Fala Blogueiro: Entrevista com Custódio Fernandes do Dinheiro Oportunidade

Estamos de volta com mais uma entrevista no Fala Blogueiro. Para os que ainda não sabem, o Fala Blogueiro  é uma seção onde entrevisto blogueiros para que possamos conhecer a pessoa por trás do blog e saber as dificuldades e obstáculos que ele teve que passar para chegar onde está hoje.

No Fala Blogueiro de hoje a entrevista é com o Custódio Fernandes do Dinheiro Oportunidade. Ele é português, reside em Viseu, tem como profissão Blogger e Webmaster, é casado e é formado em Licenciatura na Universidade de Connecticut em ciências atuariais.

Penso que não me consigo definir em apenas uma ou duas frases, mas se tivesse que resumir a minha filosofia de vida a poucas palavras seriam estas duas frases que eu “inventei”: “Life is good… treat it right” e “Faz o teu melhor e deixa que o karma trate dos outros”

Fala Blogueiro com Custódio Fernandes

entrevista-com-custodio-fernandes

1. Como e quando você começou a blogar? Conte-nos a sua história desde o início.

A minha aventura online começou em Janeiro de 2004, muito antes de eu ter o meu primeiro blog.  Em 2004 eu comecei a vender no eBay e durante os primeiros meses penso que não ganhei grande coisa.  Era uma fase de testes, de tentar descobrir algo que eu pudesse vender online e ganhar dinheiro.

Só em 2005 eu registei os meus primeiros domínios, sendo o primeiro um site para montar uma loja de comércio electrónico.  Depois o meu interesse pelo mundo online foi crescendo e comecei a entrar noutros tipo de negócios (domínios estacionados e depois mini-sites).

2. Como surgiu o Dinheiro Oportunidade?

O DinheiroOportunidade, ou “Blog Do Dinheiro”, como também é conhecido, surge em Maio de 2007, e nesta altura eu já estava a trabalhar online há 3 anos, sendo 2 deles em regime de exclusividade.

Eu quando comecei o DinheiroOportunidade pensei que já tinha experiência e alguns conhecimentos que podia partilhar sobre “como ganhar dinheiro online”, sendo que nesta altura eu já trabalhava online com meia dúzia de modelos de negócios diferentes.

Na altura, antes de começar o DinheiroOportunidade, passei algum tempo a ler alguns blogs estrangeiros para perceber qual seria o modelo de negócio do blog, e inspirei-me bastante no blog do John Chow. Dai no principio as pessoas até me chamarem de “john chow português”.

3- Você possui vários outros blogs, poderia relacionar os que considera mais importantes para que também possamos conhecê-los?

Com excepção do DinheiroOportunidade, eu diria que os restantes sites que tenho são sites de nicho.  Projetos muito específicos, para públicos alvo muito específicos, e cujo objectivo é ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Ao contrário do que fazia quando comecei o DinheiroOportunidade, hoje em dia não divulgo outros sites ;-) Penso que ninguém ganha com isso.

4- Em que momento você teve a certeza de que seu futuro profissional estava ligado aos negócios online?

Eu diria que foi em Setembro de 2004, quando após uma viagem de “prospecção” a Espanha, em que eu procurava algo para vender no eBay, descobri um “produto” que viria a ser muito rentável.  Ai eu pensei: eu posso ganhar dinheiro a vender no eBay!  Claro que depois eu usei isso como um “empurram” para me lançar no mundo online, e menos de 3 anos depois eu já nem vendia no eBay (eu deixei de vender no eBay em 2008, cerca de 1 ano depois de começar o blog).

5- No seu perfil no blog você diz que está há 8 anos trabalhando com negócios online. Conte-nos um pouco como é o seu trabalho diário.

Hoje em dia eu tenho um ritmo e um estilo de vida que eu diria que é MUITO agradável.  Eu já não tenho 20 anos, já não tenho aquela ambição de querer “enriquecer”, e de querer lançar um negócio que me dê muito dinheiro e consequentemente muito trabalho e responsabilidade.

