deixadas pelos meus leitores em meu UserVoice (uma ferramenta fantástica, a propósito). E alguns nascem de maneira inusitada: um de meus artigos mais recentes, 9 dicas para escolher um bom nome para seu blog, foi criado para responder uma grande quantidade de perguntas que eu via no Yahoo! Respostas. Após ter o tema, trabalho fortemente na pesquisa para poder gerar um artigo original e de qualidade.

5- Seu blog é um dos poucos metablogs que ainda está na plataforma Blogger / Blogspot. Você poderia nos dizer os motivos pelos quais não sai dessa plataforma? Têm planos para migrar o Gerenciando Blog para outra plataforma? Se sim, qual?

A maioria de meus leitores tem blogs nessa plataforma e grande parte de meus artigos tem como tema o Blogger. Por isso, manter o Gerenciando Blog no Blogger é quase uma questão de honra para mim. É minha forma de mostrar a eles que é possível fazer sucesso nessa plataforma, a despeito do que muitos falam. A grande maioria dos usuários do WordPress não consegue tirar proveito dos recursos dessa ótima plataforma. E, no fim das contas, o conteúdo, a divulgação e as atitudes do autor têm muito mais importância do que a plataforma onde o blog está hospedado.

6- Quais as formas de divulgação que utiliza em seus blogs? Quais dão mais resultados a curto prazo?

Os agregadores de notícias são ótimas formas para trazer curiosos ao blog e dão resultado imediato. Mas, é importante ter conteúdo de qualidade, para fidelizar uma parcela desses novos visitantes. Mas, as redes sociais, especialmente o Facebook e o Twitter, apresentam um resultado mais consistente no médio e longo prazo. Uma menção honrosa é o Yahoo! Respostas: tenho resultados fantásticos com ele – embora seja uma divulgação mais trabalhosa.

7- Cite 5 blogueiros que te influenciaram no início, quando ainda era um aprendiz de blogueiro.

No início, eu lia os blogs dos grandes nomes da época: Edney Souza, Juliana Sardinha e Nospheratt, onde encontrei dicas valiosas para iniciar meu trabalho. Algum tempo depois, conheci outros dois autores fantásticos: Paulo Faustino e Gustavo Freitas – sim, você! – que acompanho até hoje.

8- Cite alguns blogs que procura sempre acompanhar, para que nossos leitores também possam visitar e conhecer.

Para saber das novidades, gosto de “beber na fonte”. Por isso, acompanho os blogs dos principais produtos do Google (entre eles, The Official Google Blog, The Official Buzz from Blogger, Blogger in Draft, Google Webmaster Central Blog, Google Analytics Blog e Google Inside AdSense Blog), para escrever em primeira mão sobre os lançamentos. A Escola Dinheiro é uma referência sempre importante. Além disso, acompanho cerca de 30 metablogs pelo Google Reader, para saber sobre o que este nicho está falando.

9- Recentemente o ECAD tentou cobrar de alguns blogs uma taxa mensal pela exibição de vídeos embed do Youtube. Qual a sua opinião sobre o assunto?

Acredito que o ECAD não tenha imaginado a proporção desastrosa que essa medida tomaria. Tanto que voltou atrás logo em seguida. O grande problema é que muitas instituições ainda não perceberam que as leis do mundo físico não podem ser aplicadas sem adaptações no mundo virtual. É ingenuidade pensar assim. Sou defensor de que os autores recebam por suas obras, tanto que combater o plágio de meus artigos é uma tarefa frequente. Mas, acredito que seja necessário um estudo para que cobranças como essa sejam realizadas de forma justa. O iTunes e o Google Play mostram que os usuários de internet estão propensos a gastar dinheiro pagando por músicas e aplicativos – desde que considerem o valor justo. Já no caso dos vídeos do YouTube, eles podem inclusive servir como publicidade para os artistas. Se formos levar ao extremo, parece-me justo o contrário: o autor do blog receber valores de publicidade para divulgar o trabalho.

10- Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

Agradeço muito o seu convite e a oportunidade em ver minha entrevista publicada no GF Soluções, que admiro tanto. É realmente uma honra para mim. E, aos seus leitores, fica a sugestão para conhecer – caso ainda não conheçam – ou para visitar novamente o Gerenciando Blog, onde encontrarão dicas para seus blogs. Será um prazer recebê-los!

Opinião – Gustavo Freitas

O Adelson Smania é uma referência na blogosfera brasileira, não somente pelos textos muito bem escritos e de altíssima qualidade, mas também pela pessoa que aparenta ser, uma pessoa centrada e muito humilde, principalmente no trato com seus leitores. É uma pessoa que admiro e cujo trabalho já acompanho há muito tempo.

Espero que tenham gostado do retorno do Fala Blogueiro e da escolha de nosso primeiro entrevistado. Gostaria de sugerir algum blogueiro para ser entrevistado? Então utilize nosso formulário de contato e nos deixe saber sua opinião.

Gustavo Freitas
blogosferadicas blogfala blogueiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.