Não há espaço para você na Blogosfera

Não espero que concorde comigo logo no início do artigo, mas peço que leia o artigo até o final e depois deixe sua opinião nos comentários. Espero que esse artigo seja o início de uma discussão que dê condições a mais blogueiros alcançarem o sucesso.

Não há espaço para todos na Blogosfera.

Essa não é somente a minha opinião, mas a opinião de vários outros blogueiros de sucesso, que estão há muito tempo na Blogosfera e sabem muito bem do que estão falando. Estou aqui desde março de 2008 então sei bem o que vou abordar nesse artigo.

Já presenciei o “sumiço” de vários blogueiros de qualidade e que possuiam excelentes artigos publicados. Por isso afirmo, na Blogosfera nem todos terão o sucesso que esperam.

pagina não encontrada

Alguns motivos para o fracasso

Vamos analisar alguns motivos bem comuns para o fracasso de blogueiros em busca de sucesso.

Falta de Planejamento

A falta de planejamento, ou até mesmo um planejamento mau feito certamente levará um blog (e o blogueiro) ao fracasso. Na etapa de planejamento você determina qual o nicho de seu blog, o domínio, estratégias de divulgação, palavras-chave de seu nicho, primeiros artigos e fica conhecendo a concorrência. Uma dica que dou para planejar as próximas ações de seu blog, independente da plataforma que utiliza, é o meu e-book gratuito.

Conhecimento sobre o nicho

É comum o blogueiro se preocupar mais em escrever sobre um assunto que traga muitos visitantes para seu blog, assim como é comum ele não entender (dominar) com profundidade o assunto. Para falar sobre um assunto é preciso ter conhecimento e para alcançar conhecimento é preciso ler e pesquisar muito. Só fale no seu blog de assuntos que tenha conhecimento suficiente para responder os comentários que poderão surgir. Guests posts podem ser uma saída para assuntos que queira abordar e não tenha o conhecimento suficiente.

Plágio

Na busca pelo sucesso muitos blogueiros acabam indo pelo caminho do plágio, copiando artigos, imagens e ideias de outros blogueiros. Blogueiro que vive de plágio não tem futuro na Blogosfera. Se esse é seu caso, leia mais, planeje, busque conhecimento e saia desse mau hábito.

Tempo

A falta de tempo é um obstáculo a se vencer, principalmente para o blogueiro que ainda não ganha dinheiro com seu blog. Se você não tem tempo para pesquisar, escrever vários artigos, divulgá-los e analisar estatísticas e estratégias, dificilmente você terá sucesso na Blogosfera. Uma saída pode ser escrever em um blog com vários autores, estratégia que utilizo no Quero Criar um Blog, no Mundo do Futebol e no Celular Android. Os ganhos são repartidos entre os autores e todos contribuem para que o blog sempre tenha conteúdo.

SEO

Você não precisa ser um especialista em SEO, mas precisa conhecer, pelo menos, o básico, para que seus artigos sejam encontrados e seu blog alcance o sucesso. Uma boa dica é ler o manual de SEO do Google.

Preguiça

Todo o conhecimento que precisamos está disponível (geralmente gratuitamente) na internet. Muitas perguntas que recebo (e outros blogueiros também!) já foram respondidas inúmeras vezes em blogs e fóruns e facilmente encontradas numa rápida pesquisa no Google. A preguiça impede que blogueiros de talento alcancem o sucesso com seus blogs. Pense nisso!

Conclusão

Não há lugar para todos na Blogosfera, isso é um fato! Mas se você se organizar e tiver talento para blogar, persistência, força de vontade, garra e procurar evitar os erros listados acima, com certeza conseguirá conquistar seu espaço.

Se você está começando agora e não está dando conta de todas as tarefas exigidas para manutenção de um blog, talvez o mais correto seja fazer um “estágio” em um blog já estabelecido, escrevendo Guest Posts e aprimorando suas habilidades.

E você, acha que existe lugar para todos na Blogosfera? Deixe sua opinião nos comentários, mas defenda sua opinião com respeito e baseado em fatos, não com paixão Alegre .