O meu objectivo hoje é ganhar para continuar a levar o estilo de vida que levo durante muitos anos.  Tento trabalhar todos os dias do ano cerca de 6 a 9 horas por dia e depois gosto de desfrutar.  Gosto de viajar, gosto de beber bons vinhos, de ir a bons restaurantes e conviver com alguns (poucos) amigos.

Dito tudo isto, não tenho um dia típico.  Tento acordar por volta das 10:30 / 11:00. Não acordo muito cedo porque também gosto de trabalhar até tarde (se estiver muito inspirado posso trabalhar até as 4 ou 5 da manhã).  Mas não tenho nenhum horário que tento cumprir.

Das primeiras coisas que faço todos os dias é ver como correram os programas de afiliados no dia anterior e ver o Adsense.  Depois gosto de ver o email.  Eu dificilmente consigo responder a metade dos emails que recebo, mas gosto de começar o dia a dar uma vista de olhos pelos emails para ver se há algum assunto mais importante.

O resto do dia passo a actualizar alguns sites, coordenar a produção de conteúdo para outros, organizar auto-responderes e newsletters, fazer um pouco de SEO, etc.  Para além do que já enumerei, também passo cerca de 1 a 2 horas por dia a ler, normalmente no tablet.

Basicamente é isso, tento fazer um pouco de tudo, para não me aborrecer com nenhuma “tarefa” em especial, e tento também fazer várias pausas durante o dia, como certamente se apercebem as pessoas que me seguem pelo Facebook.

6- Você diz também no seu perfil que não se considera nem webmaster nem problogger. O que você se considera então?

Eu digo que não sou problogger porque só tenho um blog com visibilidade e que eu considero digno desse nome.  E em especial hoje em dia, já não dedico muitas horas do meu dia ao DinheiroOportunidade.  Depois não me considero webmaster porque eu não sei fazer a maior parte das coisas que um webmaster faz, nem tenho os conhecimentos que os “jovens” que se iniciam neste mundo hoje em dia têm. Eu sou apenas um “leigo apaixonado” pelo mundo online.

7- Quando você se definiu a trabalhar com negócios online, qual foi a reação dos amigos e familiares?

É curioso… Nesse aspecto as coisas não mudaram muito desde que comecei até hoje.  A grande maioria dos meus amigos e familiares não compreende e (parece-me) não quer compreender.  É raro, salvo naquelas conversas “pela noite dentro” e com algum álcool à mistura, que me perguntem sobre coisas relacionadas com negócios online.  Melhor assim… LOL  Também não me apetece muito estar a falar sobre o meu trabalho em horas “off” :-)

8- Você estudou nos Estados Unidos. Essa experiência de trabalhar num país onde os negócios online são mais desenvolvidos e possuem mais exemplos de sucesso pode ter sido determinante na sua decisão de seguir esse caminho?

Eu estive nos EUA até 1993… Nessa altura os negócios online estavam na sua infância e o fato que lá estive não me influenciou a seguir este caminho.  Penso no entanto que ter um elevado conhecimento da língua Inglesa foi muito importante, e ai sim, beneficiei de ter estudado nos EUA.

sucesso ou fracasso (Small)

9- Quais fatores considera que foram decisivos para seu sucesso nos negócios online?

A minha formação certamente. Isso é sempre um fator de sucesso em qualquer negócio.  Eu também tenho uma veia empreendedora, e já tinha lançado vários negócios antes de me aventurar no mundo online.  Aliás, eu posso dizer que praticamente nunca trabalhei para ninguém a não ser para mim, e sempre tive esse objectivo.

Depois é preciso ter uma vontade muito grande de captar informação, de ler, e mais importante ainda, de por os conhecimentos que adquirimos em prática, dia após dia, até os resultados surgirem.  98% das pessoas que se aventuram online desistem ao fim de poucos dias ou semanas.  Dos 2% que avançam, como se a vida deles disso dependesse, eu diria que a grande maioria depois é muito bem sucedida.  Conheço dezenas de pessoas que usaram o blog como influência e guia e hoje ganham muito dinheiro online :-)

10- Que orientações daria para quem quer seguir o mesmo caminho que você e se dedicar exclusivamente aos negócios online?

