TIC na Educação: 5 ferramentas para a educação

TIC na Educação: 5 ferramentas para a educação.

A implementação das ferramentas para a educação, ou seja, das ferramentas que a Tecnologia da Informação e Comunicação tem a disposição para melhorar o processo de ensino aprendizagem, começa pelo conhecimento e domínio, por parte do professor, das ferramentas disponíveis.

Só conhecendo as ferramentas será possível analisar o que realmente será útil a sua turma e a sua disciplina. Por isso resolvi relacionar nesse artigo 5 ferramentas para a educação simples, mas gratuitas. Vamos a elas.

5 ferramentas para a educação

Segue a relação de ferramentas para a educação, todas gratuitas. Pra conhecer melhor a ferramenta, basta clicar na imagem após a explicação.

1- ThinkQuest

Quer organizar projetos online? O ThinkQuest permite fazer perguntas aos alunos e publicar as respostas deles instantaneamente. É muito simples criar ou alterar as atividades em curso. Funciona, para os alunos, como um diário de atividades.

ferramentas para a educação

2- QuizFaber

Quer criar provas ou atividades? utilize o QuizFaber, que pode ser acessado online ou ainda impresso pra se fazer fora do computador. É possível incluir questões no formato verdadeiro ou falso, múltipla escolha e outras. Possibilita, ainda, adicionar conteúdo multimídia.

image

3- jClic

Precisa criar aulas com imagem e áudio? É ideal para a criação, aplicação e avaliação de atividades didáticas multimídia. Permite construir quebra cabeças, enigmas, análises de textos, palavras cruzadas, entre outras atividades interativas.

image

4- Rived

Precisa baixar animações e simulações? Use o Rived (Rede Internacional Virtual de Educação), programa da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ele oferece atividades multimídia, interativas, em especial animações e simulações.

image

5- Cartilha de segurança para internet

Estude e ensine seus alunos a estudar a segurança na internet. A cartilha de segurança para internet descreve os principais riscos do acesso à rede e também os cuidados que se deve ter para evitá-los. Possui uma versão em pdf que pode ser impressa e distribuída.

image

Conclusão

Espero que tenha gostado da relação e que essas ferramentas possam lhe auxiliar a melhorar a maneira como vê a TIC na Educação.

Não se esqueça de participar de nossa promoção, você pode ganhar um blog pra sua escola ou disciplina. Participar é muito fácil, veja como no link abaixo.

Qualquer dúvida ou sugestão de ferramenta, deixe nos comentários.

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    3 Comentários

    1. Minha mãe é pedagoga e vai adorar ler este artigo.

      Mandarei para o e-mail dela agora mesmo.

      Abração!

    2. Gustavo Freitas, adorei esta postagem. Vi outro artigo que você divulga 10 ferramentas que podem ser usadas na educação e eu conhecia a maioria delas. Desta vez me surpreendi. Conheço apenas o JCLIC porém nunca utilizei com meus alunos. Fiquei bastante interessada pelo ThinkQuest. Obrigado por compartilhar.

      • Ana Paula,
        que bom que gostou, o intuito com esses artigos sobre TIC na Educação é realmente mostrar algo novo, útil e que seja possível utilizar com os alunos.
        abraço.

    Deixe uma resposta