Quer conhecer a técnica que usei para ganhar R$ 1.091,80 em menos de 48 horas?

Gustavo Freitas

Problogger, empreendedor digital e criador do Método Start. Você conhece todos os meus projetos no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://gfsolucoes.net

    0 Comentários

    1. O que é um blogueiro de sucesso? É aquele que se sustenta com o lucro da monetização de seu blog?

      Se for isso, não é minha intenção, apesar de oferecer anúncios no meu blog pessoal. (engraçado isso)

      Ganhar dinheiro, sinceramente não é meu foco. Tenho minha profissão e amo o que faço. Tanto é, que não consigo guardar tudo pra mim. Sinto a necessidade de compartilhar.

      Não me considero um blogueiro, apenas um professor que usa uma ótima ferramenta na internet para compartilhar conteúdo.

      Mesmo assim, não deixo de ler muito e me adequar as novas tecnologias associada à blogosfera.

      Me preocupo com a saúde do blog e busco ferramentas que me auxiliam para tal atividade. Por exemplo, essas dicas passadas neste post e outros mais que acompanho no GF e outros locais.

      As vezes bate um desânimo, mas não por conta do blog em si, mas de problemas pessoais que atrapalham um pouco. Ficar aqui, é uma forma de me distanciar de algumas coisas e me aproximar de outras.

      Quando comecei em 2008 não tinha noção do que era tudo, hoje meu pensamento é totalmente diferente, resultado de muita pesquisa e leitura. Ver o blog sair de 11 mil visitas para mais de 200 mil em poucos meses, essa é a minha maior recompensa.

      Ainda estou aprendendo e pretendo continuar.

      Obrigado por compartilhar esse post. São ótimas dicas que já tinha implementado, mas agora estou dando mais atenção ao planejamento do tempo, já que meu trabalho é bem árduo quanto a isso.

      Abraço!

    2. É Gustavo, o tema é um convite a uma saudavél discussão, discordo quando você di que não há espaço para outros blogueiros.

      Afirmo que ainda têm muito espaço na blogosfera sim e nichos ainda não descobertos, mas o que realmente falta é pessoas determinadas a aprofundar e compartilhar conhecimento em tais nichos, acredito sim que espaço têm não têm pessoas determinadas a ousar e inovar.

      Forte abraço, interresante post!

      • Jadson,
        que bom que gostou do artigo e deu a sua opinião.
        Agora não disse que não há espaço para outros blogueiros, disse que não há espaço para todos, pelos motivos que citei. Nem todos que se propuserem a criar um blog terão sucesso, pelos motivos que listei (e vários outros). Mas claro que todos os dias surgem novas oportunidades e novas pessoas que evitam os erros que citei e vão adiante.
        um abraço.

    3. Oi Gustavo

      Este artigo aqui tambem é interessante pois mostra para os blogueiros que um blog é uma janela aberta de ótimas oportunidades, mas para ser notado e reconhecido como bom blogueiro é necessário se dedicar a isso.

      Acredito que criar o próprio espaço na blogosfera é uma questão de oportunidade e dedicação intensa, por isso é tão dificil permanecer por muitos anos e também porque muitos desistem no meio do caminho.

      No seu texto está muito claro que só há espaço na blogosfera para quem busca por ele, espero que os blogueiros tenham entendido isso.

      Um abraço

      @anakint

      • Ana,
        obrigado pela colocação. Você resumiu muito bem o texto e simplificou o que eu quiz dizer com esse artigo. O blogueiro precisa buscar seu espaço na blogosfera, todos os dias.
        abraço e sucesso.

    4. Como é um artigo cujas idéias em grande parte compactuo há algum tempo, sou prazerosamente “forçado” a concordar com o seu teor de discussão.
      E digo mais…
      Precisa ficar claro na cabeça de muito blogueiro uma coisa: não há espaço para todos os que estão buscando a monetização, mas há espaço para muito que estão buscando a realização como blogueiro.