Primeiro lugar é preciso levar isto a sério, como se fosse um trabalho “normal”. As pessoas que têm um trabalho normal vão todos os dias para esse trabalho e estão lá 8 horas por dia. Na internet tem que ser igual, temos que nos dedicar todos os dias a isto como se de um trabalho normal se tratasse, mesmo sem termos ninguém a “obrigar”.  Depois, é preciso por o que se aprende em prática, criar os sites, criar o conteúdo, ver o que funciona e não funciona.

Uma das coisas boas do mundo online é que podemos aprender muito com aquelas coisas que tentamos e acabam por não funcionar, sem no entanto em termos financeiros perdermos muito dinheiro com isso. Muitas vezes as nossas “perdas” online num projecto que não funciona estão limitadas ao custo do registo do domínio.  No mundo offline quando um projecto não funciona ou fracassa perdemos sempre muito dinheiro e muitas vezes é difícil recuperar financeiramente de um “fracasso” no mundo offline.

Portanto há todo o interesse em arriscar e testar coisas novas e, no pior dos casos, aprender com elas.  Penso que também é importante as pessoas não terem medo de investir $20 ou $30 num autoresponder ou qualquer outra ferramenta necessária para o seu trabalho.  Eu conheço pessoas que não gastam $30 numa qualquer ferramenta para o seu negócio online e depois gastam esse dinheiro todos os meses em “copos”. Não faz sentido, e assim é difícil ter-se sucesso.

11- De onde vem a maior parte de sua renda com os negócios? Programas de afiliados, venda direta de anúncios, outros? Por quê?

Principalmente programas de afiliados, tenho depois também rendimentos de outros negócios online, que sendo pouco individualmente, somam alguns milhares por mês.  É o caso do Adsense, publicidade, consultadoria, e até a venda de alguns produtos online.

Sempre preferi trabalhar com programas de afiliados.  O Adsense é muito “bonito” e muito fácil, mas é mais um intermediario entre o webmaster e o site que vende o produto.

12- Cite alguns blogueiros (independente do nicho) que te influenciaram quando pensou em criar seu primeiro blog.

Como já disse em cima, a minha primeira inspiração foi o John Chow.  No princípio também seguia o Darren Rowse, mas penso que o estilo de blog que ele escreve, de conteúdo muito básico e repetitivo, “cansa”.

13- Cite alguns blogueiros (independente do nicho) que te influenciam hoje.

Hoje é mais dificil, tenho cerca de 40 a 50 blogs no meu feed reader, mas leio apenas uns 20% dos posts (caso contrário passava o dia todo a ler), mas muitas vezes já não sei sequer quem é o autor do blog.  Penso que a massificação dos “guest posts”, com certos blogs a serem maioritariamente “guest posts”,  está também a contribuir para isso.  Não sei se é necessariamente bom o mau….

14- Deixe uma mensagem para os leitores do GF Soluções.

Quero apenas agradecer esta oportunidade de divulgar a minha mensagem. Espero que tenha sido interessante e que consiga inspirar e motivar algumas pessoas, porque  no fundo isso é a parte mais difícil. Para aqueles que ainda não me conhecem, convido a seguirem o blog e também a acompanharem-me no Facebook.

Opinião Gustavo Freitas

Acredito que a entrevista do Custódio Fernandes no Fala Blogueiro irá ajudar muito os leitores do GF Soluções a alcançarem seus objetivos profissionais, seja online ou não, pois é um exemplo de pessoa e empreeendedor que não desiste facilmente de seus objetivos e se esforça para os alcançar. Acompanho o trabalho dele já de muito tempo e sempre me beneficiei de seus artigos e dicas que já me abriram os olhos para oportunidades que não estava a enxergar bem a minha frente.

E você, já conhecia o trabalho do Custódio Fernandes? Gostou da entrevista? Deixe seu comentário.

Problogger, Consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs e Professor universitário. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net. Que tal aprender a criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet?.

0 pensamentos sobre “Fala Blogueiro: Entrevista com Custódio Fernandes do Dinheiro Oportunidade”

  1. Manuel disse:

    O blog do Custodio e uma fonte de informações muito importante para mim. Como o Pedro, tambem gosto da simplicidade quando ensina uma dica qualquer no seu blog.
    Manuel postado recentemente…E-book Feeds e Feedburner: Aprenda tudo que você precisa para ganhar dinheiro com elesMy Profile

    1. Manuel,
      obrigado pelo comentário e por compartilhar sua opinião sobre o trabalho do Custódio.
      Abraço.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Aprenda como testar a velocidade da internet de sua casaMy Profile

  2. Léo Freitas disse:

    Bela entrevista Gustavo!
    Assim como o seu, o trabalho do Custódio também é muito bom. Já faz um bom tempo que venho acompanhando as dicas dele.

    1. Léo Freitas,
      agradeço por comparar meu trabalho com o do Custódio, uma honra!
      Abraço e sucesso.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Fala Blogueiro: Entrevista com Rodrigo Ribeiro Neto da Blogosfera BrasilMy Profile

    2. custodio disse:

      Obrigado também pelo elogio, é sempre bom de ouvir e um incentivo adicional.
      custodio postado recentemente…Plágio de artigos: Não faça isso!My Profile

  3. Olá Gustavo e Custódio.
    Não conhecia o Custódio e seu trabalho até tomar conhecimento deste artigo. Acredito que ler os artigos do Dinheiro Oportunidade é uma grande experiência.
    Abraços e sucesso para todos!
    Anderson Inácio postado recentemente…Retorno do Trabalhador ao Trabalho em caso de pedido de reconsideração da decisão que nega o Auxílio-doençaMy Profile

    1. Anderson,
      sugiro que leia os artigos sim, você verá que o conhecimento ali compartilhado é de fácil assimilação e lhe trará muitos benefícios.
      Abraço.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Como excluir sua conta das principais redes sociaisMy Profile

  4. Diogo SAntos disse:

    De facto o Custódio é uma inspiração para todos.

  5. Hugo Costa disse:

    Olá Gustavo e olá Claúdio.

    A esta entrevista eu tinha de comentar. Eu inciei a minha aventura online “orientado” pelos ensinamentos do Custódio.

    Eu sou um fervoroso admirador do Custódio e do seu trabalho há muito tempo. Aliás, considero-o como um dos meus mentores … como aquela pessoa (com quem nunca tive o privilégio de privar) mas que sinto que conheço “como se fosse da família”, pelas horas que passei e passo a ler e reler os seus artigos. (Até os que falam de vinhos … também gosto)

    Além do excelente profissional, e pessoa humilde que aparenta ser, ele tem para mim mais um grande factor de orgulho: é Português (como eu) e é de Viseu (como eu). Pois é somo conterrâneos … mas por acaso nunca tive o privilégio de o encontrar pessoalmente.

    Parabéns pela entrevista e ao Custódio: continua assim que eu continuarei a seguir os teus ensinamentos.

    Abraços
    Hugo Costa postado recentemente…Como obter um máximo de visitas negligenciando o referenciamento do seu blog – A estratégia do vampiroMy Profile

    1. Hugo,
      obrigado pelo comentário e por partilhar sua experiência e similaridade com o Custódio.
      Custódio,
      se ainda não conhece o trabalho do Hugo Costa sugiro que visite seu blog e fique conhecendo, é um blogueiro que tem despontado como um dos grandes, principalmente por seus textos e estratégias diferentes do “convencional”.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Vídeo Palestra WordPress: II Fórum da Revista Espírito LivreMy Profile

    2. custodio disse:

      Boas Hugo,

      (Acho) que não sabia que eras de Viseu. Assim sendo também não há nenhuma razão para tomarmos um café quando houver disponibilidade :-)