      Além disso, a gente não pode negar que também existe o sério risco de “fracassarmos”, mesmo tendo lutado para dar ao blog toda uma profissionalização.
      Estou usando a palavra “fracassar” aqui no sentido de “não ganhar dinheiro suficiente” na blogosfera. Muitos projetos não se sustentam por isso, por causa da busca da monetização e, quando ela vem aquém do esperado, frustra. Por outro lado, existem tantos blogueiros que “pagam para blogar” e que estão felizes com o que vêm fazendo e com o feedback do seu público.

      • Alberto,
        gostei de sua colocação, mas faço uma ressalva, o “fracassar” também ocorre com o blogueiro que não busca ganhar dinheiro com um blog. Geralmente temos um objetivo (ou vários) com um blog e quando esse objetivo não é alcançado ficamos frustrados também e desistimos. Conheço casos de blogueiros que ganhavam dinheiro com seus blogs mas não conseguiram alcançar outros objetivos que gostariam com ele e simplesmente fecharam o blog.
        abraço e obrigado por enriquecer o debate.

    5. Concordo com a marcrispa, para muitas pessoas sucesso não esta em ganhar muito dinheiro, ter muitos seguidores, muito isso ou muito aquilo. Poder ter um lugar para expor suas idéias e escrever sobre o que gosta já é um grande sucesso.

      • Israel,
        claro que a MarCrispa está certa em sua posição, como sempre aliás. Mas os blogs morrem, na sua grande maioria, pela falta de leitores, pela preguição do autor e outros fatores que relacionei. Mas a Maria Adeladia também fez uma colocação certíssima, fazer com carinho, com amor, também ajuda muito.
        abraço.

    6. Acho que o titulo desse artigo deveria ser “Não a lugar para você no sucesso profissional”. Pois acredito que os fatores abordados no post, devem ser observados por todos os profissionais, blogueiros ou não.
      Um arquiteto, só terá sucesso se planejar muito bem seus projetos, se dedicar seu tempo ao estudo e deixar a preguiça de lado. Sendo assim só a lugar para quem é bom e dedicado no que faz.

      • Israel,
        boa sugestão, mas para mudar o título para o que falou, eu precisaria ter um conhecimento sobre profissões (um profissional de Recursos Humanos poderia fazê-lo), mas como sou um problogger, resolvi ficar somente na Blogosfera.
        abraço e obrigado pela sugestão.

    7. Gustavo, seu artigo está ótimo.

      Acho realmente que não há espaço suficiente para todos na blogosfera não! Tudo que vc relatou em seu artigo, corresponde à realidade. E acho que o primeiro passo, é gostar do que se faz, ter um carinho muito grande, pois quando fazemos àquilo que gostamos, é mais fácil termos sucesso! O meu problema, é a falta de tempo! Porém, como amo blogar, não demoro muito a fazer minha postagens, mas sei que é importante postarmos todos os dias, pois é bom martermos nosso site atualizado.

      E realmente, todo blogueiro necessita ser criativo, ousado, ser diferente!

      Estou para mudar a estrutura do meu blog; contrarei o serviço, mas ainda não foi realizado o serviço. Estou com pouco tempo na blogosfera, mas não vou desistir, apesar que, é difícil manter um blog! Por isso que a primeira etapa para um blog de sucesso, é amarmos o que fazemos, as próximas etapas vem aos poucos.

      Tudo de bom à vc. Abraços.

      • Maria Adeladia,
        você está certíssima, em tudo na vida que fazemos por amor o retorno vem…eu também amo blogar, compartilhar conhecimento, ajudar mesmo…por isso acredito que estou tendo sucesso na Blogosfera. Você fazendo com carinho, o resto é apenas consequência.
        abraço.

    8. ter um blog pode ser encarado como um robi.,
      mais atualmente, ou no nosso ponto de vista, é uma profissão!
      daí, falhar é algo comum!

      • Nem todos tem um blog como profissão, mas para eles também é necessário analisar os tópicos citados e procurar se adequar ou fatalmente seus blogs morrerão.