      E obrigado pelas palavras simpáticas, como aliás agradeço a todos os que têm comentado.
      custodio postado recentemente…Extensão Blog This! para ChromeMy Profile

      1. custodio disse:

        Correcção: “não há nenhuma razão para NÃO tomarmos um café quando houver disponibilidade”
        custodio postado recentemente…Como exibir o teu perfil de autor nos resultados de pesquisaMy Profile

  6. tonyrson disse:

    Sim gustavo já conhecia o custódio e recebo feeds dele tabem a algum tempo sempre leio suas atualizações.
    tonyrson postado recentemente…Perdie meu Amor na Balada.My Profile

    1. Tonyrson,
      obrigado pelo comentário.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Como fazer o backup de sua conta no FacebookMy Profile

  7. Sérgio disse:

    Muita boa a entrevista. Foi com as dicas do Custódio no Dinheiro Oportunidade que decidi começar a criar sites para ganhar algum dinheiro extra. Ao contrário de outros que se limitam quase a publicitar programas de afiliados, o Custódio dá muitos exemplos e casos prácticos que podemos seguir nos nossos projectos online.

    1. Sérgio,
      exemplos práticos sempre são fundamentais para a assimilação do conhecimento e o Custódio o faz muito bem.
      obrigado pelo comentário.
      Gustavo Freitas postado recentemente…20 de julho: Dia do AmigoMy Profile

  8. JV disse:

    Acompanho o Custódio desde o inicio do Blog Dinheiro Oportunidade, quase tudo que sei sobre o assunto aprendi lá, sempre procurei experimentar todas as dicas e sugestões mas, o mais importante, foi conscientizar que o sucesso demora e é proporcional ao trabalho.

    Abs e parabéns aos dois :-)
    JV postado recentemente…Draw Something de dentistaMy Profile

    1. JV,
      é um prazer ter seu comentário aqui no GF Soluções, ainda mais compartilhando as experiências que teve com o Custódio. Sensacional.
      Abraço.
      Gustavo Freitas postado recentemente…5 aplicativos Web 2.0 para serem utilizados na EducaçãoMy Profile

    2. custodio disse:

      O JV foi uma daquelas pessoas que tenho orgulho em saber que se começou online graças ao meu blog. Claro que hoje ele cresceu e é “maior” do que eu, mas tudo fruto do muito trabalho e muito empenho em tudo que faz. Quando eu fazia um post a dizer faz “X” ele era daqueles que fazia 10x mais que o necessário. Hoje está a colher os frutos desse trabalho todo.
      custodio postado recentemente…Como exibir o teu perfil de autor nos resultados de pesquisaMy Profile

  9. custodio disse:

    Em relação ao Pedro e à Manuela agradeço os comentários simpáticos e a fidelidade que mantêm para com o blog.
    custodio postado recentemente…Como exibir o teu perfil de autor nos resultados de pesquisaMy Profile

  10. Olá Gustavo e Custodio!

    Vou confessar uma coisa,o Custodio seria meu mentor se fosse para escolher um,pois sempre gostei do jeito como escreve e como ensina suas dicas.Sempre colocando a mão na massa,com conteúdos práticos e não teóricos,a reação que tenho quando leio algo no blog é a seguinte,Que bacana tenho que testar agora! Quando você nota que é só teoria em outros sites/blogs…Que bacana depois eu testo! rsrs

    Também o que me fez ter mais afinidade com ele (blog),é o que ele passa como pessoa,sempre na dele,não faz muita propaganda de sua pessoa,é meio que reservado,um pouco parecido comigo.

    Penso que a unica coisa que ele está “vacilando” é de criar um infoproduto para vender,pois a bagagem e conhecimento que tem,tenho certeza de que além de um produto de qualidade seria um sucesso,pois só de ter o nome dele muitos comprariam de “olhos fechados”,pode usar a hotmart rsrs.

    Parabéns a você Gustavo por ter elaborado ótimas perguntas,saindo do convencional!