    9. Adorei esse artigo e tudo isso que você escreveu é o que realmente acontece principalmente plagiar conteúdo e o pior copiar idéias por exemplo:Alguém pode vir no seu blog agora e querer copiar sua ideia de artigo, e escrever mesmo assunto mas de outra forma.Eu acho péssimo quem faz isso pois agir assim achando que você vai ter sucesso também é lastimável quando para se destacar nesse meio é imprescindível você ter criatividade e se destacar na multidão.Não sou contra você falar do mesmo assunto que o metablogger acabou de falar, só acho que replicar coisas que outros blogs já falam não levam ninguém a lugar nenhum.Copiar uma ideia num blog que é famoso não vai fazer do futuro blogueiro famoso igualmente.Cada um deve conquistar seu espaço de maneira inteligente e criativa é isso que eu penso..Até mais amigo..

      • Vivian,
        o pensamento deve ser esse mesmo. É preciso ser criativo, ter ideias e buscar conhecimento para colocar essas ideias em prática.
        abraço.

    10. Entiendo que has eliminado las mayúsculas a los comentarios,
      pero no estoy de acuerdo con ello, pues me he tomado la molestia de poner tu nombre, Gustavo, con mayúscula, como corresponde a las normas de escritura convencional y tampoco me cae bien que un gran escritor deba llevar su nombre en minúsculas…
      sé que me vas a responder que es para evitar el mal hábito de escribir con mayúsculas para resaltar, y que las mayúsculas son como ‘gritar’ en las convenciones cibernéticas… pero no justifican

      • MarCrispa,
        no meu próximo template esse código será retirado, já estou trabalhando nele 🙂

    11. Sin dudas, la blogósfera no es para todos… pero tampoco se puede afirmar que no hay espacio para todos.
      Debes reconocer Gustavo, que hay algunos que no pretendemos ‘ganar dinero’, tener muchos seguidores y/o comentarios… Usamos de Blogger para ejercer nuestra libre expresión, o nuestra capacidad de escribir y… punto.
      Algunos aprendemos una serie de conocimientos relacionados a la blogósfera y a la vida en general, pero eso depende de cada quien… el dominio de herramientas y programas, van acompañada de nuestra capacidad de aprendizaje, y el aprendizaje no tiene que ver con la currícula o el profesor, sino con la voluntad y el interés por custionamientos individuales.
      Ya lo pronosticaba el gran Asimov, el Internet dará la posibilidad de que el ‘estudiante’ aprenda a su ritmo, a su interés… y con resultados mucho más óptimos que los logrados en aulas no virtuales (lo encuentras en You Tube)…

      De cualquier modo, Gustavo, tu trabajo es invaluable, y creo sinceramente que ayuda a mucha gente, incluida a mí misma.

      Tus consejos son muy parecidos a los que daba el citado Asimov, a aquellos que quisieran ser escritores, (en su autobiografía)

      Saludos fraternos

      • MarCrispa,
        fico sempre feliz com um comentário seu, pois sempre é bem embasado. Claro que nem todos visam o “ganhar dinheiro”, mas os motivos que relacionei, como “preguiça”, “tempo” e “planejamento” atingem a todos, independente do objetivo na Blogosfera, o que acaba por desanimar o blogueiro. A grande maioria dos blogs não chega a 3 meses…isso é um fato.
        Fico muito feliz com seus argumentos, enriqueceram muito a discussão (pretendo que esse artigo vire uma verdadeira discussão sobre o assunto, com vários pontos de vista, não somente o meu), como sempre,
        grande abraço.

    12. Realmente, não a espaço para todos. Não é à toa que muitos blog nascem e morrem rapidamente. Somente com muito esforço e dedicação é que se alcançará o sucesso.
      Ganhar dinheiro é o foco de muitos, por isso acabam desistindo, pois, não é tão fácil assim.

      • Vinicius,
        ganhar dinheiro com blogs realmente não é fácil e muitos são iludidos achando que é fácil. Mas outros fatores, como os citados acima, também fazem muitos desanimarem pelo caminho.
        abraço.

    Deixe uma resposta