    Abraços!
    Rafael Avelino postado recentemente…6 cursos essenciais para blogueirosMy Profile

    1. custodio disse:

      Obrigado pelo comentário simpático Rafael e continuação de sucesso nos teus projetos.
      custodio postado recentemente…Como exibir o teu perfil de autor nos resultados de pesquisaMy Profile

  11. Posso dizer que esse é o cara faço parte da news dele.

    Porém em um post pago feito no site dele entrei em atritos com ele e alguns outros visitantes devido a uma empresa que estava divulgando nesse post pago e na qual vejo alguns problemas nessa empresa (opinião pessoal) mas no demais o site dele é 10 e já peguei muitas dicas.

    Teve um tempo que estava fazendo muitos posts pagos até entendo por ser dinheiro que entra e depois voltou a rotina normal.
    Fórum Backlinks postado recentemente…Re:Paulie Ciara’s BacklinkMy Profile

    1. custodio disse:

      Boas,

      Obrigado pelo comentário e pelo elogio.

      Em relação ao post em questão, penso que não entraste em conflito comigo porque eu não tomo posições nos posts pagos, aliás nem os comento a menos que me seja feita uma pergunta direta. Nos posts pagos eu tento apenas manter o “equilíbrio” no sentido de não deixar ninguém “monopolizar” os comentários.

      Há alturas em que há mais procura de posts pagos e é normal que apareçam mais. Mas eu tento não publicar mais posts pagos que posts normais o que faz com que muitas vezes não aceite posts pagos porque não estou a publicar artigos suficientes para poder “acompanhar” o ritmo dos posts pagos.
      custodio postado recentemente…Como exibir o teu perfil de autor nos resultados de pesquisaMy Profile

  12. Pedro Pinto disse:

    Eu já conheço o Custodio à muito, e embora tenha enveredado por um caminho diferente, embora com as mesmas bases, ainda encontro material que me é util no blog dele.

    O que gosto nele é a sua simplicidade quando ensina uma dica qualquer no seu blog.
    Pedro Pinto postado recentemente…Suplementos Naturais para Disfunção Erétil Funcionam?My Profile

    1. Pedro,
      agradeço pelo comentário e por compartilhar seu conhecimento a respeito do Custódio. Realmente suas dicas são explicados de maneira muito simples e didática.
      Abraço.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Fala Blogueiro: Entrevista com Custódio Fernandes do Dinheiro OportunidadeMy Profile

  13. Manuela Palma disse:

    Já conhecia o Custódio e o Blog do Dinheiro há alguns anos, embora, como já tive oportunidade de lhe dizer, nem sempre tenha absorvido a forma como realiza dinheiro online. Esta entrevista está muito bem concebida em termos de perguntas e creio que as respostas não evasivas permite a quem lê orientar um bocadinho mais o futuro. O que quero ser? O que quero fazer? Como fazer? Quanto arriscar? São uito sábias as palavras do Custódio quando nos diz que as pessoas não investem 20$ ou 30$ num auto-responder mas não se coibem de gastar o mesmo montante em copos por mês. Eu diria mesmo que muitos gastam-no numa noite, mas enfim… é tudo uma questão de perspectiva de espirito de empreendedorismo. Posso dizer que desde o dia em que o Blog do Dinheiro começou a fazer algum sentido para mim (que ficou igualmente marcado pelo dia em que provavelmente deixei de fazer perguntas parvas do tipo: mas como é que este gajo ganha dinheiro?) há uma série de projectos que tinha, que embora sendo offline se toraram mais viáveis de realizar e de “monetizar” aplicando os conceitos aprendidos naquele espaço. Obrigada Custódio pela focalização nas respostas e obrigada ao GFSoluções pela aposta nesta entrevista.

    1. Manuela,
      agradeço pelas palavras quanto a condução da entrevista. Pensei justamente como você quando pensei no Custódio como entrevista no Fala Blogueiro, que ele poderia ajudar a todos os meus leitores com sua visão empreendedora.
      Abraço e obrigado pela visita.
      Gustavo Freitas postado recentemente…Mude já sua vidaMy Profile

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge